Banda Filarmónica de Pínzio

A Banda Filarmónica de Pínzio foi fundada inicialmente há mais de um século, precisamente a 21 de Novembro de 1888, mas devido ao grande fluxo migratório registado na década de 50 a mesma sofreu um interregno, voltando ao ativo apenas em 1984 por iniciativa de Luís Pires Gonçalves. Apareceu ligada à Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Pínzio, que o mesmo presidia. Nessa altura a direção musical era da responsabilidade do Sr. Manuel Niné.

Atualmente a banda é constituída por 30 elementos de ambos os sexos, e que na sua maioria são jovens formados na escola de música desta mesma banda. A escola de música funciona ao fim de semana e de acordo com o ano letivo, sendo o ensino gratuito.

Durante o ano é convidada para abrilhantar festas religiosas, realizar concertos e intercâmbios com outras bandas. Procura interpretar um repertório diversificado de forma a agradar a diferentes públicos.

Atualmente a Associação é presidida por Ricardo Custódio, estando a direção musical da Banda Filarmónica e da Escola de Música a cargo de Carlos Ferreira, natural de São Cipriano, Viseu.

Presidente: Ricardo Custódio
Maestro: Carlos Ferreira