Banda Marcial de Ancede – Associação Cultural e Recreativa

Ancêde é uma terra célebre pelas suas casas solarengas e fidalgas do séc. XVII. Foi numa destas casas, a prestigiada casa de Esmoriz que no ano de 1845 nascia em Ancêde pela mão de um ilustre fidalgo de muita cultura, escritor e musico, D. Miguel Souto Mayor, uma banda filarmónica de seu nome Banda Marcial de Ancêde.

É hoje uma instituição de utilidade pública, que passou a constituir-se como associação no dia 28 de Fevereiro de 1980, adquirindo os seus estatutos em 15 de Maio desse mesmo ano. Desde então tem incrementado actividades de natureza artística, cultural, recreativa, social e desportiva.

Com uma idade que ultrapassa a centena e meia de anos, a banda de Ancêde orgulha-se de já ter tido como maestros o Sr. Augusto Cristina, Sr. Joãozinho, Sr. Costa, Sr. Fernandes e Hermínio Fonseca, entre outros.

É na região onde se insere um grande foco de divulgação da sua Cultura Musical por várias partes do país bem como no estrangeiro, onde já actuou em Espanha e na Alemanha. Entre nós tem abrilhantado diversas festas populares de Norte a Sul bem como a participação em festivais de música e em concursos.

A Associação Cultural vive nos dias de hoje talvez uma das épocas mais marcantes da sua longa história, senão vejamos: aproximadamente 90% dos seus elementos têm idades inferiores a trinta anos, desse 90%, 50 % têm idades inferiores a vinte anos e o seu elemento mais novo tem nove anos de idade.

A Banda possui uma escola de música com cerca de 50 elementos, divididos pelas várias classes que compõem o instrumental da banda, classes de formação musical, iniciação musical e recentemente uma classe de orquestra juvenil, onde as crianças auferem a oportunidade de trocarem experiências musicais e de evoluírem em conjunto com os seus instrumentos.

Em 2006 foi realizado pela primeira vez na sua história um master-class de clarinete ministrado pela Prof. Iva Barbosa. Em 2007 foi realizado um master-class de Trompete sob orientação de Jorge Almeida.

Actualmente é constituída por 54 elementos e tem como Maestro o Sr. Professor/Compositor Nuno Osório, licenciado pela Escola Superior de Musica do Porto (ESMAE).

No essencial a Banda Marcial de Ancêde procura apurar a habilidade natural para a música que os seus habitantes sempre evidenciaram.

Presidente: Nuno Pereira
Maestro: Nuno Osório