Banda Municipal Alterense

Clique na imagem para ver o tamanho original

Banda Municipal Alterense teima em provar que, em Alter do Chão, não há só cavalos célebres, mas também uma Banda de Música, com um passado nobre, um presente válido e com muita esperança no seu futuro. Provavelmente iniciada em 03 de Julho de 1896, foi depois oficialmente fundada, com alvará assinado pelo Rei D. Carlos, em 14 de Agosto de de 1906 com a designação de “REAL PHILARMÓNICA ALTERENSE”.

Por motivos de mudança política em 1910, a Banda começou a designar-se a partir de 15 de Agosto de 1911 de “PHILARMÓNICA ALTERENSE” passando a “BANDA MUNICIPAL ALTERENSE” , em 05 de Março de 1934, designação que mantém actualmente, e de acordo com os novos Estatutos aprovados na Assembleia Geral de 06 de Fevereiro de 1992 e publicados no Diário da República de 28/11/96. Recentemente foi instituida Instituição de Utilidade Pública, por despacho do Conselho de Ministros.

Foi ainda distinguida com a medalha do Concelho de Alter do Chão. Muito orgulhosa do seu passado, com diversas actuações em todo o País( entre as quais a participação na Expo – 98, nas comemorações do Dia de Portugal em Viseu no ano 2000, na Casa do Alentejo em Lisboa, e uma actuação para a Radio Antena 1),e no Estrangeiro, a Banda ao longo da sua história, foi servida por centenas de Músicos, alguns Regentes e várias Direcções, que em muito contribuiram para o êxito da sua admirável carreira, tanto no ensino como na divulgação da sempre nobre ARTE E CIÊNCIA, mundialmente amada, que é a MÚSICA.

Sob a orientação técnica do jovem Regente Senhor Virgílio Adriano Mouro Vidinha e actualmente com 43 executantes, a Banda Municipal Alterense continua bem activa e a comportar-se com dignidade nas actuações para que é solicitada.

A Banda Municipal Alterense faz parte da Federação de Bandas do Distrito de Portalegre.

Todas as pessoas gostam de ouvir a nossa Banda, e essa é a razão da nossa persistência, o que nos estimula e dá alento para mantermos esta centenária “Casa de Cultura”, com espírito altruísta de grande carolice. Para além de tudo isto, é de realçar que a Praça de Touros de Alter do Chão é propriedade da Banda Municipal Alter.


Dados da Banda

Morada: Rua Almirante João António de Azevedo Coutinho
CP: 7440-032 ALTER DO CHÃO
Telefone: 245 612 070
E-mail: banda.m.alterense@hotmail.com
Website: http://www.facebook.com/bandam.alterense