Banda Municipal de Santana

A Banda Municipal de Santana, sedeada no norte da ilha da Madeira, é uma instituição que desenvolve a sua actividade nas áreas cultural e musical. Desempenha um papel fundamental para a população local, pois constitui uma possibilidade de ocupação de tempos livres de forma lúdica e recreativa.

Foi fundada a 4 de Abril de 1926 pelo Professor Crisóstomo Teixeira do Livramento, que simultaneamente desempenhou as funções de regente e presidente, e ainda por João Pinto Correia, Frederico Pinto Correia, João de Freitas Rocha, Vasco da Gama, Ernesto Maria Spínola, António Gomes Júnior, João Marques de Jesus, Jacinto de Pereira, Manuel Marques (O Baleia), João Marques da Silva (o Morgado), Alexandre Teixeira, João Gomes Granito, João Mendonça, Freitinhas e Alexandre Maria Spínola.

Desde a sua fundação, foi orientada por nove presidentes da direção, entre os quais o Sr. Padre Joaquim Fernandes, Sr. João Gabriel Teixeira Mendonça, Dr. João Auto Mendes, Dr. José Ferreira Prada, José Ireneu Vieira Fernandes e José Manuel Balseiro de Sousa

De 29 de abril de 1988 até à atualidade, a banda é presidida pelo Sr. José Carlos Rodrigues Abreu, que também desempenha o cargo de presidente da Assembleia Geral da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira.

O diretor artístico é o Professor Manuel Duarte da Silva Ferreira. Iniciou os seus estudos musicais nesta banda municipal, no instrumento de trombone, tendo assumido a batuta no ano de 1997. É mestre em Ensino de Educação Musical, e professor de Educação Musical na Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral.

Esta filarmónica é formada por cerca de 35 executantes, na sua maioria jovens naturais de Santana e formados na escola de aprendizes desta banda.

Note-se que esta banda é a única na ilha da Madeira a usar boné no seu fardamento, e que dispõe de uma farda variada podendo adequá-la ao tipo de atuação para que é solicitada.

Possuí uma sede própria, inaugurada a 11 de Setembro de 2000 pelo Sr. Presidente do Governo Regional,  Dr. Alberto João Jardim.

Foi associada fundadora da Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, em 29 de maio de 2000.

Recebeu o título de Instituição de Utilidade Pública a 4 de Novembro do mesmo ano e foi reconhecida de interesse social as suas actividades em Setembro de 2001.

O trabalho desenvolvido por esta filarmónica tem sido reconhecido ao longo dos anos, destacando-se o Primeiro Prémio num encontro de bandas realizado no Funchal em 22 de Novembro de 1931.

Em Junho de 2001 esta coletividade deslocou-se a Castelo Branco num intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense para o VII Encontro de Bandas de Pedrógão Pequeno, momento este muito importante pois tratou-se da primeira saída desta banda a Portugal continental.

No mês de Abril de 2008 a Banda foi convidada para receber sua Excelência o Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, na sua visita ao concelho de Santana.

De 30 de Abril a 4 de Maio de 2010, a Banda Municipal de Santana representou a Região no dia da Madeira em Londres.

Em agosto de 2012 esta filarmónica gravou a sua primeira obra discográfica, intitulada “Saudação a Santana”.

Participou no programa da RTP-Madeira sobre Bandas Filarmónicas denominado “Música no Coreto”, cujo respetivo episódio foi transmitido a 18 de setembro de 2014.

A atividade desta banda passa pela realização de concertos anuais, participa nos tradicionais arraiais madeirenses e em encontros de bandas, assegura cerimónias protocolares, procissões, etc.

Morada: Rua Dr. João de Almada n.º 4
CP: 9230-124, Santana - Madeira