Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere

A imprensa regional do início do século XX, refere-se à fundação da “Banda Zezerense”, sob a regência de João Ferreira Couto, em 1920. De acordo com a mesma fonte, a primeira saída para fora do concelho de Baião acontece em 1921, já com outro regente, e em 30 de Abril de 1924, por ocasião da inauguração do coreto da freguesia, as crónicas diziam “…escuta-se agradavelmente e promete ajustar mais um florão à nobre divisa da nossa terra” (in Jornal “Flor do Zêzere”). Da Banda Zezerense perde-se então o rasto; pensa-se, por alguns relatos mais antigos, que tenha estado inactiva por alguns anos.

Após a fundação da “Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere” (1937), reaparece sob a designação de “Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere”, nome com que chega à actualidade, sem que haja conhecimento de qualquer interregno na sua actividade.

Muitos foram os regentes e os músicos que deram o seu contributo para que esta Banda se afirmasse como uma das mais importantes da região e fosse solicitada para as romarias mais importantes da região norte, com especial destaque para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no final do século passado.

Nas décadas de 80 e 90 do século XX houve uma primeira onda de rejuvenescimento, que continua a verificar-se num processo de substituição natural. Em resultado deste processo, o conjunto de executantes actual apresenta uma média de idades bastante baixa, muito embora um elevado número de elementos possua mais de 15 anos de experiencia. Na sua composição actual, todos os músicos são naturais do concelho de Baião, sendo que mais de 90% foram formados na escola de música da própria Associação.

Em Janeiro de 2002, com a tomada de posse de uma Direcção jovem com origem na propria Banda, iniciou uma nova fase do seu longo historial. Em Julho de 2004, foi reformulada a imagem da Associação com a adopção de um novo fardamento, com a criação de um símbolo próprio e de uma bandeira que passou a integrar e enriquecer os desfiles em que esta Banda participa.

Desde Outubro de 2006 tem como director Artístico Hermínio Fonseca, natural e residente no concelho de Baião, músico da Banda da Regiao Militar do Norte.

​​​Nos últimos anos foi contactada para​ várias​ atuações televisas,​ ​como são exemplo​ ​disso,​ ​a atuação​ ​no programa “Verão Total” da RTP1,​ ​no canal por​ ​cabo RegiõesTV, bem como mais recentemente​,​ no 2º Desfile​ Nacional​ de Bandas​ Filarmónicas​ do 1º Dezembro, evento em que representou o Distrito do Porto, tendo transmissão para todo o país através da RTP1 e TSF.

De destacar também a participação em vários festivais de música, como são
exemplo,​ ​o Festival Filarmonia ao Mais Alto Nível no Europarque – Santa Maria da Feira.

Em Setembro de 2013,​ ​a ​​Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere gravou o seu primeiro CD intitulado de “Eternos”, de modo a perpetuar para a eternidade todos aqueles que fizeram parte ou contribuíram para a história desta instituição.

Morada: Rua 20 de Junho
CP: 4640-465 SANTA MARINHA DO ZEZERE