Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo

A Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo, foi fundada em 1938 por uma comissão constituída pelos Senhores Dr. José Ramos Preto, Professor Joaquim Antunes e outros.

A ideia para a criação desta Sociedade foi do Mestre Manuel Marmelo, aposentado dos Serviços Tutelares de Menores, desde logo apoiado pela referida Comissão e também por todos os louriçalenses.

A Filarmónica começou com catorze figuras, vindo a aumentar gradualmente atingindo o número de quarenta e cinco elementos.

Depois de realizar um belo trabalho e dada a sua avançada idade, o Mestre Manuel Marmelo passou a batuta ao seu filho António Marmelo, que se manteve muitos anos à frente da Filarmónica, tendo havido altos e baixos, atravessando várias crises tanto financeiras como na falta de executantes.

Em 1970 nova crise se abate sobre a Filarmónica, esta considerada bastante grave, altura em que foi convidado para seu Mestre o Sr. Joaquim Cabral que exercia funções no Instituto de Tutelares de Menores desta freguesia como Professor de Música e Maestro da Banda de S. Fiel, tendo conseguido introduzir sangue novo, e reunido 35 figuras incluindo elementos do sexo feminino, adquiriu-se novo instrumental, sendo nessa data a direcção constituída pelos Senhores José Tavares Sequeira, Manuel Fernandes Santiago e António Leitão Vaz.

De 1986 a 1991 a Sociedade passou por várias crises tanto humanas como financeiras tendo estado à beira de encerrar as portas, o que não aconteceu.

Em 1992 para tentar debelar a crise que se tinha instalado na Sociedade foi empossada nova Direcção constituída pelos Senhores Joaquim Valente Martins, José Ramos Lucas e Virgílio da Silva Carvalho.

Em 1993 com a colaboração da ADRACES, Câmara Municipal de Castelo Branco e Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, foi renovado todo o seu instrumental, fardamento e feitas obras de conservação na sua Sede Social.

A Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo tem percorrido o País de Norte a Sul com predominância para o Distrito de Castelo Branco, onde tem abrilhantado inúmeras festas, representando a sua Freguesia e o seu Município através de um repertório musical diversificado, na sua maioria da autoria do seu Regente Joaquim Cabral, adequado a cada actuação destacando-se os seguintes eventos:

– Em 1988 foi comemorado o cinquentenário da Filarmónica com a presença das Bandas de Amarelos, Idanha-a-Nova, Silvares e Riachos

– Em 04/12/92 foi prestada uma justa homenagem ao Mestre Joaquim Cabral, pela dedicação a esta Filarmónica sendo descerrada uma lápide no salão da Sociedade Filarmónica.

– Em 1993 participa na Feira Tradicional de Cuba (Alentejo) com um concerto.

– Em 1994 participa na Feira Raiana em Cória (Espanha) com um concerto.

– Em 27/06/97 participa com um concerto na 1ª Feira das Actividades Económicas e Tradicionais de Cooperação Transfonteiriça em Vila Velha de Ródão.

– Em 27/10/01 organiza um convívio de Bandas do Concelho de Castelo Branco com a presença de todas as Bandas (Louriçal do Campo, S. Vicente, Retaxo e Tinalhas).

– Em 2004 colabora na formação da Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Distrito de Castelo Branco, sendo o sócio efectivo nº 2.

– Em 08/12/04 participa com desfile e concerto no Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova nos 116 anos da Filarmónica Idanhense.

– No dia 08-07-06 foi oficialmente inaugurado na sua sede social o posto publico de internet, gratuito.

– Em 2010 participou em dois concertos em Saint-Patrice (França), sendo um deles coma banda Benais, integrado nas comemorações do 5º aniversário da geminação de Louriçal do Campo com Saint-Patrice.

A 18 de Maio de 2013, a Maestrina Ana Filipa Terra juntou-se à Filarmónica de Louriçal do Campo, vindo a assumir o cargo de regente da banda, dando uma visão renovada à banda e ao seu repertório. Mais tarde, ingressou na lecionação de formação musical com Maestro Joaquim Cabral na Escola de Música desta instituição.

A Sociedade Filarmónica mantém uma Escola de Música gratuita sob a orientação do Maestro Joaquim Cabral, e sua Maestrina Ana Filipa Terra.

A Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo tem abrilhantado inúmeras festas, representando a sua freguesia e o seu município pelo continente de norte a sul, com predominância para o Distrito de Castelo Branco, mas também em Saint-Patrice na França, e mais recentemente nas Festas de Santa Maria Madalena, na Ilha do Pico, Açores.

Em 2017, é eleita uma nova direção constituída maioritariamente por jovens, com novas ideias e com vontade de realizar novos projetos. Tendo até ao momento, angariado novos associados, reformulando a escola de música e obtendo a novos aprendizes. Entre outros, pretende a aproximação e participação dos sócios e ex-músicos nas atividades desta coletividade.

A Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo tem neste momento cerca de 25 executantes com idades compreendidas entre os 9 e os 60 anos, sendo a sua maioria composta por estudantes e trabalhadores naturais desta freguesia.

Morada: Rua da Sociedade Filarmónica
CP: 6005-210 LOURIÇAL DO CAMPO