Sociedade Filarmónica de Tinalhas

Banda Filarmónica de Tinalhas foi fundada em 1828 pelo primeiro Visconde de Tinalhas que foi o seu primeiro regente.Ao longo de quase dois séculos outros lhe sucederam, tais como, Albano Morgado, Cifuentes (de origem espanhola), João Luís, Manuel Brás, Manuel Martinho, Joaquim Amoroso, sargento Filipe, José André Eusébio, António Apolinário Ramos, José Ramos Martinho, Jorge Correia e actualmente Nuno Silva.Nos anos vinte e trinta alcançou grande fama chegando inclusivamente a actuar em Espanha.Os ensaios foram-se realizando em muitos locais. Os primeiros foram num quintal do Visconde e após a conclusão do solar do adro, em 1839, passaram para o rés-do-chão do mesmo. Seguiram-se-lhe palheiros, lojas de várias residências e as águas furtadas do edificío-sede da Junta de Freguesia. Foram tantos os locais que José André Eusébio afirmava: – em quase todas as ruas de Tinalhas já houve um ensaio da banda.Em 1996, o então presidente da Junta de Freguesia de Tinalhas, Inácio Hipólito Marques, que efectuou diligências junto da Câmara Municipal de Castelo Branco para cedência, a título provisório, de uma escola desactivada e a partir daí passou a banda filarmónica de Tinhalhas a dispor, ainda que algo degradada, da melhor sede desde a sua fundação.Até meados dos anos noventa nunca teve estatutos ou foi oficializada.

Nos anos sessenta organizou-se uma Sociedade em que cada sócio pagava um escudo de quotas por mês, mas depressa acabou. Depois do 25 de Abril, algumas entidades têm contribuído com os seus donativos, nomeadamente o Governo Civil de Castelo Branco, Câmara Municipal de Castelo Branco, ADRACES e Junta de Freguesia de Tinalhas. Até então só havia apoio anual da Junta Geral, de 2.000$00. Ao longo dos anos tem sido o bairrismo dos próprios executantes a subsidiar a banda. Das receitas provenientes dos serviços prestados 80% são descontados para despesas correntes.Graças ao esforço e dedicação do actual Presidente da Direcção, e executante, Mário António Esteves Apolinário, tornou-se realidade um sonho de quase dois séculos. Conseguiu-se finalmente oficializar a Banda Filarmónica de Tinalhas (publicação no Diário da Republica nº 300, II Suplemento, III Série, página 96 de 96/12/28) e a partir daqui passou a designar-se como Sociedade Filarmónica de Tinalhas.Em Dezembro de 1997 realizaram-se, fundamentadas nos estatutos, as primeiras eleições dos corpos sociais para o triénio 1998/2000. Pela primeira vez na história da banda a única lista concorrente passou a integrar elementos que não são executantes.

A partir desta data passaram a integrar esta instituição além dos executantes, os sócios. Actualmente há três tipos de sócios: – Sócios executantes, sócios normais e Beneméritos. Sócios executantes são todos aqueles que integram a Filarmónica, estão isentos de jóia e o pagamento de quotas é facultativo. Normais, são todos aqueles que, propostos por outro sócio e aprovados pela direcção, ficam sujeitos ao pagamento de uma jóia inicial e uma quota mensal. Beneméritos, são todos aqueles que se distinguiram e ajudaram de algum modo a instituição, que foram propostos para tal e aprovados em Assembleia Geral.Durante mais de quarenta anos as aulas de aprendizagem foram ministradas por José André Eusébio. Em 1999 conseguiu-se assegurar o serviço do maestro Jorge Correia, a tempo inteiro, e fundou-se a Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Tinalhas.No final de 2002 o maestro Jorge Correia deixou a regência da Sociedade Filarmónica de Tinalhas e foi substituído no cargo pelo maestro Nuno Silva que além da regência é ainda o responsável pela escola de música.Os instrumentos que geralmente compõem a Banda são: requinta, clarinete, flauta, saxofone tenor, contralto e soprano, sax-barítono, saxtrompa, trompa de hannonia, clavicome, feliscome, trompete, trombone de piston e de vara, bombardino, contrabaixo, clavicome, bombo, pratos de choque, tarola e bateria.É a Banda mais antiga da Beira Baixa e uma das mais antigas do País, mais de 70% dos executantes e alunos têm entre 12 e 30 anos.

Dados da Banda

Morada: Rua Dr. Fernando Namora - Tinalhas