Sociedade Filarmónica Ermegeirense

A Sociedade Filarmónica Ermegeirense foi fundada no dia 5 de Março de 1882. A existência de uma filarmónica no Maxial composta por uma maioria de ermegeirenses e a dificuldades nos transportes entre as duas aldeias foram os principais factores para o estabelecimento da sociedade na aldeia da Ermegeira. A actividade musical era então uma fonte de rendimento importante no ceio de uma comunidade principalmente agrícola. A existência da filarmónica tornou-se rapidamente num elemento central da identidade da aldeia.

Desde então, a SFE tem continuado o seu caminho de forma ininterrupta, presenciando duas guerras mundiais, o aparecimento da electricidade e mais tarde do telefone, uma ditadura e uma revolução, sobrevivendo com a ajuda de toda a comunidade a um acidente de viação (acidente do dia 12 de Abril de 1981) até chegar ao seu primeiro centenário, cujas celebrações duraram dois mêses. Estes foram alguns dos convidados que celebraram connosco os nossos primeiros 100 anos de existência: Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Banda da Sociedade Filarmónica Incrível Aldeiagrandense, Banda da Escola de Música da Casa do Povo de Campelos, Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, Orquestra Ligeira do Exército, Rancho Folclórico “Flores do Oeste” de A-dos-Cunhados, Grupo de Teatro do Clube Artístico e Comercial de Torres Vedras e Grupo de Fados Amadores de Torres Vedras.

A Sociedade Filarmónica Ermegeirense festejou este ano 135 anos de actividade ininterrupta.

Morada: Rua Cidade Torres Vedras, 2
CP: 2560 ERMEGEIRA