Sociedade Filarmónica Lobelhense

A Sociedade Filarmónica Lobelhense foi fundada em 25 de Maio de 1863, tendo sido registada em Cartório Notarial em Viseu com o nome de “Contrato e Aprendizes de Música”.

Foi seu fundador o Senhor António José Monteiro Mortede.

A Escola de Aprendizes de Música iniciou-se com cerca de 15 alunos.
Foram Maestros da Sociedade Filarmónica os Senhores António Dias Balbim de Freitas, António José Monteiro Mortede, António Monteiro de Rego, António Ribeiro das Neves, José Pinto Rosa, Alberto Santos Pinto, Júlio Teles Ferreira, Manuel Santos Costa, António Monteiro Fernandes, António Almeida Amaral, António Abrantes Neves, António Manuel Henriques Serra e José Carlos Ribeiro Abreu. É de louvar o trabalho desenvolvido por todos os maestros quer na transmissão de valores e experiência quer na transmissão de conhecimentos culturais.

A Associação denominada Sociedade Filarmónica Lobelhense foi constituída por escritura em 9 de Abril de 1982, tendo como finalidade a Promoção Cultural dos Sócios, através da Educação Cultural e Acção Recreativa, visando a sua formação humana integral e encontrando-se aberta a pessoas de ambos os sexos.

Actualmente a Banda Filarmónica é formada por trinta e seis executantes, existindo paralelamente uma Escola de Música frequentada por dez alunos oriundos da freguesia e de aldeias vizinhas.

É seu Maestro o Senhor Bruno Correia.

Morada: Rua da Calçada - Lobelhe do Mato
CP: 3530-090 Mangualde