Sociedade Filarmónica União Pinheirense

Fundação
Até há relativamente pouco tempo, a SFUP tinha como data oficial de fundação, 31 de Julho de 1923, data em que os estatutos foram reconhecidos pelo Governo Civil de Lisboa. No entanto, através da tradição oral, fala-se do dia 5 de Março de 1909 como a verdadeira data.
E, de facto, documentos recentemente descobertos ao acaso (bem como por investigações feitas por técnicos do Museu Municipal de Loures), dão-nos a conhecer a atividade da banda filarmónica da SFUP em datas como 1911 e 1915; pelo que o ano de 1909 parece ser então o mais correto para datar o início da nossa História.
Em 1927 é inaugurado o edifício-sede, que na década de 80 atravessou profundas transformações e que ainda hoje é existente

Actividade Cultural
O passado foi marcado por grandes realizações musicais, como operetas realizadas com músicos, cantadores e de autores da terra e concertos pela banda de música, e os espetáculos de teatro fizeram parte de uma intensa atividade cultural que cessou na década de sessenta.
Emerge então um novo tipo de espectáculo: o bailarico, animado por agrupamentos contratados. O enorme salão da SFUP torna-se então pequeno nos bailes de Carnaval, da Pinha e outros dias festivos.
Já nos finais do século passado, as soirés e matinés dançantes caem em desuso e, consequentemente, a SFUP cai numa letargia que levou ao seu encerramento durante 3 anos.

Um novo começo
Em Outubro de 1999, um grupo de sócios liderados pelo ainda hoje presidente da Direção, assume os destinos da coletividade com o objetivo de lhe devolver o prestígio cultural de outros tempos.
Inicia-se uma escola de música, originando dois anos depois uma orquestra ligeira cujo nome e prestígio aumenta de ano para ano, a Orquestr’UP.
Tem ainda o sexteto Old Friends; dois grupos de teatro, um adulto e outro infantil; um Coro e ainda outras actividades como a Ginástica de Manutenção e Taewkondo.

Curiosidade
Foi no salão da SFUP que se realizou a ante-estreia do filme de Chianca Garcia “Aldeia da Roupa Branca”, em 31 de Dezembro de 1939, com a presença da protagonista Beatriz Costa e outros actores, para além dos inúmeros figurantes, na sua maioria população de Pinheiro de Loures e arredores

Orquestr’UP – Orquestra Ligeira

O Início
A SFUP iniciou um projeto musical há 12 anos com a criação de uma escola de música, a qual fez nascer dois anos depois a Orquestra Juvenil SFUP, a 23 de Março de 2003, mês em que é comemorado o seu aniversário com um encontro de orquestras ligeiras convidadas
Ao longo do tempo a Orquestra da SFUP tem passado por um processo de evolução contínua e, ao completar 10 anos, adotou a designação de Orquestr’UP, indo ao encontro do estilo de música, jovialidade e dinamismo dos seus membros

Caracterização
A sua constituição é totalmente amadora e congrega cerca de 30 jovens divididos pelos vários naipes instrumentais e vocais. As suas atuações têm passado por todo o território nacional, incluindo as ilhas.

A Orquestra tem como suporte de base uma escola de música que conta com cerca de três dezenas de alunos, cuja aprendizagem tem três níveis: formação musical, formação musical + instrumento e por último, classe de conjunto
Toda a dinâmica é definida e dirigida por uma Direção Artística composta por elementos da própria orquestra, em articulação com a Direção da SFUP

Em palco
Os concertos têm uma duração que pode ir até aos 90 minutos e o reportório musical é diversificado e em constante mudança: música ligeira, jazz, rock, popular, etc.
Os momentos em palco caracterizam-se por uma enorme união, o que resulta num espetáculo dinâmico e divertido, em que tanto os músicos como o público, tiram a maior satisfação.

Direcção Artística:
Maestro Serhiy Dushnyuk