Sociedade Filarmónica Vizelense

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, foi fundada em 21 de Janeiro de 1882, por uma equipa de Vizelenses, que chefiada pelo médico Dr. Abílio da Costa Torres, fundou uma Banda de Música a que deram o nome de Filarmónica Vizelense.

Em 21 de Janeiro de 1945, a Banda adquire o seu nome actual, Sociedade Filarmónica Vizelense, iniciando a partir desta data uma nova etapa, vivendo os primeiros tempos com alguns contratempos, que foram contrabalançados pela dedicação de Raúl Pereira e Francisco de Castro.

A existência de outra Banda (a Banda Velha) na Vila, veio despertar o espírito de rivalidade que se fomentou nos domínios musicais vizelenses, disputando-se em festas e romarias.

Porém, com a morte do maestro, a Banda Velha foi desactivada e alguns dos seus elementos transitaram para a Sociedade Filarmónica Vizelense que ficou momentaneamente reforçada.

É então que António da Costa Vieira toma conta da Banda, levando-a a bom porto, até 1983, ano em que a Sociedade Filarmónica Vizelense se oficializa definitivamente.

Em 1984, o Maestro cansado e desolado com o estalo dos instrumentos, demite-se e é contratado Manuel Joaquim Ferreira da Costa, músico criado na banda, actualmente ao serviço da Banda ela G.N.R. em Lisboa.

Este, com a sua juventude e método de trabalho, consegue que a Banda adquira um novo instrumental e um novo fardamento.

Após quatro anos de trabalho Ferreira da Costa é substituído por António da Costa Vieira tendo este sido substituído por José Manuel Marques, actual maestro.


Dados da Banda

Presidente: José Armando Branco.
Maestro: José Manuel Marques

Morada: Rua Joaquim da Costa Chicória nr 2
CP: 4815-513 CALDAS DE VIZELA
Telefone: 253 585 603
E-mail: secretaria@filarmonicavizelense.com
Website: http://www.filarmonicavizelense.com