Sociedade Instrução Coruchense

A Sociedade de Instrução Coruchense foi fundada a 9 de Abril de 1896. São já 122 anos de atividade ininterrupta, a prestar o seu contributo formativo e cultural às gentes do concelho e regiões limítrofes. Artur Ferreira Peixoto (filho do Visconde de Landal) juntamente com outras figuras do concelho deram o mote para aquela que ainda se mantém como a mais antiga associação cultural do concelho de Coruche.

Como entidade centenária, muitos marcos da história por ela passaram: da monarquia à implementação da República, do estado ditatorial à proclamação da liberdade. A primeira vez que prestou honras musicais a uma alta individualidade ocorreu a 14 de Janeiro de 1904, aquando da passagem do Rei D. Carlos na estação ferroviária de Coruche, por ocasião da inauguração da tão importante Linha de Caminho de Ferro Setil – Vendas Novas; o pós 25 de Abril trouxe consigo os elementos do sexo feminino para a banda. Um percurso nem sempre fácil, mas que foi singrando graças ao empenho e dedicação de músicos, maestros, diretores e sócios. E é dentro e fora do concelho que desenvolve a sua atividade, de entre concertos, encontros de bandas, desfiles e arruadas, procissões, touradas e momentos solenes.

A constante procura pela inovação e aperfeiçoamento do trabalho realizado em prol da música reflete-se não só nos vários prémios conquistados nos demais concursos, mas também nos diversos projetos desenvolvidos. São de destacar os concertos com o tenor Carlos Guilherme ou com a fadista Ana Roque; os concertos temáticos de bandas sonoras com acompanhamento audiovisual; o concerto de Ano Novo de 2018 com a participação de várias classes de ballet, de entre as quais a classe de ballet da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha), ou o concerto de Natal de 2014 sob o tema “O Rapaz Chamava-se Scrooge”, uma adaptação original do conhecido conto de natal de Charles Dickens, com narração de José Sotero e arranjo musical de Alexandre Almeida.

Em 2016, por ocasião da comemoração dos seus 120 anos de existência, foi distinguida pela Câmara Municipal de Coruche com uma medalha de Mérito pelo seu notável papel como embaixadora da cultura do concelho.

Maestro: Carlos Gaudêncio da Silva

Morada: Rua da Música, 15 R/C