Nasceu em Monforte de Lemos em 1980. É licenciado em trombone de varas, assim mesmo obtem o Diploma e a Licenciatura em Music Direction na especialidade de “wind band”, pola A.B. of the Royal Schools of Music de Londres. Actualmente prossegue os estudos de direcção no ISEB (Instituto Superior Europeo Bandístico) em Trento, Italia. Como instrumentista fez parte da European Union Youth Wind Orchestra, Banda de Sober, Banda da Trofa (Portugal), Banda Sinfónica da Federación Galega de Bandas, a Banda Artística de Merza, entre outras. Como director, dirigiu a Banda de Música de Sober, Nova Banda de Vilatuxe e a Municipal de Guitiriz. Como director-convidado dirigiu bandas profissionais, de universidade, conservatório, populares,... como a Banda Nacional de San José (Costa Rica), Banda Provincial Ciudad de La Habana (Cuba), Banda Sinfónica de la Universidad de La Laguna (Tenerife), Banda Sinfónica do Conservatorio Profesional de Música de Ourense, Banda Sinfónica de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Banda Velha União SanJoanense (Portugal),... Participa frequentemente em diversas conferencias sobre a historia das bandas no mundo, o papel de director ou psicopedagoxía do maestro; assim tambem foi convidado a participar como congressista no “I Festival Internacional de Bandas Sinfónicas y Ensambles de la Ciudad de Buenos Aires”. Além disso, Carlos Diéguez participou no Estrangeiro em seminários de direcção de banda no Conservatório Superior “Manuel de Falla” de Buenos Aires e na Escuela de Bandas “Gonzalo Roig” de Ciudad de La Habana. Entre os concertos mais emotivos figura a direcção do concerto oficial da comemoração do centenário do Hino Galego, em dezembro de 2007 no Teatro Fausto de La Habana baixo a batuta da Banda Nacional de Conciertos de Cuba. Outras facetas profissionais levam-no a coordenar o 1º e 2º Congresso Internacional de Bandas e o seu homólogo Concurso de Composição Iberoamericano, a transcrição música de Banda para a Editorial galega "Dos Acordes", ou a de crítico musical nos Festivais de Bandas portugueses "Filarmonía ao mais alto Nível". No outono de 2009, lançará o seu primeiro livro sobre o trabalho como director de banda. Carlos Diéguez é director associado da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles) e desde julho de 2007 é director titular da Banda de Música de Ortigueira. Além do mais, desde 2008/09 exerce o papel de director da Escola Municipal de Música do Concelho de Ortigueira.