29 de Maro, 2024

Banda da Trofa

Realizou-se, no passado Sábado (13 de Novembro) o tradicional concerto de encerramento da época musical de 2004 da Banda de Música da Trofa. O excelente concerto a que o bandasfilarmonicas.com teve o privilégio de assistir, realizou-se no salão nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa, e marcou, também, a passagem do 6º aniversário da edilidade trofense. Obras como “Rigoletto”, “Tanhäuser” ou “Una noche en Granada” foram interpretadas com a mestria que se reconhece à Banda da Trofa, dirigida, pela última vez, pelo maestro Francisco Ferreira. Esta era, aliás, uma das notas mais salientes deste evento, dado que chegou ao fim, e de forma não muito pacífica, uma relação de 12 anos. Num emocionado discurso de despedida, o maestro Francisco Ferreira elencou uma série de referências e agradecimentos – das quais se destaca o saudoso prof. António Gomes – provocando visível comoção entre muitos dos presentes e elementos da própria banda. Mas este concerto de encerramento ficaria marcado por outras notas de destaque. A mais significativa terá sido porventura, o anúncio do fim da ligação do Comendador J. Serra à Banda da Trofa. Se a saída do maestro Francisco Ferreira, à semelhança do sucedido 12 anos antes com a renúncia do prof. Gomes, provocou alguma turbulência, a saída do Comendador promete abalar muito mais as estruturas desta prestigiadíssima colectividade. No discurso que proferiu no jantar que se seguiu ao concerto, e para o qual amavelmente fomos convidados, o Comendador J. Serra relembrou os muitos anos de ligação à Banda e apresentou as razões para a sua saída. Retira-se com sofrimento, certo de que tal constituirá sério revés para a banda, mas certo de que a mesma saberá encontrar novo rumo e o caminho certo para se manter entre as melhores. A presença e o apoio do Comendador António Silva (de Travassô – Águeda) é exemplo disso mesmo Os vários discursos apresentados pelas individualidades presentes no jantar deixaram ainda perceber, por outro lado, a frágil relação da Banda da Trofa com a Câmara daquela localidade, sendo perceptíveis as críticas a um executivo autárquico que não tem apoiado convenientemente uma das instituições que mais alto e longe tem levado o nome da Trofa. Por último uma referência ao maestro Gil Lopes a quem caberá a árdua tarefa de conduzir os destinos da Banda da Trofa nesta etapa de transição. O apoio dos dirigentes e simpatizantes da banda da Trofa parece-nos ser tão grande quanto a confiança que nele depositam para manter – e até melhorar - o nível da banda, apesar das limitações, nomeadamente orçamentais, com que se deparará. Desejamos-lhe, também, as maiores felicidades.