Agenda :

De momento não existem eventos registados

18 de Abril, 2024

Concerto Marcial de Fermentelos em Bagunte

Clique na imagem para ver o tamanho original

A Banda Marcial de Fermentelos inicia a época das romarias pelo norte do país, no próximo dia 14 de Maio, no regresso às Festas em honra Nossa Senhora de Fátima em Bagunte, Vila do Conde, onde tocará ao despique com a Banda Musical de S. Tiago de Silvalde.

Bagunte situa-se a norte do rio Ave, com uma área de 9,21 km² e contando com 1489 habitantes. A freguesia, agora extinta, é limitada a nascente por Ferreiró, Parada, Outeiro Maior e Balasar, a norte por Arcos e a poente por Touguinhó e Junqueira.

Surge já mencionada num documento do século X, como “monte Bogonte”. A origem deste nome poderá vir dos tempos das Invasões Bárbaras (século V e seguintes), significando “homem de luta”, ao que tudo indica relacionado com um dos conquistadores bárbaros, não sendo caso único. A paróquia terá surgido próxima do século X, talvez antes, na então vila de Bagunte, que lhe deu nome. A padroeira desta paróquia é Santa Maria, ou então Nossa Senhora da Expectação ou ainda Nossa Senhora do Ó. A devoção à Virgem Maria nesta paróquia é, assim, antiga e bastante expressiva. Num documento de 1758 é já mencionada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e, atualmente, nesta paróquia são celebradas duas festividades, a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora da Ajuda. A peregrinação anual à capela de Nossa Senhora das Neves é outro exemplo desta devoção mariana.

Em Bagunte realiza-se, ainda, uma antiga Feira Anual de Gado, também conhecida como Feira do Desencouco, no largo de Santa Ana, por tradição no final do mês de março.

É nesta freguesia que se situam dois dos principais monumentos do concelho de Vila do Conde, a ponte medieval de D. Zameiro e a Cividade de Bagunte. Aqui encontramos ainda várias capelas, uma delas da extinta paróquia de São Miguel de Santagões.

As Festividades e Feiras de Bagunte, Feira do Gado, Festa de Nossa Senhora de Fátima (principal da freguesia), entre outras, trazem à freguesia milhares de visitantes e peregrinos.

Os interessados em acompanhar a Marcial podem reservar o seu respectivo lugar no autocarro através dos telefones 234191590 (Ester Pepino) e 913615595 (Ilda Geraldo).