Agenda :

De momento não existem eventos registados

19 de Setembro, 2019

Nas comemorações do V aniversário do Fórum Portugal – Andaluzia

A Banda da Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão, esteve em Espanha na cidade de Sevilha, nos dias 12 e 13 de Maio de 2007 participando nas comemorações do 5º Aniversário do Fórum Portugal – Andaluzia. O Fórum Portugal – Andaluzia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em Abril de 2002 cuja finalidade é contribuir para o aprofundamento das relações culturais, económicas e sociais entre Portugal e Andaluzia no contexto das relações entre Portugal e Espanha. O Fórum promove regularmente exposições, conferencias, seminários e outras iniciativas de natureza económica, cultural, e social, que contribuam para reforçar as relações entre Portugal e Andaluzia. A Banda Filarmónica Providência representando Portugal, realizou um concerto no salão Nobre do Consulado Geral de Portugal em Sevilha e outro concerto da Plaza del Triunfo, junto da Catedral de Sevilha. O Concerto que teve lugar no Consulado contou com a presença do Cônsul de Portugal em Sevilha, do representante do Alcaide de Sevilha, do Presidente do Fórum Portugal Andaluzia e de inúmeros convidados e elementos da comunidade luso espanhola residente em Sevilha. De Portugal estiveram presentes, a Srª Presidente da Junta de Freguesia de S.Simão, cujo apoio tornou possível esta deslocação da Banda Providência a Espanha e a Direcção da S.F.P, que assistiram a este acto solene, que finalizou com a interpretação dos Hinos de Espanha e de Portugal. A Banda Providência de Azeitão foi muito apreciada pela comunidade Luso Espanhola e como sempre levou a sua “claque” de familiares e amigos de músicos e directores que normalmente acompanham a Banda Filarmónica. Nos dois concertos que realizou, a Banda interpretou géneros musicais característicos de Espanha e de Portugal, como o “Passodoble”, uma Rapsódia Luso Espanhola, uma Selecção de temas musicais de Espanha, um arranjo de uma canção de Lisboa, a típica marcha de Concerto portuguesa e outras obras de compositores Anglo-Saxónicos. Este evento em Sevilha, contou ainda com a presença da Banda Filarmónica de Castro Verde que, tal como a Providência de Azeitão, levou à capital da Andaluzia a tradição da música filarmónica portuguesa registando-se a curiosidade dos Maestros das duas Bandas Portuguesas serem os dois naturais de Azeitão e formados nas duas filarmónicas de Azeitão, o Maestro José Marquês de Sousa na “Providência” de Vila Fresca e o Maestro Ricardo Carvalho (filho e neto de Filarmónicos Azeitonenses) na “Perpétua” de Vila Nogueira. Foi uma experiência muito interessante e motivadora para os músicos e para a Direcção da SFP que representaram Portugal e Azeitão, estabelecendo amizade com a comunidade Luso Espanhola residente em Sevilha, através do Fórum Portugal – Andaluzia e do Consulado Geral.