Agenda :

De momento não existem eventos registados

16 de Junho, 2019

No início do corrente mês de Maio

A Sociedade Filarmónica Providência, de Vila Fresca de Azeitão, deslocou-se a França nos dias 1, 2 e 3 de Maio de 2009, tendo actuado na cidade de Beauvais, na região de Paris. A convite da Associação Cultural e Desportiva “Mimosas de Portugal” da comunidade de emigrantes portugueses, a Banda de Vila Fresca de Azeitão actuou numa festa organizada pelos portugueses ali residentes, juntamente com um Grupo de Folclore Minhoto, que aquela associação mantém em terras de França, para perpetuar a tradição da música e das danças populares da sua terra natal. A delegação portuguesa, constituída pela Srª Presidente da Junta de Freguesia de S. Simão de Azeitão, Celestina Neves, pela Direcção da Soc. Filarm. Providência, os seus músicos e diversos sócios e amigos que acompanharam a Banda, foram calorosamente recebidos na Câmara Municipal de Beauvais, pelo “comité de Jumelage” e pela Srª Presidente da Associação Mimosas de Portugal. Seguidamente, teve grande significado o primeiro momento musical, quando a Banda de música tocou os hinos de França e de Portugal em frente ao edifício da câmara, emocionando muitos dos emigrantes portugueses que vivem naquela cidade geminada com Setúbal desde 1982. A festa “Marché Portugais” organizada pelos emigrantes portugueses, teve lugar na praça central da cidade e procurou recriar o ambiente de uma Festa popular portuguesa, com um pequeno cortejo com o Rancho Folclórico e com a Banda Filarmónica em que foram tocadas e dançadas as “modinhas do Minho” e as tradicionais “marchas de rua” usadas pelas Bandas filarmónicas portuguesas. Depois da actuação do Rancho, teve lugar o Concerto da Banda, que interpretou alguns temas portugueses e outros ligeiros que muito agradaram o público, despertando a curiosidade de muitos cidadãos franceses, que no final do concerto procuraram saber mais sobre o reportório e tradição das Bandas de música em Portugal. Para os músicos e directores da Soc. Filarmónica Providência, esta experiência foi também muito importante, pela satisfação de levar a nossa música até França e principalmente pelo convívio com os nossos compatriotas que vivem em França e que também mantêm viva a cultura portuguesa e as nossas tradições. Para a Sociedade Filarmónica Providência, esta iniciativa constituiu também um grande desafio à sua capacidade de organização para fazer face às despesas inerentes, além do apoio financeiro disponibilizado pela C.M.S e pela Junta de Freguesia de S. Simão de Azeitão e de uma oferta de alimentos do Intermarché.