De momento não existem eventos registados
Banda de Música de Sanguinhedo
Clique na imagem para ver o tamanho original
A Banda de Musica está em actividade continua desde o ano de 1925, sendo uma aldeia – Sanguinhedo – uma terra essencialmente agrícola é nas desfolhadas, fiadas e espadeladas que os mais entusiastas dão largas á sua alegria cantando e dançando ao toque de concertinas, ferrinhos, pandeiretas, flautas e outros instrumentos artesanais.
É nestas tocatas que se inicia a Tuna que, a partir de 1917, ocupa os serões das noites de inverno ensaiando e divertindo não só os conterrâneos mas também as aldeias circunvizinhas. Com entusiasmo se acredita que há habilidade e jeito para a música e então, mãos-à-obra: a criação da Banda de Música. Mas adquirir instrumentos, farda, contratar Maestro, casa do ensaio, etc… era difícil e exigia condições económicas e muita tenacidade.
É nesta fase critica que surge o grande homem, o Sr. Alberto Machado Costa, de Sampaio, figura de prestigio e de sensibilidade artística e também muito dedicado às gentes de Sanguinhedo, que dá corpo aos seus anseios dando-lhes força moral para que o sonho se torne realidade, sendo assim, a Tuna transformou-se na Banda Musical, que no principio envergava a farda dos escuteiros, como prolongamento dessa instituição de que o S.r Albertinho, com era conhecido na Freguesia, era representante na Região de Vila Real.
Para esse efeito, o patrocinador emprestou, segundo uns, ou deu, segundo outros, o dinheiro necessário para a compra dos instrumentos, que, nessa altura, custaram vinte mil escudos.
E para suportar as despesas com o Maestro, cada musico comprometeu-se a pagar dez escudos mensais, e a dar-lhe comida e dormida dois dias por mês. O Maestro assinou uma letra de mil escudos que teria de pagar, se porventura viesse a abandonar a Banda.
Assim a Banda nasce e faz a sua primeira actuação em 4 de Dezembro de 1925, nas festas em honra de S.ta Barbara que nesse tempo se festejavam na aldeia. Apesar do abandono provocado pela imigração, a Banda continuou e continua a deliciar as gentes com as suas actuações, do Minho às Beiras e estrangeiro, ela tem estado presente em romarias, concertos, acompanhamento de funerais, bailes, etc… São 82 anos de trabalho, de luta e de canseira para manter e prestigiar este património artístico que por nada queremos deixar perder.
Uma palavra de apreço aos maestros que por aqui têm passado, ás Entidades que nos têm ajudado, aos componentes do passado e do presente pela colaboração valiosa que generosamente souberam prestar; saibam os vindouros aprender a lição e pô-la em pratica para que a Banda continue a prestigiar a aldeia de Sanguinhedo.
Muito haveria a dizer mas o espaço é limitado e por isso finalizo com o nosso muito obrigado aos familiares do Sr. Albertinho de Sampaio que tão gentilmente têm seguido o exemplo do seu progenitor, pois sempre nos têm distinguido com especial carinho e apreço.
Dados da Banda
Presidente: José Costa
Maestro: Alexandre Fraguito
Morada: Sanguinhedo - Mouçós - Vila Real
CP: 5000-368 Vila Real
Telefone: 919865627 / 259929128
E-mail: bmsanguinhedo@sapo.pt
Website: http://www.bmsanguinhedo.com.sapo.pt