Mais uma Consequência da Banda Fórum

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mais uma Consequência da Banda Fórum

Mensagem por Angela Gonçalves » 27 mar 2007, 23:08

Antes de mais Ola a todos e peço desculpas pela minha ausência, mas a vida dá demasiadas voltas e a faculdade, o trabalho e tambem o namoro ocupam todo o meu tempo....

Comecei a pensar nisto quando foi lançado o Estágio em Ovar, o qual não posso fazer devido a serviço com a minha Banda, como tal também a Judite não poderá ir.
Mas o Jorge do Oboé também não poderá ir devido a ter entrado para a SFUCO ( a minha banda, passo publicidade)

E é mesmo isto, mais uma consequência da BF, o enriquecimento das Bandas.
Todas as Bandas que tem elementos na BF ficaram a ganhar com isso, pois ganharam novos elementos,

Que acham disto?
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 27 mar 2007, 23:16

Digamos que há bandas que souberam aproveitar a presença dos seus músicos na BF. Aliás, é esse um dos objectivos da nossa instituição.

Por outro lado, há bandas que preferiram combater a BF como se de um mal perigoso se tratasse.

Ridiculo.

Arrisco-me a dizer que a BF foi a melhor coisa que aconteceu ao Mundo Filarmónico nos últimos 5 anos. Porquê?

- Pela aposta naquilo que é Português

- Pela construção baseada nos valores da amizade, do respeito, da fraterninade

- Pela forma desinteressada como encara a música. Arte pela Arte.

- Pela interessante partilha que gera.

- Pelo enriquecimento das bandas, como falou a Ângela

- Por ter mostrado que a música não é um negócio, como alguns querem fazer parecer
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Mais uma Consequência da BF

Mensagem por Vitor Dias » 28 mar 2007, 07:40

Olá Angela:

Ainda bem que voltas-te. Fazes cá falta com as tuas opiniões.
Angela Gonçalves Escreveu: Todas as Bandas que tem elementos na BF ficaram a ganhar com isso, pois ganharam novos elementos
Que acham disto?
Este ganho parace-me relativo. Ganham as bandas que acolhem os novos elementos, mas perdem as bandas que os vêem saír... No caso em questão, não ficou a ex-banda do Jorge a perder, assim como outros caso idênticos?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 28 mar 2007, 10:07

Não Vitor, possivelmente não me fiz entender, o Jorge não saiu da banda, apenas passou também a tocar na minha, assim como eu e a Judite sempre que pudemos também vamos à dele.Neste caso ficaram 2 Bandas a ganhar.
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Rui Pereira
Mensagens: 282
Registado: 30 jan 2005, 17:20
Localização: Rio Tinto - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Rui Pereira » 28 mar 2007, 10:12

Olá Ângela!
Já tinha saudades de um tópico teu! E regressaste em grande, com um bom tópico! :wink:

O Vitor tem razão.
Ganham umas e perdem outras.

O que acontece na BF é que músicos de realidades distintas, e mesmo de realidades muito semelhantes, convivem e tomam conhecimento de certas factualidades que sucedem, quer em bandas vizinhas, quer em bandas muito distantes geograficamente.
É normal, que haja músicos que se apercebam que determinada banda use políticas diferentes da sua e tentem então, através destes bons exemplos, implementar novas políticas nas bandas de que fazem parte. No entanto, músicos há, que visto não conseguirem mudar certas mentalidades, começam a pensar na possibilidade de mudarem para outros ares, lembrando-se dos colegas da BF, com os quais têm já verdadeiras amizades. Provavelmente, o Jorge até já deveria estar a pensar saír há algum tempo, e então foi para a SFUCO para assim estar com os companheiros da BF!
Penso que esse foi o caso do Jorge e dos demais que este ano mudaram de Banda.

É como tudo, todos os anos há sempre músicos que saem de umas bandas para irem para outras pelos mais variados motivos. A BF só abriu o leque de conhecimentos. É natural que eu, sabendo que determinado colega da BF vai saír da Banda em que toca, e se na Banda onde toco houver uma lacuna em determinado sector, porque não convidar esse colega da BF?! Acho mais que legítimo.


Abraço
Última edição por Rui Pereira em 28 mar 2007, 10:21, editado 1 vez no total.
Rui Pereira - Percussionista

Banda Musical de Gondomar
Conservatório de Música do Porto

http://www.fotolog.com/bandalhos_bmg

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 28 mar 2007, 10:14

Ah sim.

Esta permuta (vulgo gansos) entre músicos da BF tem acontecido bastantes vezes.

Tocar com novos maestros, novos músicos, outro repertório, penso que é positivo para ambas as partes.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Rui Pereira
Mensagens: 282
Registado: 30 jan 2005, 17:20
Localização: Rio Tinto - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Rui Pereira » 28 mar 2007, 10:27

Ah!
Eu também não tinha percebido isso Ângela!
O teu tópico já não assim tão bom (na brinca!) :lol:

Gostei do pormenor do Vítor quando diz: permuta "vulgo gansos"! :lol:

Realmente é verdade, e fazendo uma retrospectiva, com os conhecimentos obtidos na BF ja fui "permutar" :) muitas vezes a bandas de músicos da BF onde estes, lá são Maestros. É bom, para se conhecerem essas novas realidades, novas regências, novos ares... e faz-se naquele ambiente saudável de quem gosta de tocar música!
Rui Pereira - Percussionista

Banda Musical de Gondomar
Conservatório de Música do Porto

http://www.fotolog.com/bandalhos_bmg

Imagem

Avatar do Utilizador
Nuno Miguel Silva
Mensagens: 316
Registado: 23 jan 2006, 08:00
Localização: Sintra

Mensagem por Nuno Miguel Silva » 28 mar 2007, 11:03

Esta permuta (vulgo gansos) não se aplica a este caso porque duvido que o Jorge ganhe algum tostão com a ida para a SFUCO! Aplica-se aqui o espirito da Banda Fórum (tocar por amor à camisola).



P.S. - Ninguém me disse isto (Ângela,Jorge ou Judite) mas também não é necessário :!:

É preciso é que continuem assim com essa relação de amizade cada vez mais bonita que começou à 7 anos e que entretanto foi relembrada e reforçada pela Banda Fórum. :lol:

Lamento é não ter mais um dia na semana para me juntar a vós. :cry:
Pode ser que um dia destes... :lol: :D
Saudações musicais.

Vitor Dias Escreveu:Ah sim.

Esta permuta (vulgo gansos) entre músicos da BF tem acontecido bastantes vezes.

Tocar com novos maestros, novos músicos, outro repertório, penso que é positivo para ambas as partes.

Cumprimentos
Se não tocar um dia eu noto!
Se não tocar dois dias os meus amigos notam!!
Se não tocar três dias o público nota!!!


http://www.nunomiguelsilva.net
http://www.saxacordeon.pt

Avatar do Utilizador
Andreia Lemos
Mensagens: 974
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Localização: Mões
Contacto:

Consequencias positivas

Mensagem por Andreia Lemos » 28 mar 2007, 11:43

É verdade, eu concordo.

Com a BF fizeram-se várias amizades e daí podem resultar essas permutas que ajudam várias bandas. E também os "vulgos gansos" como disse o Vitor.

Às vezes também é preciso, quando uma banda precisa de determinado instrumentista e este está livre! :wink:
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Jorge Ferreira
Mensagens: 974
Registado: 11 abr 2005, 09:06
Localização: Fanhões (Loures)

Mensagem por Jorge Ferreira » 28 mar 2007, 12:06

O meu grande amigo Nuno disse praticamente tudo!

É claro que eu não saí da minha banda de origem, é e sempre será a mesma... e nunca irá ficar prejudicada com a minha ida para a banda da SFUCO, aliás só ficou foi a ganhar! pois a Angela e a Judite sempre que têm disponibilidade vão lá ajudar!

Outros dois elementos da SFUCO foram à minha banda tocar de forma completamente desinteressada e dar um contributo artístico excelente... espero que os dois venham a participar em futuros eventos da BF... a Cris (Ana Costa no fórum) em oboé e corne inglês e o Daniel Faria em fagote.

Tudo isto sem haver um tostão envolvido! tudo por amizade!

Além disso a relação de amizade que eu tenho com a Angela e a Judite não fica apenas por intercambio entre as nossas bandas, vai muito além disso!

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 28 mar 2007, 12:58

Um post do Ruca.... :o :o :o :o :o :lol:

É bom experimentar outros ares e outras bandas.... Se não tivesse entrado neste fórum, hoje eu não passaria de um musico da Banda da Encarnação que ia aos ensaios à sexta ou ao sábado... Mas graças ao fórum, contactei com pessoas de vários sítios, de outras bandas, com outros repertórios... Toquei pela banda de Montelavar, e não escondo o desejo de tocar por outras...
Através da banda Fórum e do fórum, conseguimos contactar outros colegas que podem estar disponíveis no dia de um serviço e podem ir reforçar a banda, e normalmente a única coisa que pedem em troca é que quando for preciso e houver disponibilidade, vá alguém reforçar a deles... :wink:

Um gesto de um homem, tem um poder infinito para a humanidade, mas o autor do gesto não se apercebe da sua importância :wink:
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Marlene Dias
Mensagens: 1112
Registado: 30 ago 2005, 10:41
Localização: Vale de Cambra

Mensagem por Marlene Dias » 28 mar 2007, 14:53

De facto a BF, um grande fenómeno, veio criar ainda mais "gansos" e "gansas" e por mim também falo.

Não se trata da questão monetária tal como referiu o Nuno mas antes das amizades e união que a Banda Forum criou. Nós os músicos que participam da Banda Fórum não estamos juntos apenas nos estagios e/ou concertos da BF (e por mim falo). Sempre que há uma oportunidade para gansar lá vamos nós apenas pelo simples prazer de tocar e estarmos com aquelas amizades que criamos na BF.

As nossas Bandas só tem a ganhar com isto! Ganhamos mais experiência! Mais conhecimentos! Fazemos publicidade ao nome da Banda em que tocamos!... Só aspectos positivos!

Na verdade pode também ser encarado de uma forma negativa na medida em que esta aquisição de conhecimentos e conhecimentos podem-se tornar uma razão para abandonar a actual Banda... Mas... caso alguém abandone a Banda em que se encontra é porque realmente não está contente, sente que não tem mais nada a oferecer a Banda, sente que não consegue aprender mais nada de novo...e nesse sentido trata-se de uma questão pessoal querer seguir outros caminhos.

Se uma Direcção de uma Banda realmente quiser que um músico continue na Banda tem que se preocupar em proporcionar um bom ambiente de trabalho e só assim, mesmo gansando quase todos os fins de semana, nenhum músico abandona uma Banda. :wink: Nem mesmo o fenómeno BF :lol:
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Avatar do Utilizador
Renata Oliveira
Mensagens: 1447
Registado: 16 out 2005, 14:17
Localização: Estarreja/Porto

Mensagem por Renata Oliveira » 28 mar 2007, 20:21

Angela Gonçalves Escreveu:Não Vitor, possivelmente não me fiz entender, o Jorge não saiu da banda, apenas passou também a tocar na minha, assim como eu e a Judite sempre que pudemos também vamos à dele.Neste caso ficaram 2 Bandas a ganhar.
Achei oportuno este tópico até porque isto aconteceu comigo (passei a ir á Filarmónica de Mões por meio da Andreia :P )

Os músicos conheceram-se trocaram opiniões e experiencias, fizeram-se novos amigos. É normal que se comunique uns com os outros e se troque interesses quer da banda quer do musica, nomeadamente, o 'intercambio' de musicos.
Acho que é bastante positivo para ambas as partes - os musicos conhecem novos 'ambientes', novos companheiros e novos maestros; as bandas vêm aumentado o seu número e também a qualidade dos músicos.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Marco Lopes
Mensagens: 38
Registado: 24 out 2006, 07:00
Localização: Espinhel - Castanheira

Mensagem por Marco Lopes » 31 mar 2007, 16:18

Olá Angela. :)
Só queria dizer que vou sentir a tua falta ao meu lado porque alem de uma boa baritonista és excelente pessoa.Desta vez vou ter de segurar o nosso longo naipe sozinho :D :D
Espero que voltes depressa.
SAUDAÇÕES MUSICAIS :D :D :D

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Mensagem por Renato de Almeida » 31 mar 2007, 18:49

Boas!

Ora cá está. Digo sempre isto ma não me canso de repetir: viver e aprender!
Nunca tinha ouvido falar dessa expressão (gansos) e achei-a, digamos, engraçada!
As amizades vão-se fazendo e os laços apertando. Só tenho pena de estar distante de vós, em termos de quilómetros :(
Abraços
Piccolo

Responder