CONVITE PARA 1º FESTIVAL HISPANO-LUSO DE ZAMORA

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Jorge Lima
Registado: 03 fev 2005, 15:23

"Banda Fórum" - Ida a Zamora

Mensagem por Jorge Lima » 05 dez 2005, 13:12

Ao Antero Ávila, os meus parabéns pelas suas intervenções nos vários Tópicos do Fórum.
Exprime as suas opiniões, e ideias, com sentido e grande vontade de que o Fórum ganhe mais qualidade. Falar muito nem sempre é sinónimo de qualidade...
Sobre o caso em questão, pergunto: Aspecto de fatalidade? Qual? O que me preocupa é a ideia que paira (e focou isso mesmo...) de não se saber o vai acontecer a seguir !!!
As “coisas” planeadas devem ser sempre levadas ao pormenor e ponderados os resultados e consequências...

Caro Renato Peneda, então concorda assim tão “facilmente”? Criar alarmismos? Quem os criou, eu?
Apenas o vou questionar num aspecto: se fosse dirigente, ou maestro, como ficava ao ler a sua intervenção quanto ao facto de “faltar ao serviço” da Banda que, eventualmente, seria responsável? E se todos pensassem assim? Concerteza seria complicado...

Caro Miguel Pedruco, quando pedi (e insisto em fazê-lo...) que se identificassem (cargo que exercem, qualidade em emitem opiniões, etc) era, e é, para poder tirar “melhores conclusões” sobre quem afirma algo. Aplica-se, por exemplo, no seu caso...
“...penso que a Ângela já falou por todos nós” (???). Todos nós, quem? Por mim não, de certeza...
Embora o nosso ensino sofra de muitas lacunas, é preciso ter cuidado com as afirmações. Conhece, concerteza, a frase : “ A língua portuguesa é muito traiçoeira”. Pois é...

Desculpem ter feito esta minha intervenção em “grupo”. As anteriores, feitas individualmente, acabam por se complementarem na totalidade.

Jorge Lima
Presidente da Direcção da ACMA

Jorge Lima
Registado: 03 fev 2005, 15:23

Esclarecimento

Mensagem por Jorge Lima » 05 dez 2005, 13:31

Peço desculpa pelo espaço que ocupei. Entendi no entanto que deveria esclarecer algumas "coisas" e a forma que entendi como melhor, foi a que utilizei.
Peço que entendam as minhas posições como CONSTRUTIVAS e, simultâneamente, que tudo o que faço para o "bandasfilarmonicas.com", em especial para o "Fórum", é na defesa da música, dos músicos e de todos os que estão, directa ou indirectamente, ligados a esta área, mas sempre na qualidade (pessoal...) de um dirigente associativo, que tudo dá à sua Associação, sem querer nada em troca.
Não sei se por "estes dias" voltarei ao contacto... De qualquer forma aproveito, desde já, para desejar a TODOS, extensivo aos familiares, votos de Bom NataL e um Feliz e Próspero Ano 2006.

Joege Lima
Presidente da Direcção da ACMA

Antero Ávila
Registado: 13 abr 2005, 15:23
Contacto:

Mensagem por Antero Ávila » 05 dez 2005, 13:37

Caro Jorge Lima.

O que escrevi está escrito. Tem a qualidade que tem. Nem mais, nem menos.

O que vou dizer agora, não trás nada de novo. É só uma reafirmação do que já disse:

Compreendo a sua preocupação.

Acho que todos nós devemos ter em conta os aspectos que aqui partilhou conosco.

Acho que o progecto da BandaForum continuar não implica fatalmente que prejudique outras bandas. Quer tenha lá seus elementos quer não.

Acho que a BandaForum pode ser aproveitada por todas as bandas de alguma forma que valorize as Filarmónicas.

O alvo a conquistar é o público. A conquistar para o gosto pelas filarmónicas. Pela dignidade na música. Pela visibilidade do "género" musical que fazemos. Não há alvos a abater. Pelo menos não devia haver.

Por tudo isto é minha opinião que a sua preocupação deve ser também preocupação nossa. Mas não pode ser impeditiva de continuar um projecto que pode trazer muito de bom para todos os filarmónicos. A continuação deste projecto é natural. Tão natural que basta ler o entusiasmo de todos os que participaram. Mas se calhar isso é daquelas coisas que é preciso estar lá para perceber...

O Jorge fala com experiência. E se calhar é a minha menor experiência que me faz falar assim... Mas acredito nisto.

Abraço.

Antero.

Andreia Lemos
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Contacto:

é a mesma coisa!

Mensagem por Andreia Lemos » 05 dez 2005, 14:06

Eu continuo a ter a mesma opinião, que a Banda Fórum é como uma família que se reúne e faz aquilo que gosta sem prejudicar nada nem ninguém.

Se o pessoal gostou é normal que expresse esse sentimento.

Continuo sem ver mal nenhum nisso.
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Albino Magalhães
Moderador
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 05 dez 2005, 15:05

Amigos Filarmónicos

O Pensamento do Dia

" A FELICIDADE NÃO SE IMPÕE, CONTRIBUI-SE PARA ELA.......

Um Abraço
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

Marlene Dias
Registado: 30 ago 2005, 10:41

Re: "Banda Fórum" - Ida a Zamora

Mensagem por Marlene Dias » 05 dez 2005, 15:08

Jorge Lima Escreveu: Quanto ao Tema propriamente dito, não entendo o porquê de tanta “agitação”, pelo menos da vossa parte. Não faz qualquer sentido...
Se não há necessidade para tanta agitação, não vejo também, porque razão deverá haver tanta agitação relativamente às consequências da ida da BF a Zamora?!

Note-se que grande parte do público deste fórum é maioritariamente jovem e ter a oportunidade de ir tocar a espanha é única, é natural que cause alguma agitação entre nós.
Nunca foi a intenção de ninguém prejudicar as nossas Bandas.

Quanto ao Renato Peneda se entende que poderá faltar ao serviço da sua banda para integrar a BF é porque entende que em nada prejudicará a Banda ou então a empolgação foi de tal maneira que não reflectiu de forma ponderada.

Mantenho a minha posição, a ida a BF não será em nada prejudicial às Bandas Filarmónicas dos elementos! Muito pelo contrário, iremos com toda a certeza aprender novas coisas que poderemos levar para as nossas bandas.

Já ficou claro que a ida a Zamora de cada um dos músicos depende dos serviços das suas bandas. Não somos obrigados a ir. Cada um responderá por si. Caso a BF não vá com os elementos iniciais irá com outros.

Quanto ao exemplo do Jorge Ferreira creio que poderá não ser um bom exemplo.
Somos todos diferentes. O Jorge pode ser uma pessoa que não precise de descansar tantas horas como as normais 8 horas. Mesmo que tenha serviço no Domingo basta-lhe dormir um bom sono na viagem de Zamora até Portugal. E tudo depende da zona de onde embarcarmos e da zona onde o Jorge terá serviço com a sua Banda.

E aqueles músicos que ajudam esta e aquela Banda? Estes fazem maratonas de serviços em várias Bandas, percorrem vários quilómetros e desempenham bem o seu papel.

Compreendo perfeitamente a preocupação do Sr. Jorge Lima e compreendo perfeitamente a empolgação dos músicos.
Considero que não há necessidade de tanto alarmismo. Até porque ainda faltam nove meses e muito já se escreveu sobre algo que ainda nem sequer aconteceu.

Peço a todos que não intepretem mal nesta minha intervenção.
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Jorge Ferreira
Registado: 11 abr 2005, 09:06

Mensagem por Jorge Ferreira » 05 dez 2005, 15:36

Caro Jorge Lima,

Quando se realizou o 1º encontro da Banda Fórum fiz no total 550km... mas tive todo o gosto em fazer e fazia mais se necessário.

Referiu que depois de uma viagem de 700/800km não se estará nas melhores condições para realizar um serviço... como disse a Marlene e muito bem há pessoas que não necessitam de tanto descanso como outras... eu sou motorista profissional de pesados à 6 anos e não é uma viagem dessas que mete medo ou tira o descanso mesmo que fosse eu a conduzir.

No meu caso a minha banda está de férias em Agosto.

A Banda Fórum irá a Zamora comigo e com quem estiver disponivel... se não poder ir com todos os elementos iniciais irá com substitutos.

Dário Nascimento
Registado: 12 ago 2005, 08:41

Mensagem por Dário Nascimento » 05 dez 2005, 18:59

Não veijo porque tanta agitação em redor de um assunto algo simples, quem tiver serviços vai ter de pensar: Só vou para a banda forum se vir que a minha presença não é indespensavél... Esse assunto é de nivel pessoal e deve ser tratado em conjunto com a diracção da banda. Por acaso a banda até custuma fazer férias nessa altura.

Tenho a CERTEZA que vai ser tudo bem organizado.
Imagem

Imagem

Mario Cardoso
Site Admin
Registado: 30 jan 2005, 16:43
Contacto:

ZAMORA

Mensagem por Mario Cardoso » 05 dez 2005, 19:48

Estimados amigos,

- Efeitos colaterais da BF.

Creio que foi interessante falarmos um pouco sobre o assunto.
Não existem concerteza, mas, em boa verdade se diga que o facto de haver entre nós um director com a experiência do Jorge Lima, que nos alerta para para a possibilidade de existirem, se negligenciarmos alguns pormenores é, no meu ponto de vista, merecedor da nossa maior estima e consideração. É muito útil.

Divergências de opinião sempre existem como todos sabemos. Pontos de vista diferentes dos nossos são absolutamente normais. Todos vemos o mundo de maneira diferente.

Ele é um dos pouquíssimos directores de Banda que – aqui - dá a cara ao debate e fa-lo expondo e fundamentando os seus argumentos quer concordemos com eles quer não.
Expondo e fundamentando sem recear o debate e, que me lembre, sempre de forma elegante.

Porque temos um evento a realizar fora do nosso país e para o qual precisamos manter o objectivo sempre bem vivo, concentremo-nos nele. Mantenhamos o entusiasmo. Sejamos criativos e aproveitemos as ideias e as sugestões que nos façam voar mais alto sem descorar efectivamente as responsabilidade de todos e de cada um. Mas, concentremo-nos nele...

Aproveito entretanto para felicitar a ACMA, na pessoa do Jorge Lima, pelos seus 163 anos.

M.Cardoso

Renata Oliveira
Registado: 16 out 2005, 14:17

Mensagem por Renata Oliveira » 05 dez 2005, 21:16

Antes de mais queria felicitar o Sr Jorge Lima pela sua atitude para com este Fórum e seus participantes. Acho que é muito vantajoso para nós ter uma pessoa como ele a apresentar as suas opiniões e, mais importante ainda, a fundamenta-las correctamente.

O que tenho a dizer sobre este assunto ja foi dito.
Acho que, quem vai a Zamora, só vai se tiver consciência que não prejudica a sua Banda. Na minha opinião é uma decisão individual e ninguém pode culpabilizar outra pessoa senão o músico se este faltar a um serviço em que seja importante por ir a Zamora ou a outro qualquer lugar que não o serviço.

Penso e acredito que, com este evento, vai ser promovida não só o convivio mas também a evolução dos músicos e estes farão, consequentemente, evoluir as suas filarmonicas.
Imagem
Imagem

Paulo Silva
Registado: 18 nov 2005, 10:11

Mensagem por Paulo Silva » 05 dez 2005, 22:22

Saudações!

Sou recente neste fórum e toco tuba na banda de crestuma.

Gostava imenso de participar na Banda Forum mas quando me inscrevi já tinha acontecido o 1º concerto e também não tenho muita disponíbilidade. Pois sou vigilante e por vezes tenho mesmo que faltar aos concertos da minha banda por causa do trabalho. O que me deixa muito triste, mas tem de ser... :cry:

Mas se por vezes tiver que fazer uma directa para ir tocar não me custa nada.
Como se costuma dizer: "quem corre por gosto não cansa".

Vou lendo sempre que puder as noticias deste tópico porque realmente era uma experinência em que adorava participar.

Cumprimentos a todos!

Fernando Marques
Registado: 01 fev 2005, 09:59

Mensagem por Fernando Marques » 05 dez 2005, 23:38

Deixemo-nos de conversa fiada e falemos mas é de musica!...
Vamos a Zamora, ao fim do mundo, ou a outro lugar qualquer (nem que seja à conxixina, como diz a Renata).

O importante é dar a conhecer os grandes musicos portugueses que existem, fazer musica linda e conviver fraternalmente.

Venham mais dias como o 12 de Novembro e,...

VIVA A BANDA FORUM

Dário Nascimento
Registado: 12 ago 2005, 08:41

Mensagem por Dário Nascimento » 06 dez 2005, 17:18

Fernando Marques Escreveu:Deixemo-nos de conversa fiada
É isso mesmo, temos de começar a falar do acontecimento em si. Se fosse um encontro no Porto ou em Lisboa (ou locais dentro do pais) podia ser combinado com 1 ou 2 meses de antecedencia; mas isto é ir a Espanha.

Para começar vou tentar obter alguma orientação a nivel geográfico...
Post assim que tenha informação.
Imagem

Imagem

Mário Leite
Registado: 11 out 2005, 18:19

Ida a Zamora

Mensagem por Mário Leite » 06 dez 2005, 17:36

Se as inscrições tiverem abertas, contem comigo!!

Adorei a iniciativa em Santa Maria da Feira.

Tenho pena de não poder mandar muitas mensagens para forum, pois eu não tenho internet em casa e ñ tenho grande oportunidade de estar online.
-------------------------- Feliz Natal e um próspero ano novo --------------------------

Imagem

Renata Oliveira
Registado: 16 out 2005, 14:17

Mensagem por Renata Oliveira » 07 dez 2005, 15:21

Esse Pai Natal ta muito giro Mário! :D

Dário, eu já fiz pesquisa geografica desde que sou be do festival e Zamora fica mesmo coladinho a Bragança. :wink:

é isso mesmo Fernando! vamos é falar de musica! :D
Imagem
Imagem

Responder