ao maestro AFONSO ALVES

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Renata Oliveira
Registado: 16 out 2005, 14:17

Mensagem por Renata Oliveira » 13 nov 2006, 23:10

José Alves Escreveu:Sim senhor. acho que o pessoal da Banda Visconde Salreu são uns sortudos... bem haja Maestro!

Pois somos, e pelos menos quase quase todos temos noçao disso :P
Imagem
Imagem

Antero Ávila
Registado: 13 abr 2005, 15:23
Contacto:

Mensagem por Antero Ávila » 13 nov 2006, 23:21

É sempre uma grande alegria trabalhar com o Afonso.

É sempre uma experiência enriquecedora a nível musical, pedagógico e humano.

Afonso, és um grande Amigo de todos nós. Uma fonte de união e de inspiração.
Imagem
Imagem

Albino Magalhães
Moderador
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 14 nov 2006, 08:37

Caros amigos

Já muito foi escrito sobre o nosso Maestro AFONSO ALVES,
eu além de concordar que ele é uma peça muito importante da BF, queria apenas acrescentar o seguinte:

Há mais de um ano atrás, quando se começou a trabalhar na BF, e eu comecei a conviver mais com ele, tive a certeza que era a pessoa certa, além de que arranjei mais um amigo.

Como diz o Maestro " Que a música continue a fazer parte das nossas vidas "

Um Grande obrigado ao Afonso Alves.

1 abraço a todos
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

António Pinheiro
Moderador
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 14 nov 2006, 08:49

Quinta-feira passada, no final da entrevista que demos ao JN, dirigia-me com o Afonso Alves para o parque de estacionamento.

Quando nos despedíamos, o Maestro aperta-me a mão com força. olha-me nos olhos e diz:

"Tenho a certeza que vamos conseguir, que vai correr tudo bem, que vai ser um grande concerto"

Eu fiquei sem palavras, mas algo dentro de mim começou a palpitar.

As palavras que pronunciou antes do concerto, arrepiaram-me ainda mais, mas foi a sua entrada no final da abertura que demonstrou o quanto este homem confia em nós e confia no seu trabalho.

Mais: antes da abertura, o maestro acompanhou-me (a mim e ao quintento) até à entrada principal do auditório. Lá, não precisou de dizer nada. Apenas aquele sorriso de confiança, e um "Força, António!" que me encheu de ganas.

Fizemos um grande concerto. De emoção, de sentimento, de alegria, de gana!!!
Imagem
Imagem

Fernando Marques
Registado: 01 fev 2005, 09:59

Mensagem por Fernando Marques » 14 nov 2006, 09:26

Humberto

Não percebi os teus comentários relativamente a pessoas que diziam mal e que criticavam a BF. Eu ainda não ouvi ninguém dizer mal.

Mas se tu o dizes, é porque ouviste ou conheces situações que eu desconheço.

Sendo isso verdade, só quero dizer o seguinte.
As pessoas que diziam mal, deviam concerteza estar a colocar-nos a fasquia ao nivel de uma banda profissional, em que tudo teria de ser perfeito. Mas, tal como já disse o nosso maestro, com muitos mais ensaios, o nivel da BF aumentaria bastante, mas aí deixaria de ser a NOSSA BANDA FORUM. Por isso, deixem falar as más linguas... o concerto do dia 12 falou por si. Foi LINDO o que se lá passou. Tudo o que se diga para além disto, é pura especulação.

FACTOS VERDADEIROS SÃO ESTES :
- Nós somos a grande BF
- Temos orgulho em pertencermos a este grande grupo, que se pretende de convivio e de amizade.
- Fazemos musica, apenas pelo grande prazer que a musica nos transmite.
- Vivemos e sentimos a MUSICA e a AMIZADE.
- Bebemos uns copos, fazemos musica, ganhamos cada vez mais amigos
e SOMOS MAIS FELIZES.

QUANTO AO NOSSO MAESTRO :
- Ele é a pessoa certa no lugar certo.
- Deve ter defeitos como qualquer ser humano, mas eu não lhos conheço. Até agora só vi virtudes.
- O profissionalismo dele aliado à sua humildade, são as maiores virtudes que um maestro pode ter. E ele tem.
- Palavras para quê... o seu valor está bem patente em tudo o que já fez.
- Se alguém disser mal... só pode ser inveja ou mau caracter.
- Eu tenho muito orgulho em conhecê-lo agora mais de perto.
- Antes de o conhecer, eu já admirava o seu trabalho.
- É UMA PESSOA EXTRAORDINÁRIA.... está tudo dito !!!!...

VIVA A BANDA FORUM.... É COMPOSTA POR PESSOAS DO MELHOR QUE HÁ !!!!....

Rui Pereira
Registado: 30 jan 2005, 17:20
Contacto:

Mensagem por Rui Pereira » 14 nov 2006, 10:14

Apesar de não saber o que hei-de de acrescentar neste tópico tão brilhantemente feito pelo Humberto, quero aqui deixar o meu testemunho quanto ao Maestro Afonso Alves.

Só o simples facto de um Maestro com o seu prestígio abraçar este projceto, só per si ja quer dizer muito... ele teve a coragem para pegar num grupo de músicos que apenas querem conviver e partilhar experiências e consegui levar esse grupo a uma das maiores salas de espectáculo do país! É claro que o Maestro não fez tudo sozinho, e também muito se deve a todos os Filarmónicos que participaram na Banda Fórum, mas grande parte do trabalho foi sem dúvida feito por Afonso Alves! Para mim, muito mais do que os aspectos técnicos, é a maneira de liderar um grupo que realmente conta... e nisso, o Maestro Afonso Alves, safa-se muito bem... é um excelente condutor de homens!

Maestro Afonso Alves, obrigado por tudo aquilo que constantemente nos ensina, e obrigado por acreditar em nós!

A Banda Fórum é um sucesso!
Rui Pereira - Percussionista

Banda Musical de Gondomar
Conservatório de Música do Porto

http://www.fotolog.com/bandalhos_bmg

Imagem

Maria João Lopes
Registado: 20 mar 2006, 10:59

Mensagem por Maria João Lopes » 14 nov 2006, 12:16

É difícil acrescentar mais alguma coisa…mas por mt que já se tenha dito e escrito, também eu quero deixar umas parcas palavras (são poucas, mas sentidas) ao nosso Maestro.

Caro Maestro e Amigo: :D

Obrigada por ter abraçado este projecto de alma e coração!

Demonstrou que está no lugar certo…sobretudo por partilhar connosco o amor pela música Filarmónica!

As pressões de que foi alvo, as críticas que recebeu, o veneno que nesta ultima semana polvilhou o fórum…..ainda assim manteve-se igual a si próprio! Humilde, simples, emotivo, modesto, objectivo, profissional, mas acima de tudo FILARMÓNICO!

Obrigada maestro por tudo o que nos ensina!

Obrigada por acreditar em nós!

Obrigada por ter partilhado este momento único!

Obrigada por ter feito uma das páginas mais bonitas da história das Bandas Filarmónicas! O seu punho está lá!

Obrigada por também nos ensinar a dizer aos quatro ventos que somos orgulhosamente Filarmónicos!

“Que a Banda Fórum continue a fazer parte da sua vida!” :D :D :D

Beijocas Filarmónicas!

Angela Gonçalves
Moderador
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 14 nov 2006, 13:12

De facto, já começa a ser dificil acrescentar algo sobre o maestro Afonso Alves.

Como já foi dito várias vezes, o nosso Maestro é de facto uma pessoa fenomenal, que conseguiu abraçar este projecto com uma garra indiscritivel, e conseguiu dar-nos sempre a força para avançarmos e para acreditarmos em nós próprios cada vez que subiamos a um palco.

O Maestro sempre motivou cada elemento da BF para que este se superasse a si mesmo, para que fosse Mais Alto e Mais Longe....

Em parte graças ao Maestro Afonso Alves a BF está a ir Mais Alto e Mais Longe...

As palavras de incentivo pronunciadas antes do concerto nos bastidores, foram palavras muito sábias quando já estavamos todos a acusar o "nervosismo" que acaba por ser normal antes de uma entrada em palco, e como esta entrada ainda ía ser mais especial, ía ser diferente.

Por esta entrada original e diferente, isto se falarmos no contexto filarmónico, abrirmos de forma ímpar um concerto que vai ficar na história.

Em conversa penso que com o Albino, falamos que íamos fazer história, mas que este concerto só iria ter a devida importância daqui a muitos anos, tal como em tudo o que fica na história só é dado o devido valor passados muitos e muitos anos, o que é pena.

De qualquer forma este concerto ficou e muito marcado nas nossas vidas e nos nossos corações.

Como tal só posso deixar o meu muito Obrigado por fazer parte da BF
sax_contra
Imagem
Imagem

Lidia Antunes
Registado: 10 out 2005, 20:20

Mensagem por Lidia Antunes » 14 nov 2006, 17:31

Quanto aos críticos a quem se refere o Humberto, aqui vai a minha velha máxima:

................"Os cães ladram e a caravana passa :!: "............

Saudações Filarmonicas :wink:
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

Júlio Ferreira
Registado: 14 out 2005, 11:08

Mensagem por Júlio Ferreira » 14 nov 2006, 19:12

Olá filarmónicos!

Como puto velho que sou tenho de me alongar um pouco no discurso sobre o Alves.

Conheci o Alves em 1988, ano em que entrei para a Banda Militar. Nesse ano o Alves ainda era 2.º Sargento, mas sê-lo-ia por pouco tempo. Acompanhei a sua ascensão a 1.º Sargento e durante um ano de vida militar que partilhamos fomos mt próximos. Mesmo em regime militar já o tratava por Alves…não o via como Sargento, mas como um grande Amigo…

Entretanto surge uma faceta do Alves que eu desconhecia….a Composição!

E esta eu tive o prazer de acompanhar, sempre de perto! E a primeira musica que executei do parece mentira, mas é verdade: “Vamos ao circo”…logo eu um palhaço que faço rir toda a gente…coincidência!!!

Os anos foram passando…

E voltei a encontrar o Homem, o Sargento, o Amigo, o Alves na Banda Fórum. Mais maduro, mas sempre a mesma pessoa! Bem...eu também amadureci, mas não passei disto!

E este lugar que actualmente ocupa na BF foi feito à sua medida.

Além disso, se os critérios são os mesmos desde início, e como o Alves é nosso colega, faz parte do núcleo duro! Ele mais do que ninguém!

“Enquanto algumas pessoas tentam de tudo para serem marcantes, outras agem naturalmente tornando-se inesquecíveis!" e o nosso Alves é mesmo assim…Naturalmente tornou-se uma peça fundamental da Banda Fórum.

Esta é uma equipa ganhadora! E como na equipa que ganha, não se mexe, não queiram mudar a estratégia do jogo! Criticar só por criticar não nos leva a lado nenhum! Não vale a pena andarem paus mandados, a encabeçar um movimento de pólvora, que como diz o Humberto, não passa de pólvora seca…nós puxamos o gatilho no Domingo….e? nada! Tudo não passou de um golpe baixo, mas com um rastilho mt curto…..Fizemos História! Meus amigos….não digo para roerem os ossos, mas curvem-se perante quem tudo tem feito pelas Filarmónicas, a todos os níveis!

Há lugar para todos…. Uns conseguem com trabalho, dedicação, empenho, coragem, abnegação, suor e muitas lágrimas…os outros querem singrar à custa de outros feitos!!!
Apenas procurámos um homem de valor, e com ele conseguimos a Vitória do nosso sonho!

A BF muda de maestro quando tiver de mudar. Este é um projecto de todos e não de alguns! Ninguém está aqui para se auto-promover! Estamos todos unidos em levar “Mais alto e mais longe” a música filarmónica, o espírito filarmónico!

“É pela quantidade de trabalho fornecida pelo artista que medimos o valor de uma obra de arte” Guillaume Apollinaire

Caro colega e amigo:

Obrigada por acreditar em nós! Pelo apoio que nos tem dado! Pelo trabalho honesto que tem feito! Por pertencer a esta “família” de filarmónicos! Por ser quem é!

Como alguém já disse: “ Que a BF continue a fazer parte da sua vida!”

Abraço
Júlio Ferreira

Imagem
Imagem

Daniel Oliveira
Registado: 12 set 2005, 10:08
Contacto:

Mensagem por Daniel Oliveira » 15 nov 2006, 01:08

Olá a todos!!!

Quando acabei de ler o post do Humberto “LER E REFLECTIR…”, fiquei muito triste porque, quando ele se referiu ao que acontecera na semana antecedente ao concerto no Europarque, pensei que, de certa forma, era um recado para mim. Não querendo criar novamente o clima que criei (que incansavelmente repito que não foi intencional) decidi responder ao tópico, não publicamente mas sim por mensagem privada ao Humberto.

O que é certo é que o Humberto, depois de ter lido a minha mensagem, me adicionou no Messenger e, com alguma sorte de ambos, me encontrou online. Começamos então a conversar sobre o que ele tinha escrito e sobre o que eu lhe tinha respondido e ele aprontou-se em afirmar que não havia recado nenhum para mim.
Humberto Moreira Escreveu: Obviamente que não me estou a referir ao colega que escreveu os post’s, pois esse tenho a certeza que não o fez por mal, mas sim por honestidade
Realmente, o Humberto razão e em boa hora lhe respondi privadamente, não fosse haver outra vez um mau clima.

Como disse o Humberto, eu quando escrevi os post’s não o fiz por maldade mas sim por honestidade mas a minha honestidade saiu-me caro porque fico com a sensação que alguns não gostaram que eu exprimisse as minhas opiniões publicamente.

Não só a esses colegas, mas sim a TODOS, incluindo organização e Maestro venho pedir publicamente desculpa pelo clima que criei que reconheço ter vindo em má hora visto que a Banda Fórum se preparava para o grande concerto do Europarque.

Quero dizer também a todos, se conseguir voltar a participar na Banda Fórum, que o farei com todo o gosto e que este pedido de desculpa será novamente feito, mas dessa vez pessoalmente.

Agradecido pela vossa compreensão,

Daniel Oliveira – Banda Filarmónica da Mamarrosa

Um abraço a todos!!!
Saudações Filarmónicas!!!

Daniel Oliveira

Banda Filarmónica da Mamarrosa (Mama da Bandarrosa :lol: )
OLMA - Orquestra Ligeira da Mamarrosa

Salomao Abreu
Site Admin
Registado: 29 ago 2003, 21:52
Contacto:

Mensagem por Salomao Abreu » 15 nov 2006, 10:19

Eis o que é a humildade, o sentido do colectivo e o respeito!

Estás de parabéns, Daniel, pela tua atitude e postura, mesmo que as tuas opiniões se distanciem, em alguns pormenores, de outras.

Contamos voltar a ter-te connosco muito em breve.
Salomão Abreu

Imagem

Antero Ávila
Registado: 13 abr 2005, 15:23
Contacto:

Mensagem por Antero Ávila » 15 nov 2006, 11:02

Eu acho que a diferença de opinião exposta assim é uma mais valia e enriquece o forum. Já o tinha dito no outro post.

Daniel, não leves a mal o pessoal ter-te pressionado a dizeres concretamente o que discordavas. O que se passa é que estamos um bocado "escaldados" com outras situações, que nada têm a ver nem em conteúdo nem em carácter com a tua.

Fizeste bem em pedir esclarecimentos. Fizeste-o de uma forma clara e sem atingir ninguem. E as dúvidas que tinhas foram certamente dúvidas de muitos. Assim, muitos ficaram esclarecidos graças à coragem que tiveste em colocá-las.

A questão da "má hora" é muito relativa. Tinhas as dúvidas e tinhas de colocá-las.

Para mim tudo está esclarecido e como expuseste sempre os assuntos de forma elevada, coerente, e mostrando compreensão, nem vejo necessidade de pedidos de desculpa. Está tudo esclarecido. Digo eu...

Abraço.
Antero.
Imagem
Imagem

Renato de Almeida
Registado: 06 jul 2005, 18:33

Mensagem por Renato de Almeida » 15 nov 2006, 14:59

Boas!

Só deixo aqui este post para reforçar o que o Antero referiu. Como também eu mencionei anteriormente noutro tópico: estamos num fórum, portanto as opiniões e dúvidas são para ser expostas e esclarecidas sempre que haja possibilidade para isso.
Eu, particularmente, não vejo necessidade de nenhum pedido de desculpa pessoalmente. Já o fizeste aqui pois a tua consciência assim achou que deverias fazer. Mas pessoalmente para todos e não sei quê... acho que não há necessidade.

Abraços
Piccolo

Miguel Pedruco
Registado: 23 mai 2005, 10:22

Mensagem por Miguel Pedruco » 15 nov 2006, 15:09

Salomao Abreu Escreveu:Eis o que é a humildade, o sentido do colectivo e o respeito!

Estás de parabéns, Daniel, pela tua atitude e postura, mesmo que as tuas opiniões se distanciem, em alguns pormenores, de outras.

Contamos voltar a ter-te connosco muito em breve.
Tenho de admitir que a postura do Daniel sempre foi a mais correta e dar-lhe os parabens por isso...

Estamos num lugar de discussão de ideias, e sem as expor-mos com honestidade e franqueza não chegamos a lado nenhum..

Parabens também aos colegas e aos administradores que manteram sempre a cordialidade nas respostas... :wink:
ISEP || CMP

Responder