CONVITE PARA 1º FESTIVAL HISPANO-LUSO DE ZAMORA

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Humberto Moreira
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Contacto:

...

Mensagem por Humberto Moreira » 28 nov 2005, 20:38

Estou lá contem com isso...a n ser q a minha banda vá a Paris nessa altura cm esta previsto mas vamos la ver...se é antes ou depois :P
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Andreia Lemos
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Contacto:

boa!

Mensagem por Andreia Lemos » 28 nov 2005, 21:51

Agora já não têm a desculpa do serviço da banda! :wink:

'Bora lá' pessoal! :D
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

António Pinheiro
Moderador
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 29 nov 2005, 00:01

Olá a todos!

Estou extremamente satisfeito coma ida da BF a Zamora.

Desta vez conto poder ir, apesar de estar dependente de motivos profissionais e pessoais.

Em 2006 irá acontecer algo na minha vida que vai mudar muita coisa, inclusive o planeamento das minhas férias.

Contudo, como as minhas férias são marcadas em Março penso não haver problema.

Estou confiante não só na minha presença, como também no sucesso da BF!

FORÇA A TODOS!

"Não é suficiente ter conhecimento, há que o aplicar. Não é suficiente ter desejos, há que os realizar!" - Goethe
Imagem
Imagem

Ricardo Sousa
Registado: 12 out 2005, 06:49

Mensagem por Ricardo Sousa » 29 nov 2005, 05:40

Estou sem dúvida, completamente surpreendíssimo com esta novidade...
Alguma vez me passaria pela cabeça o alargamento de isto tudo a esta escala! Pois é, nunca.
Fico muito contente como é claro e digo desde já que estarei quase de certeza presente neste belo e ainda "misterioso evento" :lol: .
Como tal ficarei a aguardar novas e fresquinhas, sempre com a perspectiva de ansiosidade... :)
Um abraço musical a todos.
"Se o mundo inteiro pudesse sentir o poder da harmonia" W.A. Mozart.
Talvez alguns cães falassem e algumas pessoas ladrassem...

Firmino Almeida
Registado: 24 out 2005, 08:12

Mensagem por Firmino Almeida » 29 nov 2005, 11:01

Contem também comigo!!!

Fiquei mesmo supreendido com o convite. Estão a trabalhar bem os administradores do site.

Sei que as inscrições só vão estar abertas para eventuais falhas na BF original, mas caso abram excepções gostaria que a minha namorada fosse, ela toca flauta. Ela ainda não está inscrita no Fórum, mas brevemente estará.

João Paulo Ferreira
Registado: 19 out 2005, 21:53

Mensagem por João Paulo Ferreira » 29 nov 2005, 11:48

Eu também vou!!! Podem contar comigo.
Espero bem que não me apareça nenhum serviço para esses dias! De qualquer maneira já anotei na minha agenda!

Júlio Ferreira
Registado: 14 out 2005, 11:08

Mensagem por Júlio Ferreira » 29 nov 2005, 14:38

espero que tudo seja resolvido dentro dos parámetros normais,

eu estou lá.

é lógico que é um fim de semana complicado,quase todas as bandas

têm festa, mas a organização mais uma vez vai estar á altura da situação.

estou há espera de novidades!!!!!

um abraço. :D :D :D :D

Jorge Lima
Registado: 03 fev 2005, 15:23

Ida da Banda Fórum a Zamora

Mensagem por Jorge Lima » 29 nov 2005, 15:25

Parece estar a "preparar-se" algo que já previa aquando da ideia de criar a “Banda Fórum”. Tem sido pregado aos quatro ventos que o Fórum serve (ou deveria servir???) para unir e lutar pela defesa, e interesses, das Bandas/Filarmónicas. Inclusivé criaram-se Tópicos para o efeito, onde tal é debatido e às vezes mesmo ultrapassado...
Conviver é agradável e saudável, mas peço que leiam com atenção os fins para que foi criada a Banda Fórum.
Creio que a seguir o rumo que “as coisas” levam, estaremos em presença (dentro de muito pouco tempo...) de uma situação idêntica a um caso muito badalado e criticado, às vezes de forma injusta, desleal e imprópria, que talvez tenha sido a causa do seu desaparecimento total do Fórum (apenas resta a entrevista...).
Senhores responsáveis (administradores) do site e senhores músicos, não se entusiasmem em demasia, ou poderão (será o mais certo...) estragar planificações, algumas plurianuais, o que poderá resultar em prejuízos e consequências muito graves para as Associações que integram Bandas Filarmónicas e que apostam, e bem, na área da formação.
Não quero ser pessimista, nem tão pouco alarmista, antes pelo contrário, pretendo ser realista.
Já li aqui intervenções, das poucas que ainda há, que me fizeram arrepiar... Não de frio nem de medo, mas sim de estupefacção !!!

Jorge Lima
Presidente da Direcção da ACMA

Albino Magalhães
Moderador
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 29 nov 2005, 15:44

Amigo Jorge Lima

Compreendo o quer dizer, mas a minha opinião e naõ só é que não tem nada a ver.

Se já leu tudo o que aconteceu, verifica que foi táo só e apenas um Grande convívio de músicos, e que por ter sido como foi é que todos ficaram com vontade de repetir como aliás está aqui referido.

No entanto ninguém está a pensar prejudicar a Banda onde é músico, também relativo a esta questão todos ressalvaram a possibilidade de terem ou não serviço.

Sendo assim, e na minha opinião não vejo qual a relação entre a situação que referiu e a Banda Forum.

Um Abraço
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

Vitor Dias
Site Admin
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 29 nov 2005, 15:45

Caro Jorge Lima

Nós os administradores, maestro e todos os elementos que composeram a banda, estamos de pés bem assentes na terra.

Sabemos que iniciativas destas causam no meio filarmónico muita polémica, mas estamos de consciência tranquila e de "peito aberto".

Não estamos aqui para competir com bandas, até porque é delas que vêm os "nossos músicos". Verá muito em breve que as bandas só terão a ganhar com a nossa presença.

Quanto ao facto de as associações poderem ficar prejudicadas com a nossa presença, diga-nos onde isso poderá acontecer. É para isso que o fórum serve e o Sr. Jorge com a experiência quer tem, em muito nos ajudará. Seremos os primeiros a dizer: "alto, temos que ter cuidado neste ou naquele aspecto. Prejudicar as bandas nunca."

Repare que tivemos por exemplo o cuidado de antecipar a nossa vinda de Espanha para que ninguém faltasse aos seus serviços.

Infelizmente estamos habituados a menosprezar o que é nosso (português). Veja o caso dos responsáveis de Zamora que nos contactaram e vieram cá propositadamente falar connosco. Porque será?

Sr. Jorge, contamos mais uma vez com a sua frontalidade e sabedoria, pois conhecemo-nos e sabemos que é dos que vêm por bem.

Um grande abraço

Jorge Ferreira
Registado: 11 abr 2005, 09:06

Mensagem por Jorge Ferreira » 29 nov 2005, 16:56

Caro Jorge Lima,

Compreendo as suas palavras de preocupação mas julgo que não há motivo para tal, a banda fórum não andará por ai a competir com outras bandas em romarias ou outra coisa qualquer, nem os administradores do site quererão que as bandas de onde são originários os seus elementos fiquem alguma vez prejudicadas como se vê no cuidado que tiveram em relação ao concerto a realizar em Zamora...

A banda fórum é um grupo de filarmónicos que se juntaram por amor à música, gratuitamente sem qualquer tipo de interesses, somos um grupo de amigos!

A BSP tem o seu projecto... não tem nada a ver com a banda fórum, são coisas completamente distintas.

Gostava de saber quais são as afirmações "arrepiantes" que leu... eu não as encontro (do meu ponto de vista).

Para terminar, gostei da forma séria e frontal com que abordou o assunto.

Andreia Lemos
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Contacto:

onde está o mal??

Mensagem por Andreia Lemos » 29 nov 2005, 18:52

Acho que eventos destes não prejudicam em nada as nossas bandas, muito pelo contrário, até ajudam.

Os músicos reunem-se por amor à música e tocam outro repertório, com outros músicos, outro maestro... Só se ganha com experiencias novas, que depois se poderão reflectir na banda de origem.
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Mario Cardoso
Site Admin
Registado: 30 jan 2005, 16:43
Contacto:

Banda Forum

Mensagem por Mario Cardoso » 29 nov 2005, 19:59

Amigo Jorge Lima,

Sei que nos poderá ajudar muito com a sua experiencia, como diz o Vitor.

Por favor colabore e diga-nos, sempre que entender oportuno, em que deveremos reflectir.

Em primeiro lugar as Bandas Filarmónicas. Disso não haja qualquer dúvida.

A Banda Fórum servirá para as engrandecer e nunca o contrário.

Um abraço
M.Cardoso

Angela Gonçalves
Moderador
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 29 nov 2005, 20:05

Caro Jorge Lima:

Vou falar não só no meu nome, mas também no nome do António Pinheiro.

Sinceramente nós é que trememos de estufacção ao ler o seu comentário....

E Muito sinceramente não concordamos em muita coisa que disse, como por ex:

-"Creio que a seguir o rumo que “as coisas” levam, estaremos em presença (dentro de muito pouco tempo...) de uma situação idêntica a um caso muito badalado e criticado, às vezes de forma injusta, desleal e imprópria, que talvez tenha sido a causa do seu desaparecimento total do Fórum (apenas resta a entrevista...). "

Aqui creio que se está a referir ao projecto BSP, mas desculpe acha que sim... A BSP é um grupo de músicos professionais que está a ganhar dinheiro, nós na Banda Forúm não ganhamos nada e somos amadores.
Falando agora em meu nome pessoal para ir à Banda Forúm fiquei em casa da minha madrinha que por acaso mora perto de Sta Maria da Feira, fui de camioneta, fiz uma viagem de mais de 3 horas sozinha, saí de Lisboa às 9h da manhã. Levei os objectos pessoais e um Sax-Barítono, o que não é assim tão fácil de transportar, pois pesa quase 10 kgs. Parti à aventura, por amor à música e por achar que esta ideia pode beneficiar e muito as Bandas Filarmónicas, porque ao irmos e dizermos de onde somos, o que tocamos, o que fazemos, estamos a criar laços de amizade e quem sabe futuros intercâmbios entre bandas (prejudicar, não vejo onde).

O Jorge Ferreira que tocou oboé, é de Loures que para quem não saiba fica nas imediações de Lisboa, no sábado também saíu muito cedo de casa para se juntar a um grupo de músicos que iam tocar por gosto. O Jorge, a quem peço desculpa por estar a falar por ele, gastou como já disse noutro tópico dinheiro em gasolina e portagens, para não falar do cansaço que é fazer uma viagem de cerca de 300 kms. Mas também como ele já o disse repetia com todo o gosto.

Assim como ele e todos os outros músicos que ali estiveram repetiam o dia, o convivio, pois o dia correu às mil maravilhas, tivemos umas instalações óptimas para podermos trabalhar. Convivemos com pessoas diferentes, com opinões diferentes e com formas diferentes de ver a música e aprendemos muito com isso.

Só quem esteve lá e tocou ou assistiu ao concerto pode perceber o que realmente se passou, pura e simplesmente 50 músicos filarmónicos juntaram-se por amor à música, se não expliquem-me como se consegui preparar um concerto com a qualidade que teve apenas com um ensaio de 2 horas??????????? Neste momento estou a ouvir a gravação do concerto e estou a gostar muito, os músicos funcionaram muito bem entre si.... PORQUÊ???? Eu respondo, porque todos fomos para lá por amor à música, mais nada.

-"Senhores responsáveis (administradores) do site e senhores músicos, não se entusiasmem em demasia, ou poderão (será o mais certo...) estragar planificações, algumas plurianuais, o que poderá resultar em prejuízos e consequências muito graves para as Associações que integram Bandas Filarmónicas e que apostam, e bem, na área da formação. "

Não me parece que alguém esteja a querer prejudicar a sua banda, todos nós temos bom senso e "amor à camisola", tenho a certeza que nenhum de nós queria ver a sua banda prejudicada em algum aspecto. Muitos já manifestaram a sua pena em não irem ao concerto em Zamora se a sua Banda tiver serviço, neste caso estou safa pois a minha banda faz férias em Agosto.

Por exemplo o António, um dos autores da ideia, não pode ir ao encontro porque teve serviço com a Banda, a gravação do CD, esteve com a Banda dele, não a prejudicou.

Como já disse o Vitor Dias, projectos como este causam sempre polémica. O que é péssimo, apenas estamos a inovar. Fizemos um encontro de músicos que participam neste fórum, qual é o mal de nos encontrarmos de novo e de fazermos concertos?????? Convite para ir a Espanha melhor ainda, vamos mostrar o que de bom se faz no nosso país além fronteiras, melhor para nós e possívelmente para muitas bandas que podem vir a ser convidadas a fazer concertos em Espanha.

-"Não quero ser pessimista, nem tão pouco alarmista, antes pelo contrário, pretendo ser realista. "

Sinceramente não consigo perceber a realidade que quer ver, porque a única realidade que vi naquele encontro foi simplesmente um conjunto de músicos a conviver e a querer tocar....

Convivemos sim, foi um dia 5 Estrelas, todos nós nos divertimos, foi cansativo sim, tivemos um ensaio de 2 horas exaustivo mas que resultou num concerto que superou todas as espectativas, desde o simples músico ao maestro.
Todos trabalhamos para uma única causa..... A realização de um dia para marcar e mudar o mundo filarmónico português para melhor.

O próprio Antero que não pode estar presente deu-nos a honra de pudermos estrear uma das suas obras. O Maestro Afonso Alves compôs uma peça para assinalar o evento.

Quer mais provas em que houve união????

Peço desculpa por ter-me alongado tanto.
sax_contra
Imagem
Imagem

Renato Peneda
Registado: 26 ago 2005, 08:27

Mensagem por Renato Peneda » 29 nov 2005, 20:52

Concordo! No entanto, penso que o Jorge tem uma certa razão no que diz. É claro que não faz sentido, pelo menos para já, criar tanto alarmismo. Ainda falta muito tempo para a ida a Zamora, e estou certo de que ninguém quererá prejudicar a sua banda com isso. Como já disse numa mensagem anterior, penso que qualquer banda compreenderá que, caso o seu músico tenha de faltar para integrar a Banda Fórum, isso só lhe trará coisas positivas, e até para a banda.

Vamos então manter a cabeça fria e esperar pelos acontecimentos, sem tempestades em copos de água e sem excitações exageradas.
Percussão
Momentum Perpetuum - Orquestra de Jovens de Portugal
Banda de Música de Moreira da Maia

Responder