BANDAFÓRUM - que futuro

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Marlene Dias
Mensagens: 1112
Registado: 30 ago 2005, 10:41
Localização: Vale de Cambra

Re: ...

Mensagem por Marlene Dias » 01 jun 2006, 07:58

Humberto Moreira Escreveu:
A Questão nada tem a ver com o Europarque ou Zamora, nem com a a questão do tocar bem ou mal que refere o Dário, nada disso, isso são apenas enfeites quanto a mim, é algo mais profundo, um renovar de mentalidades e um incutir de responsabilidades que tem de ser gradual e que alguns já sentem por dentro...
Para mim o cerne de toda a questão está neste comentário do Humberto.

A Banda Fórum é constituida por músicos de todos os niveis, de todo o país que têm um objectivo comum - conviver, tocar e principalmente fazer a diferença.

É uma Banda da Net onde não se pretende o lucro quando se toca mas unica e simplesmente tocar...porque todos gostamos de tocar...

Se tocamos bem ou menos bem, pelo menos tocamos e fazemos aquilo que gostamos...queremos mostrar que a música não é um negócio mas sim, e na minha opinião, uma virtude de quem é capaz de a executar.

Vamos dar o nosso melhor mas não devemos amedrontar-nos se não correr como planeamos.

A intenção é mostrar o SONHO....

Tentar mudar as mentalidades...

Conviver....Fazer Música .... (com responsabilidade...)
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Avatar do Utilizador
Jorge Ferreira
Mensagens: 974
Registado: 11 abr 2005, 09:06
Localização: Fanhões (Loures)

Mensagem por Jorge Ferreira » 01 jun 2006, 11:17

As minhas ideias acerca da Banda Fórum vão ao encontro da intervenção inicial do Humberto.

Somos um grupo extraordinário mas atenção... nem só dos músicos depende a Banda Fórum...

Avatar do Utilizador
Júlio Ferreira
Mensagens: 497
Registado: 14 out 2005, 11:08
Localização: Santa Maria da Feira

Mensagem por Júlio Ferreira » 01 jun 2006, 13:54

meus amigos/as, eu não keria msmo dizer nada, mas tenho de o fazer, até para ficar de bem cmgo msmo. :oops: :oops:
concordo com td o k li,uns mais, outros menos, kuando em sintra pensei em organizar um encontro com o pessoal, foi na intenção de estar-mos tds e não só alguns,falei com os administradores e chegamos há conclusão, de ser como foi,kuando disse ao António que ia tentar o europrque, ele tbm tentou uma outra sala deste país,consegui/mos,eu disse ESTA MALTA MERECE ISTO, meus amigos/as estou msmo triste,não pelo dia de sábado, porque axo k foi benéfico para tds os que estiveram presentes,mas sim pela minha dedicação ao encontro de tds, é lógico k ngm me pediu nadam faço pork kero e GOSTO.
o que me deixa msmo triste é k para se inscrever, não faltou pessoal, e o resto meus amigos!!será k receber os papeis em casa e olhar para eles é o suficiente?será k a BANDA DA NET, já corre pelo país fora e a malta quér é curtir uns dias em espanha, ao encosto do sacrificio dos outros?
o europarque? será para as pessoas se mostrarem e dizer k também fazem parte desta BANDA?não meus amigoa/as é mt mais k isso!!! ó levantamo-nos de vez, ou caímos por completo :xmas o que me intristece mais, é k estamos aqui a gastar tempo, sempre para os msmos, há músicos, que a unica coisa que fizeram até agora, foi a sua inscrição, nunca cá apareceram,mas no dia da partida lá estaram, não falo em geral, porque sei que ouve situações em que não foi msmo impossivel, mas ouve casos, em que não estiveram porque não quiseram.ISTO DE DEDICAÇÃO E SACRIFICIO É MT COMPLICADO NESTAS SITUAÇÕES, mas sem isto, não vale a pena ser-mos 75/80 músicos, os 55/60 do primeiro concerto, mais alguns, xegam para o que queremos.
sei k vou ser mál interpretado por mts, mas não podia deixar de o fazer, por isso é que digo que estou velho e dezatualisado para isto.


p.s deixo aqui uma ideia,para ter-mos tds a certesa,de que o encontro de sábado, faltou mt gente por estarem tds já com compromissos,vamos marcar um outro em junho julho de acordo com tda a gente, fico há espera para ver...
Júlio Ferreira

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Ulisses Ávila
Mensagens: 672
Registado: 27 fev 2006, 21:31
Localização: Velas (S. Jorge - Açores) / "Bijeu"

Mensagem por Ulisses Ávila » 01 jun 2006, 14:24

Júlio Ferreira Escreveu:p.s deixo aqui uma ideia,para ter-mos tds a certesa,de que o encontro de sábado, faltou mt gente por estarem tds já com compromissos,vamos marcar um outro em junho julho de acordo com tda a gente, fico há espera para ver...
Abram um tópico de votação... :wink:
Ulisses Ávila 2008
"Bijeu"
Imagem

Avatar do Utilizador
Maria João Lopes
Mensagens: 202
Registado: 20 mar 2006, 10:59

Mensagem por Maria João Lopes » 01 jun 2006, 15:02

Caros Músicos:

Apesar de ser "caloira" na Banda Forum queria partilhar convosco algumas ideias que me ficaram da leitura deste tópico, espero que não me interpretem mal...
Não venho aqui com o discurso moralista nem paternalista, mas apenas com parcas palavras para despertar a nossa consciência musical, sim só essa, porque a outra - consciencia - é a vida que nos encarrega de ensinar.
A Banda Forum proporcionou o contacto entre vários músicos, de diferentes pontos do pais, de diferentes bandas filarmónicas, de diferentes escolas e de diferentes estilos de regência. É útil e enriquecedor partilhar tudo isto, se dúvidas restavam, essas foram esclarecidas nos vários encontros já realizados.

Contudo, e agora vem o reverso da medalha.....

Se de facto, queremos formar um grupo coeso, e dentro de tanta diversidade, mais ou menos uniforme temos de arregaçar as mangas, e por pés ao caminho.

Não vamos "por por terra" o trabalho, a dedicação e o empenho de tanta gente que já nos proporcionou tanto - e acredito que continuará a proporcionar -...

Por isso deixo aqui o meu apelo:

Aos músicos - trabalho, dedicação, espírito de sacrificio e empenho; :D
Aos organizadores - confiança :)

sugiro que nos encontremos pelo menos mais uma vez, antes de Agosto, para estudarmos todos em conjunto as peças.Poderão contar comigo para o que for necessário.

Beijos a quem é de beijos e abraços a quem é de abraços :D :D :D

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 01 jun 2006, 16:39

Quando me referi á qualidade musical, não pedi para sermos profissionais... Pedi para mostrarmos que a musica filarmónica portuguesa é de qualidade, afinal vamos tocar a Zamora e a um palco onde as espectativas (como já foi referido) são muitas.
Não se trata de modificar as "bases" da banda forum, mas se pensarmos assim:
+ esfoço = + concertos
+ concertos = + convivio

É simples... Que façamos um ensaio antes de Agosto sou totalmente de acordo.
Sei que é dificil por vezes encontrar condições para vir ao norte ou sair a um sabado, mas como já disse o Julio: "Com esforço faz-se tudo". E acho que eu, a Patricia, os administradores, o Julio, o António, a Angela (entre muitos, ou mesmo quase todos os presentes) somos prova disso...

Cada vez concordo mais com o sistema de inscrições: vão-se inscrevendo consuante o numero de concertos já realizados (mas esses critérios deixo-os para a administração)
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Jorge Ferreira
Mensagens: 974
Registado: 11 abr 2005, 09:06
Localização: Fanhões (Loures)

Mensagem por Jorge Ferreira » 01 jun 2006, 16:49

A ideia de outro ensaio é realmente boa, mas está a começar a temporada de festas ai para o pessoal do norte e se calhar será complicado... mas porque não tentar? mesmo correndo o risco de sermos os mesmos :roll:

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 01 jun 2006, 16:54

Jorge Ferreira Escreveu:A ideia de outro ensaio é realmente boa, mas está a começar a temporada de festas ai para o pessoal do norte e se calhar será complicado... mas porque não tentar? mesmo correndo o risco de sermos os mesmos :roll:
Mesmo que sejamos os mesmo, ficamo-nos a conhecer ainda melhor...
Por mim, desde que seja a um sabado não há problema nenhum... Ao domingo já é mais dificil porque custumamos ter serviços a quase todos os domingos nessa altura...
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Lidia Antunes
Mensagens: 126
Registado: 10 out 2005, 20:20
Localização: Matosinhos / Castanheira do Vouga - Águeda

..

Mensagem por Lidia Antunes » 01 jun 2006, 21:59

Júlio Ferreira Escreveu: p.s deixo aqui uma ideia,para ter-mos tds a certesa,de que o encontro de sábado, faltou mt gente por estarem tds já com compromissos,vamos marcar um outro em junho julho de acordo com tda a gente, fico há espera para ver...
Sou totalmente de acordo com esta ideia Julio, de forma a poder ser cumprida por todos. Quantos mais ensaios melhor, mais trabalhado fica o reportorio. :)
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

Avatar do Utilizador
Nuno Santos
Mensagens: 226
Registado: 15 nov 2005, 09:20
Localização: S. João de Loure

Mensagem por Nuno Santos » 02 jun 2006, 18:24

Sou de acordo com mais um ensaio em Junho ou Julho.Porque não colocar as datas de todos os sabados e os intervenientes darem a sua opinião quanto ao que mais lhe convém.Dai poderiamos tirar conclusões acerca do dia mais adequado para a realização do mesmo.
Saudações

Avatar do Utilizador
Miguel Pedruco
Mensagens: 2060
Registado: 23 mai 2005, 10:22
Localização: Porto, a Capital de Portugal

Mensagem por Miguel Pedruco » 02 jun 2006, 21:22

Nuno Santos Escreveu:Sou de acordo com mais um ensaio em Junho ou Julho.Porque não colocar as datas de todos os sabados e os intervenientes darem a sua opinião quanto ao que mais lhe convém.Dai poderiamos tirar conclusões acerca do dia mais adequado para a realização do mesmo.
Saudações
Fazer uma cena tipo votação??

Era uma boa ideia... ;)
ISEP || CMP

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 03 jun 2006, 15:32

Miguel Pedruco Escreveu:
Nuno Santos Escreveu:Sou de acordo com mais um ensaio em Junho ou Julho.Porque não colocar as datas de todos os sabados e os intervenientes darem a sua opinião quanto ao que mais lhe convém.Dai poderiamos tirar conclusões acerca do dia mais adequado para a realização do mesmo.
Saudações
Fazer uma cena tipo votação??

Era uma boa ideia... ;)
Exactamente... Levar esse assunto ao bandómetro... Concordo
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Ensaios

Mensagem por Vitor Dias » 04 jun 2006, 20:16

Caros amigos:

Todos nós (administração, maestro e músicos) estamos empenhados para que a Banda Fórum tenha a maior qualidade artística possível.

Como todos sabem, a qualidade de qualquer banda é designada pela qualidade individual de cada músico, maestro e claro está pela quantidade e qualidade de ensaios que se leve a cabo.

Não temos dúvidas que com bastantes mais ensaios a qualidade da banda fórum seria algo que daria que falar, mas temos consciência que mesmo com os ensaios que fizemos e com os que se irão fazer, faremos um bom trabalho. Disso não temos dúvidas.

Hoje, em conversa com o maestro Afonso Alves, chegamos à conclusão que não iremos fazer mais nenhum ensaio antes do dia da partida para Zamora.

Estivemos a analisar as agendas das bandas de onde provêm os músicos para esse concerto e sabemos que iria ser muito difícil reunir um bom número de músicos que se justificasse tal ensaio. Tivemos também em linha de conta que há muitos músicos que trabalham ao Sábado e como tal iriam voltar a faltar. Há outro facto que também não deixa de ser importante que é o factor financeiro. É bastante dispendioso vir aos ensaios, músicos que se deslocam centenas de quilómetros e não queremos que a banda fórum se torne mais um ónus a quem concerteza não viverá tão folgadamente como desejaria.

Assim, e para não pôr em causa o nosso trabalho em Zamora, o programa dos ensaios antes do concerto será o seguinte:

- Ensaio em Sta. Maria da Feira no dia da partida
- Ensaio em Zamora após a chegada
- Ensaio de colocação no dia seguinte (dia do concerto).

Pensamos que com estes 3 ensaios a banda estará a bom nível, depende agora daquilo que cada um estudar até lá. Estudem o individual que os 3 ensaios fará o conjunto.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Miguel Pedruco
Mensagens: 2060
Registado: 23 mai 2005, 10:22
Localização: Porto, a Capital de Portugal

Mensagem por Miguel Pedruco » 05 jun 2006, 12:57

A mim essa solução parece-me bastante bem :wink:

Com três ensaios com a banda que irá actuar será mais rentável do se calhar fazer um com 2/3 (por exemplo) da banda...
ISEP || CMP

Avatar do Utilizador
Marlene Dias
Mensagens: 1112
Registado: 30 ago 2005, 10:41
Localização: Vale de Cambra

Re: Ensaios

Mensagem por Marlene Dias » 05 jun 2006, 13:03

Vitor Dias Escreveu: Assim, e para não pôr em causa o nosso trabalho em Zamora, o programa dos ensaios antes do concerto será o seguinte:

- Ensaio em Sta. Maria da Feira no dia da partida
- Ensaio em Zamora após a chegada
- Ensaio de colocação no dia seguinte (dia do concerto).
Acho que é o mais correcto e sensato para todos.

Só assim se terá a certeza que estarão todos presentes e evita-se agravar os custos dos músicos para deslocações a ensaios.

Continuação de um bom trabalho.
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Responder