ao maestro AFONSO ALVES

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Humberto Moreira
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Contacto:

ao maestro AFONSO ALVES

Mensagem por Humberto Moreira » 13 nov 2006, 17:19

LER E REFLECTIR...

Não sei o que senti, ao meu lado, voz rouca, sentimento apertado e uma cumplicidade com aquilo que eu próprio estava a sentir, alguém disse, nada temos a provar a ninguém, mas sim a nós mesmos daquilo que somos capazes…e mais tarde…um dia poderemos dizer orgulhosamente "Eu fui".
Era o nosso maestro AFONSO ALVES, que não teve complexos em demonstrar o quanto está com este projecto.

A Banda Fórum é como uma religião e trata-se de um projecto de todos nós, amantes da mesma mas ainda mais do nosso maestro, sabem porque? Quando o projecto nasceu, poucos o credibilizaram, houve chacota, ouve piadas, mas ele…aceitou o desafio e pegou nas rédeas da carruagem levando-nos ao Europarque . Sabem o que muitos disseram dos nossos concertos anteriores? “Eia pá…toca-se muita mal….“, Onde estão vocês agora? Muitos que não acreditaram no projecto também só vieram para a banda fórum para viajar á borla até Zamora…curtir umas férias e depois … abalaram. Outros vieram e foram tentando mais tarde poluir o ambiente, mas o núcleo duro esse mantém-se intacto e como peça central temos o nosso maestro Afonso, sem ele as coisas seriam muito mais difíceis.

Nos dias que antecederam o Europarque, muitas pressões sofremos todos nós, fogo cruzado quase, de forma a intimidar-nos e a fazer com que descambasse-mos e o que se previa ser um sonho se transformasse num pesadelo, acontecesse. Se nós que somos meros músicos, uns mais expostos que outros, as sofremos imaginem quem tem mais responsabilidades, directores, patrocinadores, maestro…deve ter sido terrível, principalmente quando vivemos num país onde o sucesso é um poderoso alvo, principalmente o sucesso popular obtido á custa de actos meritórios.
Na ultima semana levantaram-se deselegantes comentários referentes aos desígnios da banda fórum, que quanto a mim foram de mau gosto, carregados de hipocrisia e veneno, mas com correio demasiado regular, o que fez com que a mensagem não fosse correctamente entregue e o telegrama ficou ilegível, pois correu muito bem o dia 12 de Novembro. Por que razão se coloca em causa o percurso de uma banda que cresce num ano ao ponto de encher o Europarque? Só vejo dois motivos, inveja e estupidez, pois os detractores ganharam uma linda máscara, passeiam-se pelos corredores do fórum, escrevem mensagens bonitas e depois espalham o seu veneno. Obviamente que não me estou a referir ao colega que escreveu os post’s, pois esse tenho a certeza que não o fez por mal, mas sim por honestidade, trata-se de terrorismo bem mais profissional e com um aspecto mais sofisticado.

Pela primeira vez na minha vida, antes de um concerto mal me segurava nas pernas, não era o nervoso de tocar, mas sim a vontade de ajudar a banda fórum, fazer algo memorável, arrancar um sorriso do Afonso , uma bacorada do Júlio, um piropo do RuCa, enfim ser um verdadeiro filarmónico.

Tudo isto para chegar sabem onde…ao nosso maestro mais uma vez, Afonso Alves estava ontem debaixo de miras, prontinhas para carregar o gatilho….mas não passou de pólvora seca…pois nós fomos verdadeiramente grandes, maiores que nós próprios e desta forma digo em nome da banda fórum, ninguém me mandatou, mas quem não concordar que desapareça de uma vez, OBRIGADA AFONSO..como musico e pessoa já aprendi muito com a banda fórum e com o seu trabalho…grande maestro e grande didacta…e termino…sem Afonso Alves…para mim não faz grande sentido a banda fórum, sabem porque? Somos uma família e numa família não conseguimos viver sem os outros….e já agora…. os detractores….fiquem com uns ossitos e vão comê-los para debaixo da mesa porque ainda não foi desta que conseguiram o que queriam . …

Saudações amigos.

Agradeço que comentem objectivamente
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Andreia Lemos
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Contacto:

Grande Maestro!

Mensagem por Andreia Lemos » 13 nov 2006, 17:37

Com tanta coisa que disse o Humberto é difícil dizer muito mais.

O nosso Maestro Afonso Alves (Maestro com letra maiúscula) é uma peça fundamental na Banda Fórum que desde o princípio acreditou e teve coragem para estar à frente, mesmo sem saber qual seria o resultado final. Ele é uma das grandes razões de termos chegado até aqui. :)
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Silvia Magalhães
Registado: 02 set 2005, 10:42

Mensagem por Silvia Magalhães » 13 nov 2006, 19:12

Humberto subescrevo-te inteiramente!

Depois de tudo que escreveste só me resta dizer OBRIGADA MAESTRO AFONSO ALVES!

Parabéns pelo seu talento e pela pessoa fantastica que é!

beijinhos

Jorge Ferreira
Registado: 11 abr 2005, 09:06

Mensagem por Jorge Ferreira » 13 nov 2006, 19:37

Humberto... depois de tudo o que escreveste é dificil dizer algo mais.

Também eu estava junto ao maestro Afonso Alves quando ele nos falou antes do concerto... a emoção com que ele nos disse aquelas palavras foi tocante, mostrou que está de alma e coração neste projecto em que ele é uma pedra fundamental!

Pedro Sousa
Registado: 13 mai 2005, 08:25

Mensagem por Pedro Sousa » 13 nov 2006, 20:13

Oi Humberto!!! Quero que saibas que estou inteiramente de acordo contigo!!!
e acentuar que não foste só tu a estar nervosso... eu, pessoalmente estava... e os meus nervos eram devidos à expectativa de não e nunca falhar ao pé de pessoas como voces...!!! acho que as nossas relações (de todos os membros da B. F.) só tendem a melhorar porque pelo pouco que eu sei UM FILARMONICO SABE CONVIVER!!!
Quanto às pessoas que falavam na má qualidade blá blá... Humberto não precisamos delas se o nosso espirito se mantiver deste modo!!! só quero que saibam que espero vir a criar GRANDES AMIZADES (COMO JÁ CRIEI e dizê-lo a quem quer que seja) devido ao facto de em meados de 2000 (se não me engano) simplesmente pesquizar na internet as palavras bandas filarmonicas...

O RESTO JÁ TU SABES!!!

abraço!

Dário Nascimento
Registado: 12 ago 2005, 08:41

Mensagem por Dário Nascimento » 13 nov 2006, 20:22

Basta refletir a atitude de um colega de uma outra banda da zona:

- Quem é o vosso maestro?
- É o afonso Alves......... :roll:
- O que????!!! Cala-teeee! Não pode ser! Nos tocamos musicas dele, muito fixes (portugues calão)! És um sortudo, deve ser excelente!

:twisted: Ah pois...

Palavras da Lidia: Eu notei que o Humberto esta semana não andava bem, estava muito nervoso.

Palavras de alguns colegas:
- Epá, aquele trompetista no final da musica tem cá uma potencia, excelente
- O solista do clarinete toca tanto tanto tanto tanto, fogo... Excelente!
- O maestro era espetacular, notavasse que ele fazia parte da banda e relacionava-se com todos os musicos.

Entre tantos e tantos elogios á banda... Tava mais babado do que sei lá o que...
Imagem

Imagem

Miguel Pedruco
Registado: 23 mai 2005, 10:22

Re: ao maestro AFONSO ALVES

Mensagem por Miguel Pedruco » 13 nov 2006, 20:59

Humberto Moreira Escreveu:Nos dias que antecederam o Europarque, muitas pressões sofremos todos nós, fogo cruzado quase, de forma a intimidar-nos e a fazer com que descambasse-mos e o que se previa ser um sonho se transformasse num pesadelo, acontecesse. Se nós que somos meros músicos, uns mais expostos que outros, as sofremos imaginem quem tem mais responsabilidades, directores, patrocinadores, maestro…deve ter sido terrível, principalmente quando vivemos num país onde o sucesso é um poderoso alvo, principalmente o sucesso popular obtido á custa de actos meritórios.
Na ultima semana levantaram-se deselegantes comentários referentes aos desígnios da banda fórum, que quanto a mim foram de mau gosto, carregados de hipocrisia e veneno, mas com correio demasiado regular, o que fez com que a mensagem não fosse correctamente entregue e o telegrama ficou ilegível, pois correu muito bem o dia 12 de Novembro. Por que razão se coloca em causa o percurso de uma banda que cresce num ano ao ponto de encher o Europarque? Só vejo dois motivos, inveja e estupidez, pois os detractores ganharam uma linda máscara, passeiam-se pelos corredores do fórum, escrevem mensagens bonitas e depois espalham o seu veneno. Obviamente que não me estou a referir ao colega que escreveu os post’s, pois esse tenho a certeza que não o fez por mal, mas sim por honestidade, trata-se de terrorismo bem mais profissional e com um aspecto mais sofisticado.
Humberto concordo plenamente contigo e já falamos acerca disso...

Os ataques que se fizeram tiveram uma resposta concisa, melhor, uma resposta de luva branca: o concerto que realizamos...

Toda a gente esteve á altura.. Sinal da união que se vive no grupo, que tem líderes á altura, os administradores e o Maestro (notou-se a empatia e a união entre musicos-maestro)... Mais uma vez Obrigado ao Maestro por tudo o que nos ensinou e pela paciencia que demonstrou...

Quanto á inveja, acho que com isso, podemos nós bem... :wink: :wink:
ISEP || CMP

Lidia Antunes
Registado: 10 out 2005, 20:20

Mensagem por Lidia Antunes » 13 nov 2006, 21:02

Humberto Moreira Escreveu:LER E REFLECTIR...

Não sei o que senti, ao meu lado, voz rouca, sentimento apertado e uma cumplicidade com aquilo que eu próprio estava a sentir, alguém disse, nada temos a provar a ninguém, mas sim a nós mesmos daquilo que somos capazes…e mais tarde…um dia poderemos dizer orgulhosamente "Eu fui".

pois Maestro, eu consegui superar-me a mim mesma e penso q este sentimento é unanime na BF.

Muito obrigado Afonso Alves ... sobretudo pelas lições de vida q nos tão bem transmite através da sua personalidade, pedagogia e obras compostas...........
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

Renata Oliveira
Registado: 16 out 2005, 14:17

Mensagem por Renata Oliveira » 13 nov 2006, 21:22

Bem, nao ha muito mais a dizer...

Quer na Banda Forum quer na B.V.Salreu eu tenho aprendido muito com o Maestro Afonso e guardo-lhe, como todos nós, um carinho especial porque é uma pessoa diferente pela positiva...
todo nós poderiamos ficar aqui durante horas a tecer-lhe elogios mas sei, por palavras dele mesmo, que para ele nao sao as palavras que contam mas sim os actos.Acredito que depois do dia de ontem nao lhe restam duvidas do apreço, carinho e respeito que todos lhe temos.

Nao me vou alongar...Pessoalmente quero agradecer ao Maestro Afonso Alves por tudo o que me ensina, muitas vezes sem se dar conta.

Obrigado pelos bons momentos e 'que a musica continua a fazer parte da sua vida' :D
Imagem
Imagem

Luciano Mortágua
Registado: 07 fev 2006, 22:59

Mensagem por Luciano Mortágua » 13 nov 2006, 21:35

Caros colegas

Não posso deixar de concordar com o que aqui foi dito,nada vou dizer à cerca de eventuais «invejas» e «venenos»,a não ser que,elas só surtiriam algum efeito se nós lhes dessemos crédito,mas como esse vocabulário mesquinho não existe no universo Banda Forum, «eles que se amanhem!!!» Apenas quero aqui agradecer e dar os meus parabéns a toda esta grande equipa,que é cada vez mais uma familia,desde aos administradores aos músicos,e claro ao NOSSO MAESTRO Afonso Alves que é cada vez mais uma referência,uma inspiração,uma «lufada de ar fresco» no panorama nacional de música filarmónica,e eu digo isto,porque tenho a sorte, a honra,e quem sabe a benção(neste caso talvez mais para a instituição!),de poder trabalhar desde há um ano,na banda da qual faço parte,com este HOMEM que sabe incutir ao espírito das pessoas o respeito,a simplicidade,a astucia e a harmonia,um BEM HAJA!!! pare ele!
Abraços pessoal filarmónico!!!!!!!!

Renato de Almeida
Registado: 06 jul 2005, 18:33

Mensagem por Renato de Almeida » 13 nov 2006, 21:42

Boas!

É difícil acrescentar muito mais ao que disseste.
Não me canso de dizer: aprender até morrer. Nem vos passa pela cabeça as coisas que tenho aprendido. Junto de vocês sinto-me muito pequenino, e sei que continuo a sê-lo, mas enquanto estou com vocês estou a aprender e gosto disso!!!

Ter o Maestro à frente, é simplesmente muito gratificante, e não é para qualquer um! Temos que nos dar por muito felizes e orgulhosos!

Abraços
Piccolo

Marlene Dias
Registado: 30 ago 2005, 10:41

Mensagem por Marlene Dias » 13 nov 2006, 22:20

:arrow: Simpatia

:arrow: Modestia

:arrow: Simplicidade

:arrow: Emotivo

:arrow: Objectivo

:arrow: Muito profissional

As caracteristicas que mais admiro no Maestro Afonso Alves.

E por detrás de toda aquela seneridade consegui aperceber-me do nervoso miudinho que o invadiu assim como aos músicos...
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Lidia Antunes
Registado: 10 out 2005, 20:20

Mensagem por Lidia Antunes » 13 nov 2006, 23:03

Humberto Moreira Escreveu:LER E REFLECTIR...

OBRIGADA AFONSO..como musico e pessoa já aprendi muito com a banda fórum e com o seu trabalho…grande maestro e grande didacta…e termino…sem Afonso Alves…para mim não faz grande sentido a banda fórum, sabem porque? Somos uma família e numa família não conseguimos viver sem os outros….e já agora…. os detractores….fiquem com uns ossitos e vão comê-los para debaixo da mesa....

Fique connosco maestro porque realmente a BF sem o nosso maestro Afonso Alves não faz sentido algum....um obrigado!
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

José Alves
Registado: 31 jan 2005, 11:58
Contacto:

Mensagem por José Alves » 13 nov 2006, 23:05

Sim senhor. acho que o pessoal da Banda Visconde Salreu são uns sortudos... bem haja Maestro!
-------------------------------------------------------
José Alves
Sax Tenor
B.M. Parafita - Montalegre
http://www.bandaparafita.net
-------------------------------------------------------

Rodolfo Maia
Registado: 03 nov 2005, 09:12

Mensagem por Rodolfo Maia » 13 nov 2006, 23:09

o afonso transmite uma calma que poucos maestros com que já toquei transmitem... é uma peça essencial no puzzle do qual todos fazemos parte... :) o concerto do europarque veio mostrar isso mesmo. vi muita gente emocionada, neste concerto, mas auqle lágrima no canto do olho, auqles olhos brilhantes todos nós tinhamos. e o afonso também viveu este concerto intensamente... :) Obrigado!
Rodolfo Maia
Filarmónica Ressurreição de Mira
Banda de Música de Moreira da Maia
Let´s Groove Big Band

Responder