75 músicos no estágio? E agora?

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Pedro Sousa
Mensagens: 366
Registado: 13 mai 2005, 08:25
Localização: Lisboa

Mensagem por Pedro Sousa » 15 mai 2007, 14:41

Olá a todos!!! ainda não me escrevi pk desta vez parece k há algo a impedir-me de o fazer... vou tentar dar volta à situação!

Avatar do Utilizador
Tiago Valente
Mensagens: 68
Registado: 11 fev 2006, 15:02
Localização: Salreu

Mensagem por Tiago Valente » 15 mai 2007, 15:50

em resposta a este topico, sotenho a dizer que é uma altura muito ma.principalmente para musicos que ainda estudam..alem disso ja estamos na epoca de festas. eu não poderei ir visto que tou em exames..e claro que gostaria imenso de participar mas tal nao vai ser possivel.
axo que primeiro se encontra o meu futuro, akilo que kero seguir, entao so dps posso pensar no lazer e no convivio que passo na banda forum( k e muito bom)

espero agora ter esclarecido a facto de nao poder participar, visto que est topico era para as pessoas que ainda nao se tinham inscrito....


cumprimentos

Avatar do Utilizador
Rui Pereira
Mensagens: 282
Registado: 30 jan 2005, 17:20
Localização: Rio Tinto - Gondomar
Contacto:

Mensagem por Rui Pereira » 15 mai 2007, 22:01

Acho que o Vítor tem razão!

Eu próprio, se o Vítor não me tivesse lembrado, ainda não me teria inscrito, apesar de já ter conhecimento da realização deste concerto há já algum tempo!
Acho que o pessoal está a deixar tudo para o último dia!
Mas não deixa de ser preocupante o número de inscritos até agora!

Ah! E ainda faltam dois músicos de Gondomar que quase de certeza vão ao concerto em Lisboa! O João Lopes e o Ivo Silva! Já são mais dois! :D

E vou tentar persuadir mais colegas da minha banda a participar na Banda Fórum! Não é difícil! façam o mesmo! divulguem a BF! Não falta quem queira participar neste projecto!
Rui Pereira - Percussionista

Banda Musical de Gondomar
Conservatório de Música do Porto

http://www.fotolog.com/bandalhos_bmg

Imagem

Avatar do Utilizador
Daniel Oliveira
Mensagens: 145
Registado: 12 set 2005, 10:08
Localização: Mamarrosa
Contacto:

Mensagem por Daniel Oliveira » 16 mai 2007, 02:15

Olá a todos!!!

Como todos sabem, a data deste concerto é na época de exames, logo para quem estuda seja difícil de participar.

Outra coisa, em Ovar nada se sabia sobre este concerto, logo quem esteve no estágio foi apanhado desprevenido.

Muitos já o disseram e também é a minha opinião.


Quanto às inscrições, gostaria de saber se a partir de dia 21 de Maio (2ª fase de inscrições) os que participaram em Ovar podem ainda inscrever-se. Tudo me leva a crer que sim, mas não custa nada perguntar, não é???

Faço esta pergunta porque vou esperar mais um pouco para decidir se vou a este concerto ou não porque infelizmente não vou poder ir a Gondomar porque apareceu um serviço na minha banda para esse dia e gostaria de pelo menos ir a um dos concertos da BF. Como em Julho não poderei ir, vou fazer os possíveis para ir a Lisboa, mas está difícil por causa dos exames.
Saudações Filarmónicas!!!

Daniel Oliveira

Banda Filarmónica da Mamarrosa (Mama da Bandarrosa :lol: )
OLMA - Orquestra Ligeira da Mamarrosa

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 16 mai 2007, 06:09

Daniel Oliveira Escreveu:Olá a todos!!!

Quanto às inscrições, gostaria de saber se a partir de dia 21 de Maio (2ª fase de inscrições) os que participaram em Ovar podem ainda inscrever-se. Tudo me leva a crer que sim, mas não custa nada perguntar, não é???
Enquanto houver vagas e as inscrições estiverem abertas, os músicos que estiveram no estágio, poderão sempre inscrever-se. Têm apenas esta semana em exclusivo. Claro que por uma questão logística, temos todo o interesse que se inscrevam o quanto antes.

Cumprimimentos

Pedro Correia
Mensagens: 77
Registado: 02 jan 2006, 16:40
Localização: Santarém

Mensagem por Pedro Correia » 16 mai 2007, 11:03

Bom dia a todos!
Só hoje tive oportunidade para poder responder a este tópico.
Penso que tudo já foi dito por aqueles que vieram amenizar algumas trocas de palavras que de todo em todo eram dispensáveis por várias razões. Sem dúvida que a Banda Fórum é um grande projecto, mas também muito complexo, visto que depende da boa vontade das pessoas, das disponibilidades de tempo e económicas e também daquilo que essas pessoas pensam sobre este projecto. Como já li noutros tópicos e também ouvi no próprio estágio, há aqueles que foram e gostaram e por isso ficaram; mas também há aqueles que foram e não voltaram a aparecer por várias razões. Independentemente das razões de cada um para não voltarem a aparecer, ou porque não podem estar presentes nos concertos da Banda Fórum, não podem nem devem ser julgados com opiniões ou insinuações , nomeadamente de alguns dos "veteranos" (?), só porque não podem estar presentes. Cada um terá as suas razões para não poder estar presente. Tenho a certeza que este projecto tem excelentes objectivos, mas nenhum deles passará por prejudicar as Bandas Filarmónicas, pois, não passará pela cabeça de ninguém que alguém falte aos serviços das suas bandas ou aos seus compromissos profissionais para ir fazer um concerto com a Banda Fórum... se pensam assim (aqueles que às vezes dão opiniões despropositadas), estão a pensar errado.
È que às vezes dão-se opiniões ou utilizam-se expressões, mesmo noutros tópicos, que denotam alguma crítica negativa e às vezes isso pode levar a más interpretações e é pena que às vezes essas expressões/críticas saiam de quem se arroga voluntariamente de que "dá a camisola" por aquele projecto. Com toda a cereza que as há, aliás, as pessoas que têm dado a cara por este projecto, todos nós sabemos quem são e têm todo o mérito.
O que quero aqui chamar a atenção, mesmo sendo um "Caloiro" (?), é que não devemos entrar pelo caminho das críticas, da utilização de más expressões, das más interpretações, pois são esses factores que podem levar um projecto desta envergadura ao fundo, porque mesmo aqueles que são realmente a alma deste projecto, também se podem cansar... Todos temos orgulho de sermos filarmónicos, mas dentro do "orgulho filarmónico" há coisas que são bem dispensáveis e que às vezes aparecem por aqui.... escusadamente.
Saudações musicais.
Pedro Correia

Avatar do Utilizador
Albino Magalhães
Moderador
Mensagens: 536
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 16 mai 2007, 12:16

Caros Amigos

Um dos princípios fundamentais da BF, é que nunca em tempo algum se prejudicarão as Bandas Filarmónicas.

Quanto à questão dos números, eu penso que a BF se vai compor para o Concerto de Lisboa, pois ainda faltam alguns dias.

De qualquer forma todos temos que tentar compreender alguns posts, do ponto de vista daqueles que têm feito grandes esforços para estarem presentes, são opiniões e desabafos, e acho que nunca se trata de apontar a quem quer que seja, acima de tudo existe uma grande amizade.

Um Grande Abraço a todos.
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Alberto Leitão
Mensagens: 544
Registado: 01 fev 2005, 17:14
Localização: Nespereira

Mensagem por Alberto Leitão » 16 mai 2007, 16:53

Olá
Tal como dizia o Jorge Ferreira no outro tópico, não é necessário dar explicações ou justificações sobre ausências/faltas a eventos da Banda Fórum porque só vai quem quer e/ou quem tiver disponibilidade para comparecer...
Concordo com ele, contudo penso não fica mal deixar uma palavrinha quando não se pode ir, até para não existirem confusões e pensarem que X não vai porque não gostou, porque está chateado, porque isto porque aquilo...

Assim, com muita pena minha não poderei estar presente no concerto de Lisboa... e com muita pena mesmo, porque o menu do almoço até me agradou bastante 8) e a oportunidade de rever mais uma vez a malta toda e fazer mais um bocado de boa música, trabalhar mais um bocado são oportunidades que nunca se devem perder!!! :cry:

Não posso porque simplesmente nesse dia já tenho um compromisso marcado há algum tempo, extra-banda e extra-música, mas a que não posso faltar!!
E nesse ponto estou de acordo quando referiram o facto de o concerto ter sido marcado um pouco em cima da hora... o pessoal tem planos, assume compromissos, etc e torna-se complicado assegurar a presença!
Claro que a administração fez muito bem aceitar o convite... claro! Se não for um vai outro.. .sempre funcionou assim e sempre funcionou bem e é isto que faz a Banda Forum um agrupamento diferente de todos os outros que existem!!

Não concordo quando dizem que o trabalho do estágio foi tempo perdido! Nem pensar.. as coisas foram trabalhadas, estão a ser estudadas e não nos podemos esquecer que o principal objectivo do estágio era o contacto com o novo reportório... Há muito mais BF para além disso!!

Também não acho assim tão preocupante o actual ponto da situação nas inscrições. Talvez a situação mais crítica seja o meu próprio naipe... dos tenores ainda não se inscreveu nenhum!!! :roll:

De resto, tenho quase a certeza que entre o pessoal de Ovar e o pessoal da segunda fase de inscrições (alguns destes presentes em muitos encontros) se vai conseguir um grupo equilibrado e dentro do que tem sido habitual... Se não der... paciência! De certeza que se entrar alguém pela primeira vez será também uma mais valia...
CARPE DIEM

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 16 mai 2007, 22:20

Caro Pedro Correia,

Depois de lermos o teu post, eu e o Júlio, resolvemos tecer algumas considerações sobre o mesmo e sobre a BF. Não estamos a enfiar qualquer carapuça, contudo, como a ideia de abrir este tópico foi nossa, cumpre-nos prestar alguns comentários sobre o mesmo, nomeadamente sobre aquilo que disseste:

1 - Subscrevemos na íntegra tudo o que foi dito pelo Albino

2 - A BF é, de facto, um projecto complexo por tudo aquilo que dizes (factores mais palpáveis, concretos) e por mais alguns aspectos relacionados com uma certa "mística" vibrante deste o primeiro encontro (factores abstractos).

3 - Esses factores abstractos, prendem-se sobretudo com um perfil-tipo que se vem a desenhar ao longo deste ano e meio. Ou seja, apesar de sermos todos diferentes, os elementos da BF, que vão ficando com o projecto, apresentam alguns traços comuns, o que nos leva a manter fortes relações de amizade fora do ambiente do fórum e fora do ambiente filarmónico (basta avaliar por uma extensa rede de fotologs que anda por aí...)

4 - Quem vem e não volta, por certo não se identifica com estes valores. Somos todos seres humanos pensantes, educados, e temos dois dedos de testa e de juízo para não criticar quem toma essa opção, porque sabemos que vários factores pesam nessa decisão.

5 - Confesso que relemos este tópico várias vezes e não encontramos qualquer julgamento, crítica ou insinuação... não percebemos, sinceramente onde queres chegar.

6 - A regra pilar da Banda Fórum é que as nossas bandas nunca sejam prejudicadas pela nossa participação na mesma. Isto nunca foi posto em causa por ninguém da Admin nem pelos colaboradores directos da BF. É uma regra sagrada.

7 - Quanto aos "sacrifícios" em nome da BF, fica ao critério de cada um. Há, na verdade, quem sacrifique a sua vida profissional; há, de facto, quem sacrifique a sua vida familiar; há, de facto, quem faça o possível e o impossível para estar com a BF. Relembro o Dário que foi sózinho de Mafra até Mira para um "simples almoço". Mas, este tipo de sacrifícios, ninguém é obrigado a fazer e ninguém é censurado pelas opções que toma. Há quem já tenha perdido muito dinheiro com a BF e vá continuar a perder...

8 - Este tópico foi aberto com e como uma constatação de um facto. Foi também aberto com o objectivo de fazer "algum barulho" para o concerto e "acordar" algumas pessoas que, porventura, estivessem esquecidas do mesmo. O que é certo é que, depois do tópico aberto quem não pode ir justificou-se, e outras pessoas tomaram a decisão de se inscreverem. Teria sido melhor ficarmos calados? Talvez. Mas, pela nossa experiência em outros eventos da BF, é quase sempre necessário tocar uma trombeta que as inscrições comecem a "chover".

9 - Como já foi dito antes, uma dos elementos que dá mais graça à BF é esta rotatividade de músicos, a troca de experiências, conhecer pessoas novas. Por isso somos diferentes e queremos continuar a ser. Contudo, seria interessante ter neste concerto de Lisboa o maior número de pessoas que estiveram no Estágio, não só pela parte musical (como é óbvio), mas pelo fortalecimento dos laços criados naqueles dois dias inesquecíveis.

10 - Independentemente de quem vier a Lisboa, temos a plena certeza de que será mais um grande dia, cheio de alegria, música e de espírito filarmónico.

Um abraço filarmónico,

António Pinheiro
Júlio Ferreira
Imagem
Imagem

Pedro Correia
Mensagens: 77
Registado: 02 jan 2006, 16:40
Localização: Santarém

Mensagem por Pedro Correia » 16 mai 2007, 23:37

Boa noite António e Júlio.
Em resposta venho apenas dizer uma coisa. Digo em tom de brincadeira que ultimamente, mas propriamente, desde o final do estágio têm-se levantado neste forúm algumas questões que deveriam constar no tópico "conversas da treta", pois só assim poderiam ter alguma compreensão.
Independentemente do à vontade que existe para falar abertamente entre todos neste fórum, tem-se questionado, interpelado pessoas, pedem-se responsabilidades num tom, que posso dizer, pouco simpático. Levantam-se questões e criam-se pequenas tempestades de nada... dizem-se coisas pouco simpáticas, mas logo a seguir vem alguem dizer que houve uma má interpretação das palavras, mas enquanto isso vão-se dizendo coisas pouco simpáticas (perdoem-me a repetição), que podem criar atritos desnecessários e que poderão colocar em risco a continuidade dum projecto. Como alguém disse, há questões que se levantam por vezes neste fórum que deviam logo ser apagadas à nascença, que me desculpem, mas sou exactamente da mesma opinião. Ou será que estou a perceber tudo ao contrário? Saudações musicais.
Pedro Correia

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 16 mai 2007, 23:51

Pedro,

Eu pessoalmente, nunca fui politicamente correcto neste fórum. Sempre disse o que pensava e o que tinha a dizer sobre os assuntos. Posso ter muitos defeitos mas não sou hipócrita. Não digo aquilo que os outros gostam de ouvir e muito menos não falo para agradar a ninguém.

Ainda outro dia uma grande amiga minha aqui do fórum dizia: "Fogo, antes de te conhecer pessoalmente, a avaliar pelos teus posts, nunca pensei que fosses a pessoa que és!"

...são riscos que se correm quando se comunica pela escrita.

Por outro lado, e para terminar a conversa, quero dizer que, ao contrário do que dizes, acho que estas "tempestades" não prejudicam o projecto, antes pelo contrário: solidificam-no e consolidam-no.

Pela minha experiência académica, profissional, musical e humana, sei que este tipo de discussões são importantes para o crescimento e fortalecimento dos grupos, das empresas, das bandas, dos homens e mulheres que actuam no palco da vida.

É uma questão de maturidade aceitar que existem problemas, enfrentá-los, discuti-los e resolvê-los.

Um abraço,

AP
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 17 mai 2007, 00:22

Já o disse uma vez e volto a repetir.... Não estavamos a criticar nada nem ninguem, apenas estavamos a comentar um facto meramente MATEMÁTICO, que na data de lançamento deste post ainda não se tinham inscrito metade dos músicos do estágio em Ovar. No nosso País utiliza-se a estatística e a matemática para levantar diversas questões, foi apenas isso que se fez.....

As pessoas que o fizeram apenas comentaram um facto, mais nada..... As pessoas que acharam que tinham que fazer alguma jusitficação fizeram-na, mais nada...

Concordo com o António, este tipo de "Discussões", de troca de opiniões fortacele as relações entre as pessoas, é através de troca de ideias mais acessas que se verifica quem são as pessoas com quem nos identificamos de verdade....

A BF é um grupo diferente em diversos aspectos, talvez por estar ligada a ele desde o ínicio e de me dizer tanto feito já sacrificios que falo, não estou a criticar ninguem atenção, mas gostava de ver uma BF forte, na sede da minha banda como nos outros lados.... Sei que a altura é complica e também sei que muitos estão a dar a volta por cima para poderem vir, e os que estão a dizer que não podem comparecer é porque esses motivos são bastante fortes.

Mas como a BF é diferente, todos damos as nossas opiniões que são contraditórias, mas que possamos encontrar os nossos pares, aqueles com quem nos identificamos na sociedade e com os quais estamos a fazer evoluir a BF e consequentemente estamos a melhorar o nosso país.... Isto porque se em cada pequeno grupo houver troca de ideias, opiniões contraditórias entre si e se essas opinões co-existirem estamos a melhorar para que no nosso país possa ser livre e onde cada simples cidadão possa expressar a sua opinião sem ter receios...Assim como cada músico da BF deve exprimir os seus sentimentos...
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel Pedruco
Mensagens: 2060
Registado: 23 mai 2005, 10:22
Localização: Porto, a Capital de Portugal

Mensagem por Miguel Pedruco » 17 mai 2007, 11:40

Pedro Sousa Escreveu:Olá a todos!!! ainda não me escrevi pk desta vez parece k há algo a impedir-me de o fazer... vou tentar dar volta à situação!
Também a mim :cry:

Assim que tiver uma confirmação logo sei se me inscrevo ou não :?
ISEP || CMP

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 17 mai 2007, 11:53

Angela Gonçalves Escreveu:A BF é um grupo diferente em diversos aspectos, talvez por estar ligada a ele desde o ínicio e de me dizer tanto feito já sacrificios que falo, não estou a criticar ninguem atenção, mas gostava de ver uma BF forte, na sede da minha banda como nos outros lados.... Sei que a altura é complica e também sei que muitos estão a dar a volta por cima para poderem vir, e os que estão a dizer que não podem comparecer é porque esses motivos são bastante fortes.
Concordo totalmente. E não nos esqueçamos de uma diferença, enquanto nas outras Bandas é a direcção que diz: Vamos aqui e é para toda a banda ir; aqui não, aqui vai quem pode e quer.
Vejo aqui pessoas como o sr. Fernando Marques, Pedro Sousa, o Humberto,o Tiago, o Alberto e o Pedruco que são filarmónicos que gostam mesmo muito da banda forum, e epá, secalhar um dia eu tambem irei faltar, como qualquer um dos que aqui postou... Ninguem sabe o futuro.

O que apresentamos aqui foi apenas uma estatistica...
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Cátia Pereira
Mensagens: 35
Registado: 22 fev 2006, 15:13
Localização: Nespereira

Mensagem por Cátia Pereira » 18 mai 2007, 09:13

Alberto Leitão Escreveu:Olá

Não posso porque simplesmente nesse dia já tenho um compromisso marcado há algum tempo, extra-banda e extra-música, mas a que não posso faltar!!
Faço minhas as palavras dele!

Como já tinha referido, é com muita pena minha, que não posso ir.
Os concertos e os estágios da Banda Fórum são espectaculares.

Parabéns BF!!!

Responder