Atitude dos músicos da Banda Forum

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Atitude dos músicos da Banda Forum

Mensagem por Humberto Moreira » 09 jul 2007, 22:34

Olá a todos.
Não queria muito colocar este tópico mas senti necessidade de o fazer, pois faço parte de um grupo espectacular, mas tal como noutros, existem também alguns problemas.

Há coisas que não consigo compreender...e algumas delas prendem-se com as atitudes pessoais enquanto músicos e tendo uma farda vestida.

Há atitudes que não compreendo .. e não quero com isto ferir ninguém...

Porque razão existe tanta falta de respeito perante o nosso maestro? Refiro-me obviamente respeito em palco, porque razão quando ele fala ... passamos o tempo a brincar, falar alto, rir...tudo menos ouvir...tanto quando ele fala para a assistência como para nós.

Porque razão quando ele refere que não quer ninguém a tocar antes do concerto em cima do palco e subimos e começamos todos a soprar e a fazer barulho ?

Porque razão ele pede para afinar-mos e há músicos que nem querem saber disso nem da horas marcadas?

Porque razão nos ensaios não estamos atentos às suas indicações e acabamos por fazer asneiras e dificultar o seu trabalho?



Sei que isto, para alguns mais novinhos pode ser normal e perfeitamente banal, pois infelizmente é o prato forte das nossas bandas, mas não seria suposto sermos diferentes?

Mas diferentes em que? Na cor da camisola ? Nas obras que tocamos ? No facto de só ensaiar-mos no dia? E o resto ??? Não interessa? E o respeito com quem faz 400 ou 500 km para ensaiar e fazer algo em ordem? E o respeito com quem assume os compromissos ? Obvio que numa primeira análise as coisas não estão mal, mas poderiam estar muito melhores, só depende de nós.

Não quero com isto ferir ninguém mas tem sido deprimente o acatar de ordens do nosso maestro, algo que me frustra e me deixa profundamente desiludido e que leva muitas vezes ao pensamento de ir embora a meio das coisas. Parem e pensem, obvio que não falo para todos, falo para mim e para quem quiser ler isto com ouvidos sintonizados na minha real intenção...

Quando um dia tiverem de dar ordens a um grupo de 60 músicos...e eles insistentemente não vos ligarem e cometerem sempre os mesmos erros....verão que nunca conseguiriam manter o sorriso do nosso maestro, bem pelo contrário, pelo preço já se tinham ido embora ou então muita coisa teria que mudar....pensem e comentem, espero não ser tomado como o judas cá do sítio, temos de ser profissionais na atitude.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 09 jul 2007, 23:48

O Humberto em parte tem razão mas acho que a sua preocupação é exagerada.

Podiamos até acrescentar à lista o momento em que o Júlio se dirigiu à BF no final do concerto.

Não sei se sabem mas ele transmitiu uma mensagem muito importante!

Contudo, a maior parte dos músicos estava a desmontar as estantes, a conversar, ou a limpar o instrumentos.

É claro que devemos melhorar estes e outros aspectos, mas também não é nenhum drama.

Já vi profissionais a fazerem figuras bem piores.

Os problemas têm a dimensão que nós lhes atribuímos.

No caso concreto é uma questão de boa educação.

Eu acredito neste grupo.

Eu acredito que ele vai melhorar e crescer.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

...

Mensagem por Humberto Moreira » 10 jul 2007, 06:17

Se não acreditasse não falava.... também sei que se destroem grandes grupos assim....começando por aqui....e quem avisa....
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Paulo Tomé
Mensagens: 606
Registado: 30 jan 2007, 21:42
Localização: Escapães - Santa Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por Paulo Tomé » 10 jul 2007, 15:22

Eu concordo plenamente com o Humberto, apesar de eu ser tb um dos k falham nesses aspectos, tenho uma das críticas habituais, já citadas mtas vezes no passado k ninguém consegue resolver por mais k se tente, k se insere um pouco nessas atitudes k é a falta de tempo para conviver, em k axo k ninguém pode negar k influencia nesses aspectos, mas contudo pode haver mais moderação, basta é manter respeito pelo nosso maestro e amigos em palco, e falo tb para mim, pk posso ser um dos piores em palco.

Avatar do Utilizador
Vitor Aleixo
Mensagens: 99
Registado: 13 out 2005, 08:51
Localização: Gondomar

Mensagem por Vitor Aleixo » 15 jul 2007, 21:27

Admira-me isto ainda não ter sido apagado!!

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 16 jul 2007, 00:03

Vitor Aleixo Escreveu:Admira-me isto ainda não ter sido apagado!!
Não sei porquê... cada um é livre de exprimir as suas opiniões, desde que não ofenda, nem maltrate ninguém.

O Humberto expressou o seu ponto de vista, concordemos, ou não, está no seu direito.

Só acho estranho que, num assunto que diz respeito a TODOS, tenham aparecido tão poucos comentários...
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Luís Almeida
Mensagens: 442
Registado: 29 mai 2007, 15:49
Localização: Vale de Cambra

Mensagem por Luís Almeida » 16 jul 2007, 10:24

Entao ja somos dois Aleixo
Luís Almeida - Trombone Tenor
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra
UM - Universidade do Minho

MY FACEBOOK
Imagem

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

..

Mensagem por Humberto Moreira » 16 jul 2007, 12:25

A questão do apagar o Tópico , tenho a certeza nada ter a ver com o conteúdo do meu artigo...pelo menos assim penso, pois só basta ter olhos e orelhas e um pingo de vergonha na cara para ver que é verdade aquilo que digo ... a questão do Aleixo é outra...tem a ver com estágios, ensaios e anteriores problemas relacionados com tópicos, mas eu nada tenho a ver com isso e porisso, comentem o que escrevi.

O facto de ninguém dizer nada leva-me a pensar muita coisa... uma delas é que não partilham da minha opinião e como tal estou deslocado dos reais interesses desta banda...ou então andei a ver e a ouvir coisas...a não ser que para alguns isto só sirva para se mostrarem e exibirem...e ainda crtiticaram certas coisas anteriormente ... enfim...

A outra conclusão, é aquela em que quero acreditar....quem cala consente.

Mas quanto a isto vou tentar não me pronunciar.. não vale a pena ser objectivo nem abordar os problemas.... já se esqueceram de Ovar? Eu não... é normal, neste meio tudo se tem resolvido com panos quentes....já nada me surpreende.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 16 jul 2007, 13:33

Caros:

Antes de mais queria dizer ao Humberto que não vejo mal nenhum no post que colocou e ao Vitor Aleixo que não vejo razão nenhuma para o apagar.

No entanto e pelo post inicial do Humberto, poderá dar a ideia que a BF é um bando de mal comportados e desrespeitadores, em especial com nosso maestro Afonso Alves. Assim não é quem pode assistir aos nossos estágios ou ensaios sabe que isso é verdade.

Há algo a melhorar, mas nada que seja difícil de o fazer. Apontá-los aqui no fórum não me parece que resolva o problema. Primeiro porque muitos dos músicos não frequentam o fórum com regularidade, em segundo porque a distância ao próximo concerto é longa e daqui até lá se esqueceriam destes pormenores.

Em relação ao que o Humberto refere, concerteza que o maestro Afonso Alves seria o primeiro a manifestar-se quanto às possíveis "faltas de respeito". Se não se pronunciou, penso que não o entendeu assim, mas apenas como vícios que se trás das suas bandas (tocar enquanto se fala, etc.). Podemos e vamos melhorar nesse sentido.

Poderemos estar aqui a criar novamente "uma tempestade num copo de água" e a deixar uma imagem da BF que não é real.

A BF é diferente e quer continuar a se-lo. Tenho a certeza que o post do Humberto teve essa intenção, que sejamos diferentes melhorando de concerto para concerto, musicalmente e socialmente.

Cumprimentos e boas férias (para quem já as pode usufruir).

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

...

Mensagem por Humberto Moreira » 16 jul 2007, 14:13

Não me manifesto mais quanto a este tema Vitor o teu Post disse tudo... para os dois lados....as minhas intenções são as melhores e sempre o serão. Só gostava que as coisas evoluissem, pois aquilo que para de crescer morre...quanto mais regredir. Não quiz com isto ofender nem magoar ninguém, só chamar a atenção para um problema que realmente existe e existiu....e se não mudar-mos continuará a existir.

P.S. Não te ficava nada mal Vitor, admitir que realmente esse problema existe, falo da disciplina e dos bons hábitos em cima do Palco, não tem nada a ver com aquilo que cada um toca, mas sim co maquilo que é...mas pronto....sigamos...quando quzierem apaguem isto que não me importo, oq ue queria dizer já disse...viva a bandaForum e não quero criar aqui um problema, mas sim resolvê-lo...posso ter usado o caminho errado, mas depois da maneira como vi resolverem problemas anteriores mais graves e da mesma índole...nada me espanta.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: ...

Mensagem por Vitor Dias » 16 jul 2007, 14:33

Humberto Moreira Escreveu: P.S. Não te ficava nada mal Vitor, admitir que realmente esse problema existe, falo da disciplina e dos bons hábitos em cima do Palco...
Não tenho que o admitir nem deixar de admitir. A postura da banda não me perturba tanto quanto isso. Que pode melhorar pode, mas não é preocupante. A banda tem um maestro e a postura em palco a ele primeiramente diz respeito. Se ele não se pronunciou, é porque partilha da minha opinião, ou seja o caso não é grave.
Humberto Moreira Escreveu:
... mas depois da maneira como vi resolverem problemas anteriores mais graves e da mesma índole...nada me espanta.
Mais uma vez esta tua afirmação cria aqui algum suspense, dando a imagem que algo de errado de muito grave se passou. O que de menos bom se passou na BF foi sanado em devido tempo e o importante é que isso não se volte a repetir. O mais importante dos erros é sabermos não os repetir. Mesmo assim e se reparares, em nada a imagem ou desempenho da BF ficou beliscada com o que se passou e isso é o mais importante. A não ser que estejamos a falar de casos diferentes e que eu não tenha conhecimento. Se assim é, poderemos falar ou trocar MP's.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

...

Mensagem por Humberto Moreira » 16 jul 2007, 17:35

Não está cá quem falou...sigamos em frente e peço desculpas se fui inconveniente.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Marcos Dias
Mensagens: 119
Registado: 14 out 2005, 11:19
Localização: Vale de Cambra

Mensagem por Marcos Dias » 16 jul 2007, 17:54

Como diz o Vitor, sim há coisas que se podem muito bem mudar, mas não é nada dessa dimenssão que o Humberto está a mencionar :wink:

Cabe a cada um colocar a mão na consciência e saber o que faz de errado e que poderia melhorar...
Banda de Música de Carregosa

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

..

Mensagem por Humberto Moreira » 16 jul 2007, 18:44

Os fóruns têm destas coisas, não conseguimos por vezes dimensionar com base no que lemos. Se o problema fosse assim tão grave não o discutiria aqui...é apenas algo que não está bem segundo o meu ver e deve-se mudar. .. não façam disto u mdrama mas sim dêm-lhe o seu real valor...agora também não acho correcto que se desvalorize a questão...nada mais.
Não vale a pena falar mais nisto pois cada um sabe de si...e por mim falo, senão o mau da fita ainda passo a ser eu....e aunica coisa que quero é evoluir e não estagnar ou piorar...daí a minha insistência. O pior que se pode fazer é desisistir das coisas...e depois do Europarque a fasquia ficou mais alta e desde então a evolução foi muito pouca a todos os níveis. Por este motivo acho que devemos ser conscientes e ver o que podemos melhorar, por mim falo.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: ..

Mensagem por Vitor Dias » 16 jul 2007, 19:14

Humberto Moreira Escreveu:Os fóruns têm destas coisas, não conseguimos por vezes dimensionar com base no que lemos. Se o problema fosse assim tão grave não o discutiria aqui...é apenas algo que não está bem segundo o meu ver e deve-se mudar. .. não façam disto u mdrama mas sim dêm-lhe o seu real valor...agora também não acho correcto que se desvalorize a questão...nada mais.
Não vale a pena falar mais nisto pois cada um sabe de si...e por mim falo, senão o mau da fita ainda passo a ser eu....e aunica coisa que quero é evoluir e não estagnar ou piorar...daí a minha insistência. O pior que se pode fazer é desisistir das coisas...e depois do Europarque a fasquia ficou mais alta e desde então a evolução foi muito pouca a todos os níveis. Por este motivo acho que devemos ser conscientes e ver o que podemos melhorar, por mim falo.
Caro Humberto

Aprecio a tua atitude. Se não gostasses da BF, não te importarias com o que menos bom ela possa ter. Quanto à fasquia, quanto se actua tão poucas vezes como nós, a possibilidade de estarmos a bom nível é menor, assim como menor também, ou seja a nossa exposição é por tempo muito curto daí existir altos e baixos mais frequentes.

Apesar disso, acho que não estamos em baixo, antes pelo contrário. A fsaquia este ano vai ainda ser colocada bem lá em cima. Em breve daremos notícias e tenho a certeza que todos irão dar o seu melhor e enaltercer cada vez mais o nome da Banda Fórum e das filarmónicas portuguesas.

Cumprimentos

Responder