Spiritus of SATA

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Responder
José Rodrigues
Mensagens: 80
Registado: 17 out 2006, 21:58
Localização: Rossio ao Sul do Tejo

Spiritus of SATA

Mensagem por José Rodrigues » 18 nov 2007, 11:30

Bom dia Caros músicos, administradores do fórum e maestro da Banda Fórum, é com grande pena minha que não vou poder assistir ao concerto da banda hoje no Centro Cultural de Congressos de Aveiro, devido a uma gripe "chata", tudo farei para estar no dia 9 no Montijo. Mas não poderia deixar de me associar a este momento tão especial para o país e para a comunidade filarmónica portguesa que é a comemoração do 2º aniversário da Banda Fórum. Participei enquanto público no 1º aniversário e agora participo como compositor, é muito especial para mim este momento, pois, sinto que estou a contribuir para o desenvolvimento da música de banda em Portugal! À que divulgar ao máximo o trabalho de todos os compositores portugueses, através destes eventos e de outros semelhantes, perante isto, desde já quero agradecer aos responsáveis pela banda a divulgação e o respeito que têm manifestado pelo meu trabalho e também a todos os outros colegas compositores, cujos os seus trabalhos também incluem o programa de concerto desta tarde.
Sobre a obra gostaria de deixar aqui um pequeno comentário, o qual será um breve resumo à nota de partitura, sendo assim: a obra "Spiritus of SATA", poema sinfónico opus1- é uma obra de carácter descritivo de texturas algo densas e com alguns efeitos tímbricos adicionais que pretendem retratar o dia terrível para o arquipélago dos Açores, devido à queda de um avião da companhia aérea SATA no dia 11 de Dezembro de 1999, na ilha de S.Jorge. No fundo esta descrição corresponde ao primeiro grande momento da obra, o qual decorre debaixo de um ambiente musical triste, melancólico, tempestuoso e fúnebre. O segundo grande momento da obra, apresenta um ambiente musical contrastante ao primeiro, com um espírito mais alegre, mas vivo, com um ar mais feliz, pois trata-se de uma Homenagem a todas as vítimas do acidente, pelas boas recordações e pelo bom que deixaram aos seus amigos e respectivas famílias, este ambiente é retratado na obra com base no Ostinato rítmico da melodia "Jingle Bels", efectuado pela secção grave da banda, sustentada pelo naipe da Percussão. A ideia de utilizar o Ostinato rítmico do "Jingle Bells", fica a dever-se ao facto de a ocorrência do referido acidente ser próxima à quadra natalícia.
A obra Spiritus of SATA, apela à sensibilidade artística dos seus intérpretes e ao preciosismo musical através do qual será possível envolver o público ouvinte numa audição cuidada.
Posto isto, desejo a todos um excelente concerto e que seja um momento inesquecível para toda a comunidade filarmónica portuguesa, em prol da sua dignificação.

Os meus cumprimentos.

José Miguel Vitória Rodrigues

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 18 nov 2007, 21:11

Olá José Rodrigues!

Confesso: depois do Estágio de Ovar, eu era um céptico em relação à sua obra e à forma como a BF a poderia interpretar.

Contudo, depois de termos "partido (muita) pedra" nos ensaios de ontem e hoje, a obra convenceu-me, principalmente depois da interpretação no concerto e da forma como o público reagiu.

Foi um dos pontos altos do concerto, se é que se pode falar em pontos altos... Todo o concerto foi alto! (e longe...)

Ficamos à espera de mais obras suas!

Um abraço,

António Pinheiro
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Paulo Tomé
Mensagens: 606
Registado: 30 jan 2007, 21:42
Localização: Escapães - Santa Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por Paulo Tomé » 18 nov 2007, 21:12

António Pinheiro Escreveu:Olá José Rodrigues!

Confesso: depois do Estágio de Ovar, eu era um céptico em relação à sua obra e à forma como a BF a poderia interpretar.

Contudo, depois de termos "partido (muita) pedra" nos ensaios de ontem e hoje, a obra convenceu-me, principalmente depois da interpretação no concerto e da forma como o público reagiu.

Foi um dos pontos altos do concerto, se é que se pode falar em pontos altos... Todo o concerto foi alto! (e longe...)

Ficamos à espera de mais obras suas!

Um abraço,

António Pinheiro

Concordo plenamente com o Pinheiro
Trombone de Varas
Sociedade Filarmónica de Crestuma
Alojado em Escapães - Santa Maria da Feira

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Mensagem por Joana Gaspar » 18 nov 2007, 21:34

António Pinheiro Escreveu:Olá José Rodrigues!

Confesso: depois do Estágio de Ovar, eu era um céptico em relação à sua obra e à forma como a BF a poderia interpretar.

Contudo, depois de termos "partido (muita) pedra" nos ensaios de ontem e hoje, a obra convenceu-me, principalmente depois da interpretação no concerto e da forma como o público reagiu.

Foi um dos pontos altos do concerto, se é que se pode falar em pontos altos... Todo o concerto foi alto! (e longe...)

Ficamos à espera de mais obras suas!

Um abraço,

António Pinheiro
antes de ler este comentario do antonio, comentei o outro topico e foi isso mesmo que referi...
no estagio a obra nao me dizia nada, mas no concerto, depois de batalhar muito nos ensaios, "a obra convenceu-m"...é linda!parabens...
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Avatar do Utilizador
Nuno Penetro
Mensagens: 91
Registado: 19 jan 2006, 17:06
Localização: Vila Meã

Mensagem por Nuno Penetro » 18 nov 2007, 22:40

Foi de facto uma surpresa para todos depois do estagio de Ovar. É daquelas obras que nao se gosta a primeira vai-se descobrindo aos poucos.....

Avatar do Utilizador
Diana Oliveira
Mensagens: 273
Registado: 03 nov 2005, 15:32
Localização: Estarreja

Mensagem por Diana Oliveira » 18 nov 2007, 22:45

Concordo com tudo o k foi dito. Foi uma obra que gostei desde inicio,apesar de não compreender alguns pormenores, mas que depois dos ensaios deste fim de semana não se eskecem mais!
Acho que a reacção do publico diz tudo:)
Parecia a banda sonora de um filme...parabéns José Rodrigues. Apesar de não estar presente, proporcionou um grande momento musical neste concerto:)

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 19 nov 2007, 09:34

Gostei muito da obra. É muito boa, muitos parabens. Foi sem duvida um dos momentos altos. No entanto, acho que podiamos ter explicado os momentos da obra antes de a tocarmos, porque apesar da musica ser uma arte que pretende transmitir sentimentos, etc. nao era fácil entender todos os momentos descritos.... No entanto, foi excelente, deu-me um grande prazer toca-la
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Luís Almeida
Mensagens: 442
Registado: 29 mai 2007, 15:49
Localização: Vale de Cambra

Mensagem por Luís Almeida » 19 nov 2007, 09:56

Dário Nascimento Escreveu:Gostei muito da obra. É muito boa, muitos parabens. Foi sem duvida um dos momentos altos. No entanto, acho que podiamos ter explicado os momentos da obra antes de a tocarmos, porque apesar da musica ser uma arte que pretende transmitir sentimentos, etc. nao era fácil entender todos os momentos descritos.... No entanto, foi excelente, deu-me um grande prazer toca-la
Bem reparado
Luís Almeida - Trombone Tenor
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra
UM - Universidade do Minho

MY FACEBOOK
Imagem

Avatar do Utilizador
José Fernandes
Mensagens: 330
Registado: 17 fev 2005, 15:44
Localização: Monção-capital da musica,das termas,do alvarinho e da ##palavrão##(cabrito assado no forno)

Mensagem por José Fernandes » 19 nov 2007, 10:21

eu era dos que dos que antes do estagio e ate antes do concerto nao gostava da obra pk nao conceguia entender mas depois de a tokar em concerto axo e e uma obra muito boa parabens
saudações musicais
José Fernandes
Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima

Avatar do Utilizador
André Barbosa
Mensagens: 184
Registado: 30 jan 2005, 16:52
Localização: Celorico da Beira - Capital do Queijo Serra da Estrela

Mensagem por André Barbosa » 19 nov 2007, 17:48

Eu ouvi-a e toquei-a a primeira vez e, acho que está bem descritiva.
O meu pai, que estava a ouvi-la pela primeira vez, conseguiu perceber os momentos da história. Como se estivesse a ver o avião a cair.
Que Orfeu nos acompanhe e Santa Cecília nos ajude!

André Barbosa / André da Flauta
Eu sou... Bazófia!
Imagem

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Mensagem por Renato de Almeida » 19 nov 2007, 19:48

Boas!

Eu então neste caso sou um bocadinho privilegiado, pois já tinha ouvido a obra. Compreender, já a tinha compreendido, só não conseguia separar muito bem os momentos descritos.
Talvez, e repito, talvez, depois de a ter tocado neste concerto, comece a gostar mais da obra, mas ainda não estou convencido. Mas quer gostemos ou não das obras, tocamo-las e esforçamo-nos por fazê-lo o melhor possível.
Abraços
Piccolo

Avatar do Utilizador
Andreia Carreira
Mensagens: 181
Registado: 11 jun 2007, 20:05
Localização: Mata/Torres Novas
Contacto:

Mensagem por Andreia Carreira » 19 nov 2007, 20:01

Concordo com o Renato... Confesso que de fora nunca a ouvi, e que quando a toquei durante os ensaios não gostei mesmo nada. No entanto, penso que sempre percebi onde o compositor queria chegar e o que ele queria transmitir (e achei q o objectivo era bastante arrojado e dificil, mas válido), apesar de no início achar que talvez o resultado final nao correspondesse mesmo às suas expectativas.

Depois do concerto, também confesso que se calhar preciso de a tocar mais umas vezes para a poder apreciar, mas já houve uma parte da qual gostei, aquela mesmo antes do avião começar a cair e a despenhar-se... Achei essa parte bem conseguida

Talvez depois do proximo concerto goste de duas partes e depois de outro concerto goste dela toda!
Mas como o Renato diz, tentamos sempre dar o nosso melhor!

Avatar do Utilizador
Andreia Lemos
Mensagens: 974
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Localização: Mões
Contacto:

Mensagem por Andreia Lemos » 19 nov 2007, 22:11

A obra pareceu-me dificil, tal como a maioria só neste estágio é que a comecei a perceber melhor e a gostar dela!

Só a parte da armação de clave é que eu não gostei! :lol:
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Diogo Medeiros
Mensagens: 249
Registado: 15 set 2007, 14:31
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Diogo Medeiros » 20 nov 2007, 00:26

Boa noite. Alguem tem ou arranja esse obra em mp3 pa ouvir??? Agradecia mt. Abraço :D :D :D

Responder