Recordações da BF - 1º Capítulo

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Responder
Avatar do Utilizador
Júlio Ferreira
Mensagens: 497
Registado: 14 out 2005, 11:08
Localização: Santa Maria da Feira

Recordações da BF - 1º Capítulo

Mensagem por Júlio Ferreira » 16 jan 2008, 23:35

Boas gajada!!!

Agora que acabaram os concertos de 2007 da BF, deu-me para escrever algo sobre estes dois anos da Banda Fórum na minha vida.

Não sei se vou escrever isto por parágrafos, por concertos… ou até mesmo um livro!!!

Isto porque, nos tempos actuais, qualquer pessoa escreve um livro!!!

Primeiro, quero agradecer ao meu maestro Filipe Oliveira, por me ter dado o conhecimento que existia um site sobre Bandas Filarmónicas e inscrito no mesmo. Depois de receber a password em casa, lá comecei a frequentar o fórum diariamente. Assim que surgiu a ideia de se criar uma banda para fazer um concerto no dia do seu aniversário, e a administração ter lançado as regras e aberto as inscrições, eu lá fiz a minha inscrição para o tal concerto da banda da Internet.

Obrigado Ângela e António Pinheiro por esta excelente ideia! E administradores por a terem levado para a frente, para bem das nossas filarmónicas e dos seus filarmónicos! A mim deram-me a possibilidade de evoluir quer musicalmente, quer como homem, conhecendo outros métodos de ensaio e de executar, outros compositores, mas, mais que isso, a possibilidade de conhecer muita gaja e muito gajo, filarmónicos como eu.

Pensava eu que não conhecia ninguém! Mas no dia do concerto, quando lá cheguei, reparei que até conhecia muitos músicos e inclusive o maestro também! Com este já não falava desde o meu tempo de tropa, na Banda militar. Sabia que não tinha habilitações para tal, mas como não tinha que prestar provas, nem mostrar nada a ninguém, arrisquei sem medo como sempre customo fazer, porque a minha ideia era de não tocar, mas sim de conhecer uns amigos no dia!

Chegados ao local, os que se conheciam iam falando e com os outros estava-se bem, estava tudo há espera do que ia sair dali. Foi proferida uma curta apresentação de como as coisas se iam desenrolar ao longo do dia, e o porquê da banda ser composta só por 55 elementos! Tudo isto se devia ao facto do espaço para ensaiar e do palco para o concerto serem de tamanho reduzido. Feita a chamada e a apresentação um a um, lá íamos dizendo que banda representava-mos. A banda mais representada neste concerto foi a Banda de Carregosa.

Seguiu-se a fotografia de naipe, porque tínhamos fotógrafo de serviço e tudo!
Logo de seguida o ensaio. No meu naipe estávamos inscritos 7 músicos, mas no dia só apareceram 4, porque apareceram compromissos aos outros. A percussão era composta por: Eu, (Júlio), Ruca, Zé Carlos e Renato Peneda. Como era preciso mais um elemento, o Marcelo lá nos deu uma ajuda neste concerto, sem estar inscrito. O espaço era curto mas lá nos arranjamos e toca a ensaiar, porque não havia muito tempo a perder e a confusão era enorme, tudo dava a sua gaitada e coiso mas o maestro rapidamente meteu ordem nas tropas e assim nos começamos a entender.

Ao primeiro, “ah e tal” pouco se falou uns com os outros como é normal, não havia grande conhecimento, quem se conhecia falava, mas logo veio os comes e bebes e ali já se trocou umas impressões uns com os outros, fotos por mesas e tal, porreiro mesmo! Logo de seguida, ensaio de colocação para o concerto. E, para quem não se conhecia de lado nenhum e tinha feito uma hora e meia de ensaio, eis que chega o momento do concerto, com os compositores de cada obra a explicar o teor de cada uma delas … nunca pensei que houvesse tanta gente a escrever musica em Portugal!

Para quem tinha estudado os papéis em casa, e tinha feito no máximo, duas horas de ensaio geral, o concerto correu altamente! A banda tinha uma sonoridade bonita, ouvia-se bem, e as gafes também eram algumas, mas era normal.

Antes de executar-mos a marcha final, foi feito um agradecimento aos compositores por terem oferecido as obras à Banda Fórum, e entregue uma lembrança ao maestro e administradores, pelos filarmónicos Marlene e Albino.

Depois do concerto acabar, lá foi a 1ª foto do 1º plantel da Banda Fórum. Logo neste dia, começou uma amizade com os meus amigos de naipe, Ruca e Albino (este que se inscreveu para tocar mas nunca lá deu uma única nota).

Tomado um Porto final, todos regressamos a casa com a ideia de que tinha de haver um 2ºCONCERTO.
Júlio Ferreira

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 16 jan 2008, 23:53

AH Escritor.... Sim senhor....

A escreveres assim podemos escrever um livro sobre a BF, com testemunhos de todos.... Depois enviavamos para uma editora qualquer.... Tinha a sua piada
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Recordações da BF - 1º Capítulo

Mensagem por Dário Nascimento » 17 jan 2008, 17:31

Júlio Ferreira Escreveu:nunca pensei que houvesse tanta gente a escrever musica em Portugal!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


De resto, pah... : E a bixa sou eu? Anh? aaaaah!!! :lol: :lol:

Um dia andava a navegar na net e meti no google: Banda Encarnação ; Acabei por vir dar a este site, e vi: Forum. Não fazendo ideia do que era um forum, fui pesquizar e até achei graça à ideia e decidi mandar um email para me inscrever. Recebi a carta em casa na ultima semana de Agosto, tinha chegado de férias.... Se os meus pais a apanhassem.... :oops: :oops: Tinha 14 anos :lol: :lol:
Eu não tive o prazer de me inscrever para o 1º concerto da BF porque tinha 14 anos e pensei: isto ainda é alguma rede de pedofilia... Nem vou pedir autorização... :lol: :lol:
Lá vieram os relatos alucinantes do 1º concerto e achei: epá, até deve ser fixe...
Com a oportunidade de ir à BF a montelavar, achei que se calhar até me deixavam ir... O meu pai foi-me lá por, estava lá só a Angela....

Concerto fixe e tal... Estava cheio de nervos mas ao mesmo tempo orgulhoso:"Estou a tocar numa banda dirigida pelo Afonso Alves, aquele """""gajo"""""" que assina muitas musicas que toco na banda :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ". E lá se foi tocando, com mais erros do que sei lá o que... mas tasse...

No fim... Quem é que tinha de se ir meter comigo... O Júlio... :lol: :lol: :lol: Que pariu... Eu todo atrofiado por não conhecer ninguém e vem-me aquele tonto meter-se comigo :lol: :lol: :lol:

Meterem-me a fazer uma sandes de presunto por mimica... que pariu... :lol: :lol:

Não me vou alongar muito mais, porque senão não me calava mesmo... Isto dava um livro :lol: :lol:
Voltei para casa feliz e diferente a nível musical, com fé de que iamos voltar a ver-nos...

Hoje, sinto que a BF me mudou porque:
:arrow: Fez-me ver que ser filarmónico é espetacular
:arrow: Criei amizades com gente de todas as "espécies" e pontos do pais
:arrow: Evolui bastante a nível musical
:arrow: Ganhei bastante autonomia, facilidade em ir onde quiser, ganhando capacidade de desenrasque

:oops: :oops: :oops: Grande texto que já aqui vai....

Espero continuar estar em cima do palco a ver e ouvir esta banda a tocar, durante muitos anos :wink: E no bar....... 8)
O meu 1º Post Escreveu: Boas, sou novissimo cá no forum. E independente da banda Filarmónica onde toco temos uma banda pequena, uma "sub-banda" jovem. A banda jovem está a crescer muito lentamente devido á falta de partituras. As partituras que encontrei são a pagar e tenho tido algumas dificuldades em encontrar partituras populares. A sub-banda jovem é simplesmente um cavalinho de pessoal com idades inferiores a 20 anos. Os intrumentos e claves em que tocamos todos não sei decore. Mas posso fazer uma listagem mais tarde.

1- Onde encontrar partituras grátis na internet (com qualidade minima)?
2- Onde encontrar partituras populares na internet?
:lol: :lol: :lol: Pirataria ao Rubro :lol: :lol: Os instrumentos e claves :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Marlene Dias
Mensagens: 1112
Registado: 30 ago 2005, 10:41
Localização: Vale de Cambra

Mensagem por Marlene Dias » 18 jan 2008, 14:04

Oh Júlio esqueceste de um ponto muito importante desse primeiro dia que faz parte de qualquer filarmónico e sem o qual não funcionamos!

A fome... O barulho dos estomâgos a gritar, a implorar os morfes! :lol:
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 18 jan 2008, 14:06

Ó Dário!

Não se se reparaste, mas o título do tópico é "Recordações da BF - 1º Capítulo

Se bem conheço o Júlio, devem vir aí outros capítulos... e às tantas até há um dedicado só a ti.

Bem, quero dar os parabéns ao Júlio por esta excelente ideia de recordar grandes momentos.

Ficamos todos a aguardar os próximos capítulos :)
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 18 jan 2008, 18:53

António Pinheiro Escreveu: Se bem conheço o Júlio, devem vir aí outros capítulos... e às tantas até há um dedicado só a ti.
Oh ca pariu... E a bixa sou eu? :lol: :lol: Dedicar capítulos a um gajo? E a bixa sou eu? AAAAAAAAH!!! :lol: :lol: :lol:

Por acaso nem tinha reparado no pormenor: 1º capitulo... :roll: :roll:

Vá bora boss, publica o próximo capitulo... Tou para ver o que sai dai... :lol:
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Mensagem por Joana Gaspar » 18 jan 2008, 21:41

quanto ao 1o capitulo..nao me posso pronunciar, pois o meu 1o capitulo foi para aí o 3o ou 4o vosso..lol..
mas tanto em mim, como em voces, o sentimento pela BFORUM é grande, e tudo o que la aconteceu ficará na minha memória..desde o trabalho árduo, as brincadeiras, as cenas cómicas, as calinadas e vergonhas (lol..pois :oops: )

gostei bastante do texto do julio, mas opa o texto do dário partiu-m toda...
entao essa d "opa o site das bandas filarmonicas? ainda é uma rede de pedofilia" looooooooooooooool... so mesmo o dario...
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Avatar do Utilizador
Albino Magalhães
Moderador
Mensagens: 536
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 18 jan 2008, 22:17

Caros/as Amigos/as

Eu estou mesmo surpreendido, pois não estava á espera desta veia poética do nossso amigo Júlio, por iiso quero enviar-lhe os meus parabéns, e que continue com as próximas cenas, e ainda vai sair uma telenovela filarmónica.

Quanto a este 1º capítulo, eu lembro-me como se fosse hoje, aquele dia que passámos e a amizade que já existia através das nossas conversas no forum, passou a ser muito mais forte.

Tenho por todos uma grande afeição, e como diz o Júlio, obrigado à Angela e ao Pinheiro pela ideia brilhante.


Um Abraço
Beijinhos
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Mensagem por Renato de Almeida » 20 jan 2008, 14:36

Boas!

Foi muito bom poder ver pela primeira vez a três dimensões aquelas pessoas com quem habitualmente falava que eram a Andreia, a Marlene e o Albino. Coisas do chat do site...
Depois surgiu a ideia de nos juntarmos e ver o que dali saía. Eu estava cheio de vontade de ir mas, envergonhado por não conhecer ninguém pessoalmente e da triste figura que poderia fazer. No entanto, a Andreia e o Albino lá me convenceram!
Nunca tinha estado assim reunido com pessoas estranhas. Sim, porque eram todos estranhos para mim. Não havia uma alminha que eu conhecesse pessoalmente. E ainda por cima daqui da zona só ía eu...
Na altura eu só tocava flautim na banda. Por isso já imaginam... Assim que recebi as partes pedi uma flauta emprestada e foi sempre a "dar-lhe"!
É claro que devo ter-me fartado de enganar, mas também já não me lembro muito bem.
O Albino pôs-me logo à vontade, e de pois veio o doutor, digo, o Salomão. Extremamente simpático e que praticamente me obrigou a comer regueifa (?) antes que me metesse à estrada e fazer toda esta viagem de regresso, sózinho!
Mas vim feliz e satisfeito com o que fizemos. Era um orgulho e um privilégio poder pertencer àquele magnífico grupo de pessoas que ali se tinha reunido pela primeira vez.
Desde aí é como se fosse um vício benigno com o qual tenho aprendido, acreditem :)

Quando é que vêm as cenas do próximo capítulo, Júlio?
Abraços
Piccolo

Avatar do Utilizador
Miguel Pedruco
Mensagens: 2060
Registado: 23 mai 2005, 10:22
Localização: Porto, a Capital de Portugal

Mensagem por Miguel Pedruco » 22 jan 2008, 18:39

Boas :)

Ainda me recordo muito bem do 1º Capítulo da BF, sem dúvida alguma :)

O que mais me marcou e mais me recordo foi:

- Conhecer as pessoas sem ser apenas pelo que escreviam no fórum;
- Aquela ansiedade antes de se começar a tocar;
- O empenho da malta para que tudo corresse bem;
- Durante as palestras os comentários do género "Jesus, tenho o estomago colado ás costas" :lol: :lol: ;
- O almoço, onde se foi começando a criar as amizades que da BF surgiram;
- O concerto, realmente emocinante e na minha opinião muito bem executado dadas as circunstâncias;
- O telefonema do Sr. Mário ao Antero quando íamos começar a tocar a Fantasia Ligeira;
- A despedida, porque quer se queira quer não as depedidas marcam sempre!

Ah e não posso esquecer um ponto essencial, foi o primeiro concerto do meu Soprano :lol: :lol: :lol:

Só para levantar o véu, o que mais me marcou no segundo capítulo foi:

"Sim? É o Dário? Daqui fala o Maestro Afonso Alves, é para te dizer que o Nuno Costa adoeceu e precisamos que sejas tu a solar a Fantasia do Minho" LOL

:wink:
ISEP || CMP

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 22 jan 2008, 22:17

Pedruco... tás a meter água...

Isso do telefonema é no 3º capitulo.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Alberto Leitão
Mensagens: 544
Registado: 01 fev 2005, 17:14
Localização: Nespereira

Mensagem por Alberto Leitão » 22 jan 2008, 23:36

Como sabes isso Pinheiro?
Já tiveste acesso ao livro todo?
CARPE DIEM

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 23 jan 2008, 09:53

Alberto Leitão Escreveu:Como sabes isso Pinheiro?
Já tiveste acesso ao livro todo?
É fácil... tem a ver com lógica:

1º capítulo - 1º concerto

2º capítulo - 2º concerto

3º capítulo - 3º concerto - foi neste concerto o mítico telefonema!

Penso eu de que...
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Miguel Pedruco
Mensagens: 2060
Registado: 23 mai 2005, 10:22
Localização: Porto, a Capital de Portugal

Mensagem por Miguel Pedruco » 23 jan 2008, 13:20

António Pinheiro Escreveu:
Alberto Leitão Escreveu:Como sabes isso Pinheiro?
Já tiveste acesso ao livro todo?
É fácil... tem a ver com lógica:

1º capítulo - 1º concerto

2º capítulo - 2º concerto

3º capítulo - 3º concerto - foi neste concerto o mítico telefonema!

Penso eu de que...
Tem razão tem razão :oops: :oops: lol
ISEP || CMP

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Mensagem por Dário Nascimento » 27 jan 2008, 18:25

António Pinheiro Escreveu:
Alberto Leitão Escreveu:Como sabes isso Pinheiro?
Já tiveste acesso ao livro todo?
É fácil... tem a ver com lógica:

1º capítulo - 1º concerto

2º capítulo - 2º concerto

3º capítulo - 3º concerto - foi neste concerto o mítico telefonema!

Penso eu de que...
Esse telefonema lembro-me como se ainda fosse hoje... Eu sabia lá como era a voz do M. Afonso Alves, muito menos sabia quem era um individuo chamado Júlio Ferreira :lol: :lol: Maldita hoja :twisted: :twisted:
Imagem

Imagem

Responder