Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Daniel Vieira
Mensagens: 382
Registado: 20 dez 2008, 20:19
Localização: Pampilhosa
Contacto:

Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Daniel Vieira » 03 out 2011, 12:40

Como não é de bom tom estar a "atulhar" o tópico das inscrições com "questiúnculas", e como penso que ainda não foi criado um tópico para o efeito, criei este para quem quiser colocar questões à parte do estágio propriamente dito, mas relacionado com este.

Então, a minha questão para já é esta:

Como no estágio no Porto fiquei instalado no pavilhão da escola, e não gostei (por vários motivos que agora não interessam), não mais quero dormir (!?) em equivalentes locais (no estágio de Castanheira fui dormir a casa!). Por esse motivo, gostaria de saber se alguém conhece alguma pensão, boa e baratinha, ali por Valongo, ou mesmo em Campo, ou arredores. Já fiz uma pesquisa, mas se alguém conhecer algo, será mais fácil.

Obrigado.
Daniel Vieira
Saxofone/Direção Artística da Filarmónica Pampilhosense (Pampilhosa-Mealhada)
http://facebook.com/dvieirasaxman

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Vitor Dias » 03 out 2011, 14:31

Olá Daniel

Foi uma boa opção a abertura deste tópico.
Já contactei o GDR de Retorta que brevemente nos irá apresentar as opções das dormidas lá na zona.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Vitor Dias » 03 out 2011, 15:23

Caros:

Relativamente à sugestão apresentada pela Joana Gaspar no tópico das inscrições:

"Sei que nao deveria escrever aqui, mas só gostaria de deixar uma sugestão para a próxima.. Já que isto é um forum, e a banda forum surgiu devido ao facto de as pessoas utilizarem o forum para dar as suas opinioes (e nao virem aqui só dizer eu vou!) para a próxima deveriam ter em conta tambem a assiduidade no forum, e nao apenas num concerto da banda forum! Digo isto porque reparei que umas 10 pessoas que se inscreveram apenas vieram ao forum dizer "eu vou!", ao longo de anos, o que é de lamentar!"

Cumpre-nos esclarecer o seguinte:

Respeitamos a opinião da Joana e de um outro elemento que nos contactou por MP. No entanto, e dado que já participaram cerca de 400 músicos na BF, tivemos que tomar uma opção e achamos que a de dar prioridade aos músicos que estiveram em Águeda tinha toda a lógica pelo facto de irmos apresentar grande parte do repertório ali apresentado. Dessa forma estará a banda mais à vontade com o mesmo, o que poderá implicar menos ensaios e mais convívio.

Na minha opinião pessoal, não vejo com bons olhos o facto de dar prioridade a quem mais participa, até porque há quem participe muito e não acrescente nada de novo e positivo ao fórum.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Vitor Dias » 03 out 2011, 15:39

Daniel Vieira Escreveu:Como não é de bom tom estar a "atulhar" o tópico das inscrições com "questiúnculas", e como penso que ainda não foi criado um tópico para o efeito, criei este para quem quiser colocar questões à parte do estágio propriamente dito, mas relacionado com este.

Então, a minha questão para já é esta:

Como no estágio no Porto fiquei instalado no pavilhão da escola, e não gostei (por vários motivos que agora não interessam), não mais quero dormir (!?) em equivalentes locais (no estágio de Castanheira fui dormir a casa!). Por esse motivo, gostaria de saber se alguém conhece alguma pensão, boa e baratinha, ali por Valongo, ou mesmo em Campo, ou arredores. Já fiz uma pesquisa, mas se alguém conhecer algo, será mais fácil.

Obrigado.
Eis as opões existentes:

Em Campo
Motel O Sonho
Rua Central de Campo, 800
Valongo, Porto 4440-030
Portugal
Telefone: 224 219 100
Email: geral@motelosonho.com

Em Valongo
Park Hotel Porto Valongo
Morada: Rua Fonte da Senhora, Valongo
Tel. 22 012 52 00
Fax 22 012 52 09


Motel Alto de Valongo
Avenida Descobrimentos 95
4440-810 Valongo
Tel. 224 219 320
Fax: 224 219 329

Residencial Novo Espaço
Morada: Avenida 5 de Outubro, 43-51
Localidade: Valongo
Localidade: Valongo
Código Postal: 4440-503
T: 224223246
F: 224223797


Em Ermesinde
Hotel Portas de Santa Rita
Avenida Engenheiro Duarte Pacheco 2185
4445-416 ERMESINDE

Site: http://www.hotelportasdesantarita.com/

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Joana Gaspar » 03 out 2011, 19:26

Vitor Dias Escreveu: Cumpre-nos esclarecer o seguinte:

Respeitamos a opinião da Joana e de um outro elemento que nos contactou por MP. No entanto, e dado que já participaram cerca de 400 músicos na BF, tivemos que tomar uma opção e achamos que a de dar prioridade aos músicos que estiveram em Águeda tinha toda a lógica pelo facto de irmos apresentar grande parte do repertório ali apresentado. Dessa forma estará a banda mais à vontade com o mesmo, o que poderá implicar menos ensaios e mais convívio.

Na minha opinião pessoal, não vejo com bons olhos o facto de dar prioridade a quem mais participa, até porque há quem participe muito e não acrescente nada de novo e positivo ao fórum.

Cumprimentos
Tambem concordo com isso, e de facto muitas das vezes venho cá ler e nao comento simplesmente porque posso já nao ter nada a acrescentar ao tópico.
Respeito tambem o critério, mas não concordo.. Aliás eu estou a manifestar a minha opinião mas após ter escrito aquilo 6 pessoas assiduas ao forum e aos concertos BF, excepto no último vieram dizer-me que concordavam!

Com o meu comentário só quis relembrar que a banda forum surgiu de um forum, e um forum nao é vir e escrever "eu vou" 2 vezes ou 3, e ir e depois nem se gostou, se nao gostou, etc etc.. Se fosse só 1 caso, nao me saltava à vista! mas penso que nunca houve tantas inscriçoes de membros tao poucos activos! (contem-nas! já vão quase em 20!)

Aguardo então para dia 15, caso haja vaga! Senão enquanto uns estão em estágio, eu vou frequentando o fórum! Bom estágio!
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Humberto Moreira » 03 out 2011, 21:34

Em termos de preços, há dois bons espaços a preços acessíveis relativamente, na casa dos 25 € dormida, há um chalé na nacional que vai para Paredes, depois de Gandra e há uma residencial em Ardegães a seguir ao Maia Shopping... Vítor se quiseres tento os contactos. Conheço pois quando trabalhava na tua terra, quem vinha em visitas comerciais iam para esses espaços e são razoáveis a baixo custo.
Última edição por Humberto Moreira em 04 out 2011, 22:48, editado 1 vez no total.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Vitor Dias » 04 out 2011, 08:00

Humberto Moreira Escreveu:Em termos de preços, há dois bons espaços a preços acessíveis relativamente, na casa dos 25 € dormida, á um chalé na nacional que vai para Paredes, depois de Gandra e há uma residencial em Ardegães a seguir ao Maia Shopping... Vítor se quiseres tento os contactos. Conheço pois quando trabalhava na tua terra, quem vinha em visitas comerciais iam para esses espaços e são razoáveis a baixo custo.
Claro Humberto. Coloca pf aqui essa informação.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Jorge Ferreira
Mensagens: 974
Registado: 11 abr 2005, 09:06
Localização: Fanhões (Loures)

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Jorge Ferreira » 05 out 2011, 01:20

Concordo a 100% com o que foi dito pela Joana.

Não quero criar qualquer tipo de conflito, mas haverá muita gente inscrita na BF que nem são eles que metem o "eu vou" pois há quem tenha os logins de vários elementos e faz a inscrição por todos... acho que isso vai contra os princípios em que a banda foi criada... custa-me ver colegas que possivelmente vão ficar de fora por troca de elementos com duas ou três mensagens a dizer eu vou e que possivelmente nem sabem se o site é bandasfilarmonicas.com, .pt ou .net!

Mas como também foi dito pelo Vítor, tiveram que tomar opções e temos que as respeitar!

Espero que tudo corra bem e que quem não foi ao ultimo concerto tenha também oportunidade de participar numa coisa espectacular como é a Banda Fórum!

Saudações musicais.

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por António Pinheiro » 05 out 2011, 11:30

Para além daquilo que o Vitor disse, a título pessoal, quero acrescentar mais algumas coisas, esperando, de uma vez por todas, esclarecer esta questão.

- como sabem, em praticamente todos os estágios/concertos da BF-FP, foi dada prioridade a quem esteve no estágio/concerto imediatamente antes. Esta situação não é nova.

- como sabem também, desde o segundo/terceiro concertos (e já vamos em 16, a caminho do 17) esta situação de o pessoal aparecer e dizer apenas "EU VOU" e depois nunca mais dizer nada, tem acontecido sempre. É claro que não nos agrada, mas não vamos apontar pistolas para obrigar o pessoal a escrever. A BF-FP é uma casa de portas abertas e, raramente, fechamos as portas a alguém.

Devo também recordar que quando fomos a Espanha, ao Europarque ou à Casa da Música, apareceu muita gente, o pessoal até se atropelava... mas para outros concertos, (por exemplo, o concerto de 2º aniversário em Aveiro, apenas um ano depois do sucesso do Europarque) estivemos à rasca de pessoal (uma semana antes do concerto não tínhamos trompas, por exemplo).

Eu prefiro ter músicos que apareçam para dizer "EU VOU" e depois desapareçam, mas que estejam de corpo e alma com o projecto e filosofia da BF-FP, que trabalhem, se esforcem e dêem o máximo em palco, do que ter músicos que só aparecem quando o passeio é interessante ou a sala prestigiada.

A BF é a BF quer toque no Porto, em Lisboa, ou em Curral de Moinas...

- desta vez, pela contingência logística do espaço, fomos forçados a fazer uma seriação, algo que nunca tinha acontecido. Pareceu-nos natural "premiar" quem, de entre os que estiveram no último estágio (e mais uma vez relembro ser essa a praxis da BF-FP), tivesse estado connosco mais vezes.

Ao contrário do que já foi insinuado "off-line", não estamos a castigar quem não esteve; estamos a premiar quem esteve.

- relativamente à questão da assiduidade ao fórum, estou mais que farto de dizer o que penso sobre isso. A minha opinião está espalhada em N tópicos em que esse assunto foi abordado. Procurem e encontram.

O cariz da BF-FP, tão único e peculiar origina este tipo de situações, por vezes pouco agradáveis para quem fica de fora.

Eu, que fui um dos mentores do projecto, não estive no 1º concerto... irónico, não? Também não fui a Espanha... e tanta gente que (talvez) não merecia foi...

O Júlio, o "Dux" da BF-FP também já ficou de fora de alguns concertos...

Voltando à sugestão de premiar quem mais participa, apesar do seu justo fundamento, também esse método poderia provocar situações injustas... e não é preciso pensar muito para imaginar dois, três exemplos práticos.

Para nós que estamos à frente do projecto é complicado tomar algumas decisões: sabemos que para tapar o pescoço, por vezes, temos que destapar os pés... e vice-versa. Mas, se há coisa que aprendemos neste tempo todo, foi a não repetir os mesmos erros.

Para terminar, quero que saibam que todas as decisões que tomamos, por muito estranhas que às vezes possam parecer, são tomadas para o bem da BF-FP, para que todos se sintam bem durante o estágio/concerto e se divirtam a fazer música.

Pensamos sempre no bem COMUM e não no individual.

Tenho a certeza que, mais uma vez, viveremos grandes momentos em conjunto.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Jorge Ferreira
Mensagens: 974
Registado: 11 abr 2005, 09:06
Localização: Fanhões (Loures)

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Jorge Ferreira » 05 out 2011, 14:51

António, concordo com o que dizes mas também concordo com o que disse a Joana.

As coisas às vezes são mais complicadas que o que parecem porque só aceitamos a nossa versão.

Apenas dei o meu ponto de vista e de uma forma completamente desinteressada pois eu não poderei ir ao estágio com muita pena minha mesmo que tivesse vaga pois tenho serviço com a minha banda nesse fim de semana.

Posso dizer que até hoje todos os concertos ou estágios que faltei na BF-FP foram por impedimentos profissionais (trabalho fds e feriados) ou por ter serviço com a minha banda... nada mais me fez deixar de fazer centenas de km para poder estar junto do grupo magnífico que é a BF-FP.

Mas no meio disto tudo é excelente ver que o problema não será a falta de músicos mas sim o contrário.

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por António Pinheiro » 05 out 2011, 16:26

Sim, Jorge.

Só pretendi dar um esclarecimento adicional àquilo que já tinha sido dito antes.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nuno Antão
Mensagens: 502
Registado: 31 mar 2009, 14:07
Localização: Lousã
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Nuno Antão » 06 out 2011, 16:31

Eu concordo com a decisão tomada. Eu sou uma das pessoas que participou apenas uma vez (por coincidência, foi no Porto). Desde então, não tenho participado na BF (penso que já vou falhar ao segundo ou terceiro desde Novembro 2009) devido aos meus encargos parentais, que não têm sido compatíveis com estes estágios (estar 3 dias fora de casa ainda é muito tempo). Espero que daqui a um máximo de 2 anos possa começar novamente a ir aos estágios. Daí que concordo que seja premiado quem mais vá aos estágios em detrimento daqueles que só vão esporadicamente.
Nuno Antão - Trompete
Sociedade Filarmónica Lousanense

Avatar do Utilizador
Patrícia Pereira
Mensagens: 87
Registado: 08 dez 2008, 19:52
Localização: Quiaios, Figueira da Foz
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Patrícia Pereira » 06 out 2011, 18:34

Aqui o "problema" é precisamente o facto de as pessoas quererem e terem gosto em participar, não o contrário (felizmente!).

Verdade seja dita que e muito bem pensado está, o convívio será maior e haverá maior "elasticidade" para o Maestro e para os Músicos, no sentido de a leitura da maior parte das peças estar feita, tornando possível trabalhar as preciosidades que poderão faltar na sonoridade.

No entanto, e corrijam-me por favor se o meu raciocínio está errado; se este "sistema" de inscrição se mantiver, a BF-FP deixará de receber com tanta facilidade novos elementos e não digo que isso seja bom ou mau, para mim deixa-me triste porque vejamos: se desta vez quem não foi ao último estágio terá que aguardar o fim da 1ª fase de inscrições para poder ter a hipótese (difícil quando estamos limitados logisticamente a 80 executantes) e não o consegue, não estará por tanto presente neste certo? E no próximo? Terá que esperar novamente passar uma primeira fase dos que foram a este! Ou seja, possivelmente acaba por se tornar muito difícil conseguir integrar um encontro da BF-FP.

Eu falo por mim e penso que por outros quando digo que compreendo e respeito a decisão da Organização, mas sinto-me triste porque desde que entrei faltei apenas ao último estágio porque me foi antecipada uma frequência e não seria correcto da minha parte aparecer apenas a dois dias, acho que isso todos estamos de acordo porque todos fazem esforços para convivermos com a tão boa malta da BF. Cedi então o meu lugar, e por isso vejo que agora poderei não tão rapidamente integrar um concerto de amantes da Música e conviver com a "malta" que só tenho hipótese de encontrar na nossa querida BF.


Desculpem se estou a ser demasiado alguma coisa.
Sociedade Filarmónica Quiaense
Orquestra de Sopros do Concelho da Figueira da Foz-OSCFF
Orquestra de Sopro de Coimbra-OSC
Quarteto de Clarinetes da Universidade de Évora
Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por António Pinheiro » 06 out 2011, 18:55

Eu compreendo que a vontade de ir é muita e ninguém coloca isso em causa.

Como eu disse, este "sistema" não é de agora e sempre houve oportunidade para músicos novos.

A única diferença entre este e outros estágios é que, desta vez, o número de músicos que poderemos aceitar é inferior ao número do estágio anterior, o que, de facto, poderá fechar a porta a músicos novos.

Se, no próximo estágio, tocarmos num palco que permita 100, 120, 130 músicos, de certeza que haverá vagas para quem agora fica de fora e também para músicos novos.

Penso que é simples perceber isto...

Vamos aguardar pelo dia 15.

Nota histórica:
Em 2007, a BF-FP realizou um estágio em Ovar, no qual estiveram 75-80 músicos. No concerto imediatamente a seguir, esses músicos tiveram prioridade, mas muita gente desse estágio não se inscreveu.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Re: Estágio em Campo-Valongo - questões à parte

Mensagem por Humberto Moreira » 06 out 2011, 21:26

Pessoal...não dramatizem, pois acho que estão a fazer uma grande tempestade num copinho de água.
Raramente ficou gente de fora por falta de "espaço". Desta vez também não vai ficar, essas ocasiões foram pontuais... 80 músicos...ainda são muitos por isso verão que vai haver lugar para todos e sobrarão alguns.... paciência é uma grande virtude...
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Bloqueado