Estágio 2011 - Reacções

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Andreia Carreira
Mensagens: 181
Registado: 11 jun 2007, 20:05
Localização: Mata/Torres Novas
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Andreia Carreira » 21 nov 2011, 20:52

Voltei do trabalho.
O dia após o estágio da BF é, todos os anos, um dia de ressaca musical. Não consigo compreender como é possível passar um dia inteiro ocupadíssima, sem tocar uma única nota e sem conversar com a malta do Norte.. e isto acontece ano após ano.
Os amigos que fazemos na BF-FP são sem dúvida especiais. São aqueles amigos que só vemos uma vez por ano, mas quando nos reencontramos é como se tivéssemos estado à conversa no dia anterior. São amizades intensas, que aumentam de intensidade e em número de estágio para estágio.
Em relação ao que o Dário disse, da malta se misturar mais, gostava de salientar o André do Bombardino, que andava lá na dele, e talvez tenha sido das pessoas que mais gente conheceu... porque na sua calma ia-se metendo com todos os grupinhos e falando com todos. Parabéns miúdo... é esse o caminho!

Musicalmente penso que este estágio resultou imensamente bem. O Abba Mia lá teve umas coisas "interessantes" e tal... mas na generalidade o pessoal estava concentrado, afinado e entrosado como grupo.
Agradeço ao maestro Afonso Alves todos os ensinamentos que nos dá, com especial ênfase nos solos de batuta, que penso que todos os músicos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida!

Agradeço também:

- À organização, quer pela parte da BF, quer pela parte da Retorta, que nos deram a possibilidade de passar este fim de semana espectacular.
- Ao Fernando, que é um cavalheiro, um colega de naipe espectacular e um grande amigo. Ele sim, sempre humilde, sem problemas em ensinar alguns truques e em mostrar que errar só acontece a quem toca, que não nos devemos sentir mal quando damos o nosso melhor
- Ao Humberto porque apesar de não poder participar como músico, está sempre presente connosco, com a boa disposição que o caracteriza.
- Á Invicta Big Band por nos ter proporcionado um serão bastante agradável, com boa música, um repertório nada cansativo e uma cantora com uma belíssima voz. Continuem.

Dar os Parabéns ainda ao Pedro Silva. Adorei tocar a tua obra, a humildade com que te apresentaste e a forma como foi fácil falar contigo. Espero num próximo estágio voltar a tocar uma obra tua, porque tenho a certeza de que vai ser bastante agradável.

E antes de terminar, queria dar os Parabéns à Carla do Sax Alto porque se no início teve alguma dificuldade nos solos, portou-se como poucos conseguiriam: não desistiu, nem quando o Afonso puxou por ela até a deixar a tocar sozinha (para nós todos). Foi uma mulher coragem, notou-se melhorias de ensaio para ensaio, encarou tudo de frente e provou no concerto que se nos dedicarmos conseguimos!

Muitos beijinhos a todos, já estou cheia de saudades... e espero rever-vos em breve.
Andreia Carreira - Sociedade Filarmónica União Matense

Avatar do Utilizador
Gonçalo Sousa
Mensagens: 31
Registado: 21 jan 2009, 21:44
Localização: Penacova
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Gonçalo Sousa » 21 nov 2011, 21:51

Bem... E agora, se tudo correr bem, chegou a vez do meu comentário...

Bem... Apesar de ainda ressacado da bela comidinha do fim de semana, consegui finalmente arranjar forças para chegar ao computador e exprimir o que senti durante esta minha 5ª participação (em 3 anos) na BF-FP.

Estado geral: eternamente cansado, em estado de sono constante (trabalhar também cansa, livra!), até mesmo à refeição :D

Ensaios: como sempre, foi uma maratona até ao concerto... Mas desta vez pareceu mais curta, com mais tempo para descansar...

Repertório: Terá sido dos que mais me agradaram, principalmente pelo facto de mostrar a este nosso povo que não é preciso tirar nenhum mestrado ou doutoramento em Música para ser ser compositor. O Pedro mostrou-nos que, com vontade, dedicação, persistência e amor à arte se consegue construir uma obra de arte. Gostei imenso (talvez pelo facto de os Bee Gees terem sido um marco para as gentes da minha geração) e aguardo ansiosamente a publicação da obra (se assim o pretenderes, claro)...

"CARLA! AINDA NÃO TE OUÇO!!!" :lol: Pudera... O concerto já terminou... Agora, se a quiserem voltar a ouvir a dar mais uma lição de persistência à malta, terão de esperar pelo próximo concerto :wink:

Até lá, mandem notícias, fotos e gravações... Alguém que consiga a Banda sonora?...
Imagem
Gonçalo Martins de Sousa (http://www.gsousa.net)
Desempregado
Mestrado Ens.Matemática 3ºCEB/Sec.
Prof.AEC-Ens.Música/Matemática
Ex-Maestro BFCPPenacova
Tuba Sib (OSC-Coimbra,BF/FP e outras)

Simão Rocha
Mensagens: 10
Registado: 25 mai 2009, 09:20
Localização: Carregosa

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Simão Rocha » 21 nov 2011, 22:29

Tempo de analisar o acontecimento.

Apesar de tudo (poucas horas de sono, lábio passado a ferro, etc.), mais um grande momento passa num abrir e fechar de olhos. Ainda sou como um caloiro nisto, pq é o meu 2º estágio, mas as duas vezes foram experiências deslumbrantes em que a essência da amizade e música ficam patenteadas.

Se pudesse voltar atrás a única coisa que mudava era "falar mais" e "meter-me mais" com a malta, mas por vezes a timidez fala mais alto. =)

Mas próximos eventos virão para melhorar nestes aspectos. Em tudo, penso que o estágio foi positivo, desde ensaios, momentos de convívio, desde o pão-e-ló de ovar (ahah =))... Enfim, tudo! :D

Parabéns e Obrigado a todos!!

E venha o próximo estágio. 8D
Última edição por Simão Rocha em 21 nov 2011, 23:49, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Humberto Moreira » 21 nov 2011, 22:38

Pessoal... gostei do ambiente deste estágio.... acompanhei de outra forma. O fotografo... é um elemento presente mas que na sua maior virtude passa despercebido e permitiu-me ver tudo, estar nas costas da banda enquanto toca, estar no meio de vós....ver as dançarinas entrar... ver a cara das pessoas...os aplausos...foi fantástico.

Ou a tocar ou a fotografar...lá estarei da próxima.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Diogo Vieira
Mensagens: 6
Registado: 19 out 2011, 21:24
Localização: Arganil

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Diogo Vieira » 21 nov 2011, 22:44

Foi a primeira vez que partecipei e adorei! (era caloiro) reportório! convivio! joguinho de futsal! os invicta foi mesmo muito bom!!! Adorei !! Eu já ouvia falar bem da zona do porto e este fim de semana fiquei apaixonado gente do porto e 5estrelas falam da primeira vez com pessoas que não conhecem sem nenhuma desconfiança e tem razão nós os caloiros temos de nos dar a conhecer entrar no grupo e no espirito!!!

Para o ano espero partecipar outra vez e tem de se levar outro tipo de atitude que quem já faz parte do grupo está a pedir aos caloiros e semi-caloiros só tanho pena é que só foi um fim de semana devia ser uma semana :)

Avatar do Utilizador
Pedro Sevilha
Mensagens: 36
Registado: 23 set 2008, 13:30
Localização: Campo – Valongo

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Pedro Sevilha » 21 nov 2011, 22:52

Depois de tudo o que foi dito, acho que há pouco a acrescentar!

A partilha de todas as experiências e "gaitadas", o convívio, as gargalhadas, as praxes, enfim... Tudo tão mágico que passa num instante!!

Este fim de semana senti-me orgulhosamente honrado, não só com presença da Banda Forum mas como também ter feito o 1º de muitos concertos com a orquestra "Invicta Big Band", tudo isto na minha terra! Foi qualquer coisa de transcendente! Acho que este sentimento devia de ser igual para qualquer músico que se orgulhe de ser filarmónico, e ter a presença da "Banda das Bandas" no local onde nasceu e se tornou músico é algo muito especial.
Espero ter estado à altura. Dentro das minhas possibilidades tentei ser um bom anfitrião!

Mas o verdadeiro mérito deve ser dado ao Grupo Dramatico e Recreativo da Retorta, eles sim são os verdadeiros responsáveis pelo fim de semana fantástico. :lol: O saber bem receber não é para qualquer um, é preciso ter muita humildade. E como o GDRT existem poucos, um bem haja a todos e um muito obrigado!

Desta feita, falta agradecer aos administradores da BF, a todos os compositores que ofereceram as suas obras e a todos vós que deixaram o conforto das vossas casas e que fazem com que a BF seja uma realidade a cada estágio e a cada concerto, um OBRIGADO e parabéns a nós!

Até ao próximo concerto, que seja em breve!

Abraços

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por António Pinheiro » 21 nov 2011, 23:24

Olá a todos!

- As minhas primeiras palavras vão para a Maria João, o Afonso, o Júlio, o Salomão e o Vitor.

Penso que que, em 18 concertos da Banda Fórum, nunca houve tantos telefonemas, e-mails, SMS e conversas on-line, como desta vez (para além das nossas "reuniões de trabalho", algures...), tudo para que nada falhasse.

Desta vez fomos exigentes em muitas coisas, mas também fomos exigentes com nós próprios. Confesso... antes de começar já estava cansado. Contudo, trabalhar com vocês é motivante e recompensador, principalmente no momento em que, finalmente, o ensaio começa. Se a BF-FP é aquilo que é hoje deve-se, acima de tudo, ao carácter e ao carisma de pessoas como vocês.

- A seguir, pessoal da Retorta: que malta incrível!

Vocês são o verdadeiro exemplo daquilo que deve ser o associativismo. Como eu costumo dizer, o profissionalismo não é um estatuto é uma atitude. E vocês foram mais profissionais do que muitos que se dizem profissionais. Falo não só pela forma exemplar como receberam a BF-FP, mas também por todo o apoio que deram à Invicta. Muito e muito, obrigado!

- E por falar em Invicta (atenção que escreve-se "Invicta" mas diz-se "Inbicta"), em nome de todos os músicos, agradeço aos colegas que assistiram ao nosso concerto e estiveram ano nosso lado nesta "ante-estreia". O vosso apoio e entusiasmo foram, sem dúvida, uma óptima rampa de lançamento para este nosso sonho. Brevemente, daremos mais novidades.

- Percussionistas: apesar das reuniões de tuperware e de condomínio, a malta lá se entendeu e, como imposto pelo Júlio, desta vez a percussão não fez... vocês sabem. Mesmo assim, foi preciso realizar um mini-protesto e abandonar o palco...

- Para terminar, o meu reconhecimento a todos os filarmónicos que, mais uma vez, tiveram a coragem e a força de vontade suficientes para dizerem "Eu Vou". Estas cinco letras representam muito mais do que aparecer no estágio com o instrumento e o saco-cama. Representam uma atitude e uma forma de estar. Talvez por isso muitos se inscrevam e desistam; outros venham uma vez e não voltam; outros nem vêm. Como o nosso maestro disse várias vezes neste estágio, "isto é muito bonito, mas é preciso empenho".

E, para quem tem dúvidas sobre qual a verdadeira essência da BF-FP, só digo uma coisa: ponham os olhos no pequeno André... ele tem muito para nos ensinar... a todos!

Abreijos e até à próxima!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por António Pinheiro » 21 nov 2011, 23:40

Ah!

Já me esquecia!

Obrigado ao Maestro Valdemar Sequeira pela pequena aula de direcção no final do ensaio de sexta-feira :)
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
José Ricardo Vieira
Mensagens: 79
Registado: 07 abr 2008, 10:32
Localização: Melres - Gondomar

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por José Ricardo Vieira » 22 nov 2011, 09:23

Pedro Ferreira Escreveu:
Marlene Dias Escreveu:A quem levou o pão-de-ló de ovar o meu muito obrigada!!! Salvou o meu dia de Sábado!!! :D :D :D

Tens toda a razão Marlene...o pão de ló estava muito muito bom :)
Cristina Perfeito Escreveu:Foi o Pedro Ferreira que levou....e parece-me que nos próximos estágios também tem que continuar a levar :D
Fernando Marques Escreveu:Ó Pedro... e não me disseste nada. Eu também gosto de pão de ló. Na próxima vez chama-me também. :D
Está prometido que no próximo estágio que for, o pão-de-ló de Ovar estará lá para tornar os vossos pequenos-almoços mais saborosos, hahaha!

Leva na sexta para o ensaio eheehh :D
José Ricardo Vieira
Trompista

Avatar do Utilizador
Paulo Tomé
Mensagens: 606
Registado: 30 jan 2007, 21:42
Localização: Escapães - Santa Maria da Feira
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Paulo Tomé » 22 nov 2011, 10:21

Mais um estágio bem sucedido...

Este estágio significou muito para mim, pois calhou numa das minhas "épocas baixas" e reavivou e acalmou a minha vontade e a minha ansiedade de tocar em grupo.

Acho que toda a gente esteve muito bem.

Fiquei contente de rever "antigos" amigos e fazer novos amigos.

Quero dar os parabéns a todos os solistas e a organização porque este estágio teve um marco significativo no que diz respeito às condições, não porque nos outros estágio eram maus, mas sim porque este foi melhor, pelo menos daqueles estágios em que fui, desde às condições para o ensaio, a ventoinha para dormir :D , as águas distribuidas em todos os dias do estágio, por terem cedido campo e bola no pavilhão, entre outras coisas.

Quero dar os parabéns e os agradecimentos aos compositores por nos ceder as suas fantásticas obras e nos tentar acompanhar pessoalmente sempre que possível explicando-nos o que pretendem dar a entender ao público e a nós com elas.

Quero também reforçar a ideia que o Dário muito bem frisou, pois eu tentei ao máximo chamar pessoal que não conhecíamos para a nossa beira e falar com eles mas a timidez é grande.

Quero dar os parabéns também ao meu naipe que se portaram todos muito bem. E quero agradecer também ao Júlio por nos "banhar" com a sua incansável boa disposição que é contagiosa.

Quero agradecer às minhas joias por terem passado a maior parte do tempo comigo, pois para mim foi um tempo muito bem passado.

Não posso dizer nada sobre a "Invicta" porque infelizmente não assisti ao concerto que prepararam para nós do qual peço desculpa não ter lá estado.

Sem poder me esquecer tenho que agradecer a companhia do "pequeno" André e dizer-lhe: Ainda não consegui te arranjar uma namorada neste estágio, mas para o próximo vou arranjar :lol: :lol: :lol: . Vê o lado positivo da coisa, deste muitos beijinhos :lol: :lol: :lol: .

Acho que não há muito mais para dizer, pois acho que o sentimento de todos nós é muito semelhante no que dizer respeito à BF-FP e aquilo que fica no ar no fim é sempre o mesmo: "apesar de estar cansado deste estágio quero saber já quando é o próximo".

Abraços e beijinhos para todos.
Trombone de Varas
Sociedade Filarmónica de Crestuma
Alojado em Escapães - Santa Maria da Feira

Avatar do Utilizador
Fernando Marques
Mensagens: 531
Registado: 01 fev 2005, 09:59
Localização: Aveiro

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Fernando Marques » 22 nov 2011, 11:39

Andreia Carreira Escreveu: o André do Bombardino, que andava lá na dele, e talvez tenha sido das pessoas que mais gente conheceu... porque na sua calma ia-se metendo com todos os grupinhos e falando com todos. Parabéns miúdo... é esse o caminho!
Ele tem muita auto-confiança. Acho que é por causa dos lindos caracóis loirinhos e pelas meninas lindas lhe chamarem jóia. Ou não fosse ele filho de um grande amigo meu e colega de trabalho. Mas concordo com a Joana.... ele é realmente uma jóia. :lol: :lol:
Andreia Carreira Escreveu: Agradeço ao maestro Afonso Alves todos os ensinamentos que nos dá, com especial ênfase nos solos de batuta, que penso que todos os músicos deveriam assistir pelo menos uma vez na vida!
Solos daqueles, só os maestros especiais os conseguem fazer. Grande sensibilidade musical. Aprendemos sempre mais, em cada estágio.
Andreia Carreira Escreveu: Agradeço também:
- Ao Fernando, que é um cavalheiro, um colega de naipe espectacular e um grande amigo. Ele sim, sempre humilde, sem problemas em ensinar alguns truques e em mostrar que errar só acontece a quem toca, que não nos devemos sentir mal quando damos o nosso melhor.
Ó Andréia, eu não mereço esses elogios, e logo assim, publicamente. Eu é que sinto um orgulho enorme em te ter como amiga. Eu é que te agradeço. Muito obrigado.
Andreia Carreira Escreveu: Muitos beijinhos a todos, já estou cheia de saudades... e espero rever-vos em breve.
Da minha parte, talvez não demore um mês. Só preciso é de arranjar uma camisinha branca. :D

Avatar do Utilizador
Nuno Antão
Mensagens: 502
Registado: 31 mar 2009, 14:07
Localização: Lousã
Contacto:

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Nuno Antão » 22 nov 2011, 13:54

Custa muito ler estas coisas todas quando não se pôde estar presente. Sinto umas saudades enormes de tudo aquilo que vocês viveram e fico muito feliz por saber que tudo correu muito bem.
Nuno Antão - Trompete
Sociedade Filarmónica Lousanense

Avatar do Utilizador
Fernando Marques
Mensagens: 531
Registado: 01 fev 2005, 09:59
Localização: Aveiro

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Fernando Marques » 22 nov 2011, 14:14

Nuno Antão Escreveu:Custa muito ler estas coisas todas quando não se pôde estar presente. Sinto umas saudades enormes de tudo aquilo que vocês viveram e fico muito feliz por saber que tudo correu muito bem.
És muito jovem Nuno, oportunidades não te faltarão concerteza.
Só é preciso deixar o herdeiro (ou a herdeira, não sei bem) crescer.

Havemos de nos rever. Um abraço.

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por Dário Nascimento » 22 nov 2011, 14:39

Paulo Tomé Escreveu:Sem poder me esquecer tenho que agradecer a companhia do "pequeno" André e dizer-lhe: Ainda não consegui te arranjar uma namorada neste estágio, mas para o próximo vou arranjar :lol: :lol: :lol: . Vê o lado positivo da coisa, deste muitos beijinhos :lol: :lol: :lol: .
Oh tomé, ele é bombardinista, esperavas outra coisa do meu naipe? Algum pessoal é que tem a mania de dizer coisas aos bombardinistas para ver se não são os únicos :lol: :lol: :lol: Mas lá acabam por perceber que o são e deixam de dizer dos outros... :roll: :lol: :lol:

Foi um estágio fixe, mais virão :wink: :wink: :wink:
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
André Filipe Ferreira
Mensagens: 24
Registado: 23 nov 2010, 09:51
Localização: Paris

Re: Estágio 2011 - Reacções

Mensagem por André Filipe Ferreira » 22 nov 2011, 18:03

Boas pessoal! chegou a altura de eu escrever algumas palavrinhas :D
Antes de mais deixem-me que diga que foi um fim de semana em grande mesmo!
Foram optimas a impressoes com que fiquei ao participar na BF. é caso para dizer que estou lá batido na proxima actuação (proximo ano)!
E dando razão a algumas pessoas, sim, nós, caloiros, deveríamos ter-nos integrado mais, talvez se deva ao facto da vergonha xD mas como somos todos ''uma familia'' deixemos isso de parte. prometo que da proxima eu socializo com o resto do pessoal. só custa a primeira vez, certo? xD
Embora não conhecesse maior parte de vocês, considero que são 5* e acredito que ainda seremos todos bons amigos. e claro que vou ter saudades vossas mesmo sem ter tido grandes conversas. plo menos se passarmos uns plos outros já nao vamos ser caras desconhecidas e até nos falaremos... também é optimo saber que algumas pessoas já estiveram tão perto de nós e nem nos apercebemos disso, referindo-me a uma rapariga que estuda OPT na covilha (jantar a que eu fui no ano passado em casa duma caloira), a Marlene ser duma ''terrinha'' que, onde, por acaso, vou todos os anos, etc... Isto tudo para vos agradecer o ambiente que proporcionaram...

até mais ver!

cumprimentos filarmónicos!
André Ferreira
Trompete
Philharmonique Portugaise de Paris http://www.klubasso.fr/accueil/accueil.php?idc=75C6
Banda Filarmónica de Pinhel - http://www.bandafpinhel.blogspot.com

Responder