Mensagem
por António Pinheiro » 27 nov 2012, 21:36
Olá a todos,
Neste fórum poucos se lembrarão, ou saberão, que a Banda Fórum nasceu, há 7 anos atrás, de uma ideia minha e da Ângela Gonçalves. Isso será pouco relevante, mas ajudará todos a compreender as emoções que vivo ao longo de cada encontro da Banda Fórum. E friso a palavra "encontro".
O encontro do passado Domingo foi especial por uma série de razões:
1º - Pelo simbolismo que o Europarque tem na nossa História
2º - Pelo risco enorme de fazer um concerto de tamanha envergadura com apenas um ensaio
3º - Pela primeira vez na nossa História estarmos submetidos à apreciação de um painel de comentadores
4º - Pelo desafio de sermos novamente inovadores, com um reportório já utilizado noutros concertos.
Confesso. Quando acordei, Domingo de manhã, estava apreensivo. Contudo, essa apreensão desvaneceu-se mal entrei no Europarque. E, a partir daí, tudo foi como sempre: especial.
Não vou repetir tudo o que já foi dito pelos colegas que já comentaram. Há sentimentos que são comuns a todos.
Porém, para quem vive a BF "por dentro", para quem está envolvido em cada concerto desde o momento em que alguém diz "e se fizéssemos em tal sítio, em tal dia?", as emoções vão muito além da alegria do convívio e do prazer de estar em palco, em tão boa companhia.
Se, para quase todos vocês, cada experiência BF é uma experiência plena de alegria e satisfação, para quem está "por dentro", essas vibrações positivas são contornadas por preocupações, problemas, decisões que têm que ser tomadas. Talvez por isso, ao longo do dia, nem sempre o nosso rosto seja o mais simpático, tenhamos que levantar a voz, ou ser mais duros na abordagem de algumas questões. Porque, como se costuma dizer, isto sai-nos do corpo... e até da carteira.
Por tudo isto, há coisas que me magoam (e aqui falo em nome pessoal e não do resto da equipa da BF). Magoam, porque não têm nada a ver com aquilo que é a BF, desde há sete anos. Não têm nada a ver com os valores defendidos pela BF:
- magoa-me ver pessoas a pegarem no farnel e irem almoçar à parte, ou irem almoçar longe do grupo. Isso não é a BF. Antes pelo contrário...
- magoa-me ver pessoas, no final do concerto, perguntarem. "Porque é que tocamos os parabéns? Quem é que faz anos?" (sem comentários...)
- magoa-me ver pessoas a chegarem à Banda Fórum, sem saberem o que é a Banda Fórum, sem terem a decência de ler com olhos de ler os posts. Inscreveram-se por que sim, ou porque os amigos os "obrigaram". Depois vêm curtir com a malta e desaparecem...
- magoa-me ver as pessoas inscreverem-se e não aparecerem, sem terem a boa educação de darem uma explicação, deixando-nos com despesas nas mãos... Despesas que, muito provavelmente, teremos que as assumir, do nosso bolso, o que, nos dias que correm... não é fácil.
Ao longo destes sete anos, "gerir" a Banda Fórum tem sido um processo de aprendizagem. A cada concerto, temos aprendido algo com os erros, ou com os factos para os quais não estamos preparados. No entanto, há coisas com as quais ainda não aprendemos a lidar.
Mas, porque vocês merecem, porque a Banda Fórum merece, renovo perante todos o compromisso de "honra" que fiz com o Júlio, há sete anos atrás, quando cometemos a "loucura" de apresentar o projecto Banda Fórum à Administração do Europarque: "Vamos fazer de tudo, para que esta gente, tenha a recompensa merecida por participar na BF."
Mas, não podemos seguir em frente sozinhos. Precisamos da ajuda de todos. E como podem ajudar?
- Pensem duas vezes antes de convidarem alguém para vir tocar connosco. Meus amigos, vocês sabem que isto não é para todos.
- Quando convidarem expliquem tudo. Não falem apenas da diversão, mas falem também da responsabilidade.
- Não se limitem a perguntar "Quando é o próximo?". Façam algo para que o próximo aconteça. Muitos dos nossos concertos passados partiram da iniciativa de músicos da BF. Músicos que se esforçaram para que fôssemos levar o nosso Espírito Filarmónico às suas terras. E, no futuro, terá que voltar a ser assim. Não podemos ser sempre nós a puxar uma "carroça" que está cada vez mais pesada.
Desculpem o testamento e o desabafo. Desculpem se vos cortei "a pica". Mas há reflexões que são necessárias fazer... por todos, ou pelo menos pelos que amam verdadeiramente o pólo verde.
Não sei se vão ler, se não vão... não me interessa. Está escrito e aqui ficará.