Reacções EUROPARQUE

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Paulo Tomé
Mensagens: 606
Registado: 30 jan 2007, 21:42
Localização: Escapães - Santa Maria da Feira
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Paulo Tomé » 27 nov 2012, 09:18

Mais um concerto bem sucedido.

Após uma longa espera para rever caras conhecidas e novas caras, como sempre valeu à espera.

Infelizmente desta vez tivemos ainda menos tempo de convívio, mas o tempo que aproveitamos deu para relembrar "os bons velhos tempos".

Infelizmente não deu para fazer grandes praxes aos novos caloiros, mas outros tempos virão. (Espero que a minha mini praxe ao meu naipe não tenha feito estragos) :lol:

Temos obrigatóriamente que felicitar aos organizadores deste evento, aos seus participantes e acompanhantes, pois mais uma vez estava tudo perfeito.

Um grande abraços ao Luís Almeida que tocou o solo do Transit of Vénus muito bem.

Obrigado ao grupo dos pés de chumbo que nos deliciaram com a sua dança.

Apesar de não ter ouvido as outras bandas, parabéns pelo vosso concerto.

E também um grande obrigado ao grupo que me acompanhou no "aquecimento" enquanto as outras bandas estavam a tocar.

Para a próxima há mais.
Trombone de Varas
Sociedade Filarmónica de Crestuma
Alojado em Escapães - Santa Maria da Feira

Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Vitor Dias » 27 nov 2012, 10:38

Caros:
Foi mais um dia em cheio, sempre com as emoções do primeiro dia.
Obrigado a todos pelo vosso empenhamento.
Infelizmente há ainda quem não leve o projeto a sério, pensando que se trata de uma mera brincadeira de músicos.
Refiro-me aos músicos que se inscreveram e não compareceram.
Para além do prejuízo artístico, houve prejuízo financeiro, já que mandamos fazer polos e ficamos com os bilhetes reservados a esses músicos.
Estamos a enviar email's aos músicos ausentes, comunicando e solicitando o pagamento a que estavam obrigados.
Caso não cumpram com as suas obrigações nos próximos dias, comunicaremos neste mesmo local os seus nomes e ficarão impedidos de participarem eventos futuros da BF.

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
Daniela Pessoa
Mensagens: 302
Registado: 16 dez 2008, 09:43
Localização: Arazede, Montemor-o-Velho
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Daniela Pessoa » 27 nov 2012, 13:10

Boa tarde a todos.
A minha reacção a este concerto é igual à de todas as pessoas que já se expressaram até agora :)
Para mim foi o regressar a uma família de boas pessoas, de amigos e rever pessoas que já não via à muito tempo. Foi o reviver dos sentimentos de nervosismo, de ansiedade, mas ao mesmo tempo de grande alegria e satisfação. O dia começou bem cedo, mas confesso para passou a correr. Só dava vontade de ficar ali mais uns dias a fazer boa música e a divertirmo-nos.
Parabéns aos músicos, parabéns ao maestro, parabéns à organização, parabéns à direcção, PARABÉNS À BF !

Que venha o próximo :D
Daniela Pessoa

Academia Musical Arazedense - Montemor-o-Velho
http://www.ama-arazede.com
Saxofone Alto

Avatar do Utilizador
Diogo Sousa
Mensagens: 10
Registado: 03 nov 2010, 22:19
Localização: Santiago Riaba-Ul

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Diogo Sousa » 27 nov 2012, 14:21

Olá a todos!

Foi brutal, mais um dia cheio de emoções com muito nervosismo mas ao mesmo tempo com muita alegria.

Muitos parabéns a todos os intervenientes que proporcionaram este espetáculo de elevada qualidade.

este é um vicio bem gostoso :D por isso toca a alimentá-lo por muitos anos!!!!

Bem haja para todos adorei, beijinhos e abraços!!!!

!!!BF FOREVER!!!

Alexandra Abrunheiro
Mensagens: 185
Registado: 10 dez 2008, 09:53
Localização: Arazede - Montemor-o-Velho

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Alexandra Abrunheiro » 27 nov 2012, 15:31

Olá colegas e simpatizantes da BF.
Adorei o dia na vossa companhia. Parabéns a todos os intervenientes ligados à concretização do espetáculo em si, desde a organização, bandas participantes, “pés de chumbo”, maestro, colegas que integraram a BF até ao público.
Sabe sempre bem conhecer caras novas e reencontrar as caras conhecidas.
Confesso que foi cansativo desde a madrugada, mas ao mesmo tempo orgulho-me de afirmar que valeu a pena. O incrível nisto tudo, é que no final parece que sabe sempre a pouco. E a satisfação com que nos sentimos no final de tudo, é tão espectacular! Sinceramente já sentia saudades.
Parabéns à BF!! :wink:
Até uma próxima, sempre que eu puder lá estarei.
Alexandra Abrunheiro

http://www.ama-arazede.com
Clarinete

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por António Pinheiro » 27 nov 2012, 21:36

Olá a todos,

Neste fórum poucos se lembrarão, ou saberão, que a Banda Fórum nasceu, há 7 anos atrás, de uma ideia minha e da Ângela Gonçalves. Isso será pouco relevante, mas ajudará todos a compreender as emoções que vivo ao longo de cada encontro da Banda Fórum. E friso a palavra "encontro".

O encontro do passado Domingo foi especial por uma série de razões:

1º - Pelo simbolismo que o Europarque tem na nossa História
2º - Pelo risco enorme de fazer um concerto de tamanha envergadura com apenas um ensaio
3º - Pela primeira vez na nossa História estarmos submetidos à apreciação de um painel de comentadores
4º - Pelo desafio de sermos novamente inovadores, com um reportório já utilizado noutros concertos.

Confesso. Quando acordei, Domingo de manhã, estava apreensivo. Contudo, essa apreensão desvaneceu-se mal entrei no Europarque. E, a partir daí, tudo foi como sempre: especial.

Não vou repetir tudo o que já foi dito pelos colegas que já comentaram. Há sentimentos que são comuns a todos.

Porém, para quem vive a BF "por dentro", para quem está envolvido em cada concerto desde o momento em que alguém diz "e se fizéssemos em tal sítio, em tal dia?", as emoções vão muito além da alegria do convívio e do prazer de estar em palco, em tão boa companhia.

Se, para quase todos vocês, cada experiência BF é uma experiência plena de alegria e satisfação, para quem está "por dentro", essas vibrações positivas são contornadas por preocupações, problemas, decisões que têm que ser tomadas. Talvez por isso, ao longo do dia, nem sempre o nosso rosto seja o mais simpático, tenhamos que levantar a voz, ou ser mais duros na abordagem de algumas questões. Porque, como se costuma dizer, isto sai-nos do corpo... e até da carteira.

Por tudo isto, há coisas que me magoam (e aqui falo em nome pessoal e não do resto da equipa da BF). Magoam, porque não têm nada a ver com aquilo que é a BF, desde há sete anos. Não têm nada a ver com os valores defendidos pela BF:

- magoa-me ver pessoas a pegarem no farnel e irem almoçar à parte, ou irem almoçar longe do grupo. Isso não é a BF. Antes pelo contrário...
- magoa-me ver pessoas, no final do concerto, perguntarem. "Porque é que tocamos os parabéns? Quem é que faz anos?" (sem comentários...)
- magoa-me ver pessoas a chegarem à Banda Fórum, sem saberem o que é a Banda Fórum, sem terem a decência de ler com olhos de ler os posts. Inscreveram-se por que sim, ou porque os amigos os "obrigaram". Depois vêm curtir com a malta e desaparecem...
- magoa-me ver as pessoas inscreverem-se e não aparecerem, sem terem a boa educação de darem uma explicação, deixando-nos com despesas nas mãos... Despesas que, muito provavelmente, teremos que as assumir, do nosso bolso, o que, nos dias que correm... não é fácil.

Ao longo destes sete anos, "gerir" a Banda Fórum tem sido um processo de aprendizagem. A cada concerto, temos aprendido algo com os erros, ou com os factos para os quais não estamos preparados. No entanto, há coisas com as quais ainda não aprendemos a lidar.

Mas, porque vocês merecem, porque a Banda Fórum merece, renovo perante todos o compromisso de "honra" que fiz com o Júlio, há sete anos atrás, quando cometemos a "loucura" de apresentar o projecto Banda Fórum à Administração do Europarque: "Vamos fazer de tudo, para que esta gente, tenha a recompensa merecida por participar na BF."

Mas, não podemos seguir em frente sozinhos. Precisamos da ajuda de todos. E como podem ajudar?

- Pensem duas vezes antes de convidarem alguém para vir tocar connosco. Meus amigos, vocês sabem que isto não é para todos.
- Quando convidarem expliquem tudo. Não falem apenas da diversão, mas falem também da responsabilidade.
- Não se limitem a perguntar "Quando é o próximo?". Façam algo para que o próximo aconteça. Muitos dos nossos concertos passados partiram da iniciativa de músicos da BF. Músicos que se esforçaram para que fôssemos levar o nosso Espírito Filarmónico às suas terras. E, no futuro, terá que voltar a ser assim. Não podemos ser sempre nós a puxar uma "carroça" que está cada vez mais pesada.

Desculpem o testamento e o desabafo. Desculpem se vos cortei "a pica". Mas há reflexões que são necessárias fazer... por todos, ou pelo menos pelos que amam verdadeiramente o pólo verde.

Não sei se vão ler, se não vão... não me interessa. Está escrito e aqui ficará.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Luís Almeida
Mensagens: 442
Registado: 29 mai 2007, 15:49
Localização: Vale de Cambra

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Luís Almeida » 27 nov 2012, 21:55

Neste tipo de eventos costuma existir comentadores que deixam posts sobre os concertos, alguém sabe onde andam esses comentários?
Luís Almeida - Trombone Tenor
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra
UM - Universidade do Minho

MY FACEBOOK
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por António Pinheiro » 27 nov 2012, 22:05

Luís Almeida Escreveu:Neste tipo de eventos costuma existir comentadores que deixam posts sobre os concertos, alguém sabe onde andam esses comentários?
Pelo que sei, isso ainda demora a ser publicado.

São sempre publicados na home page do portal bandasfilarmonicas.com
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Joana Gaspar » 27 nov 2012, 23:04

Vai demorar uns 2 meses pelo que ouvi no Jantar com os comentadores.. mas nós hoje ja recebemos 1 por exemplo, mas costuma demorar..
António Pinheiro Escreveu:
Luís Almeida Escreveu:Neste tipo de eventos costuma existir comentadores que deixam posts sobre os concertos, alguém sabe onde andam esses comentários?
Pelo que sei, isso ainda demora a ser publicado.

São sempre publicados na home page do portal bandasfilarmonicas.com
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por António Pinheiro » 27 nov 2012, 23:07

Há comentadores que são rápidos... outros mais lentos :)
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
José S. Rodrigues
Mensagens: 60
Registado: 11 jan 2009, 16:15
Localização: Arganil
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por José S. Rodrigues » 27 nov 2012, 23:50

Olá a todos :D

Uma palavra apenas descreve o dia de Domingo: espectacular! É incrível como é possível fazer um concerto com o resultado que está à vista com apenas um ensaio! O concerto correu impecavelmente bem! Aliás, o dia na sua totalidade foi recheado de bons momentos, desde o ensaio até ao fim do dia já na hora do regresso! Mas é assim mesmo e se fosse diferente já não era algo característico da Banda Fórum!
Resta-me dizer: que venha o próximo que se eu puder vou com toda a certeza! Mas como disse o António Pinheiro e com toda a razão:
- Não se limitem a perguntar "Quando é o próximo?". Façam algo para que o próximo aconteça. Muitos dos nossos concertos passados partiram da iniciativa de músicos da BF. Músicos que se esforçaram para que fôssemos levar o nosso Espírito Filarmónico às suas terras. E, no futuro, terá que voltar a ser assim. Não podemos ser sempre nós a puxar uma "carroça" que está cada vez mais pesada.
eu e o grupo de filarmónicos de Arganil que se deslocaram a este concerto tudo iremos fazer para que em breve este Espírito Filarmónico chegue à nossa terra pois é um grande desejo nosso desde as nossas primeira participações na BF :D

Cumprimentos a todos :D
Saxofone Tenor - Associação Filarmónica de Arganil - http://afarganil.pt

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Humberto Moreira » 28 nov 2012, 00:02

Boas Pessoal.... á parte de tudo, passados estes anos, desde o dia que não havia fórum, não havia nada...apenas um pequeno Chat, poucos aqui se recordarão disso ... olho para trás, vejo muita coisa diferente , umas para melhor outras para pior. A vantagem da BF é não ter donos nem pátria, é algo de todos e cabe a todos zelar por ela, sempre com um núcleo mais ou menos duro, mas cada ano mais um, dois concertos e passaram 7 anos.

Em relação a este evento, honestamente não concordo com a integração do mesmo no "festival", pareceu-me misturar duas coisas distintas, mas também é uma forma de agradecer o apoio inicialmente dado pela C&C, que certamente sem o mesmo, hoje não existiriamos, é algo que entendo.

Foi um dia magnifico, sempre a correr. Gostei imenso de voltar a sentir o "calor" do europarque e a reviver aquela malta, para quem não se lembra estive mais de 2 anos sem tocar clarinete... fantástico.

Venha o próximo!!!
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Júlio Ferreira
Mensagens: 497
Registado: 14 out 2005, 11:08
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Júlio Ferreira » 28 nov 2012, 10:07

Olá Gajada!

Antes de tudo, queria pedir desculpas pelas minhas atitudes menos próprias, no passado Domingo.

Desta vez, eu não era para postar mesmo nada… Mas, acho que ainda há filarmónicos que me merecem muito respeito e muita compreensão.

E posto porque, apesar daquilo que vou dizer mais abaixo, o Domingo passado foi um dia de grandes emoções para mim. Como disse o Maestro foi um dos nossos melhores concertos, muita malta espetacular, dos mais novos aos mais velhos, e aquela alegria que só quem vem à BANDA FORUM, sabe o que é.

Mas, como disse o Pinheiro, nós acabávamos por viver estes dias de forma diferente. Melhor? Pior? Isso não consigo dizer…

Há 7 anos atrás eu disse: “A partir de agora, Orgulhosamente FILARMÓNICOS!”
Hoje já não digo o mesmo, porque entendo que não o é.
Como muitos de vós se devem lembrar, a Filarmonia Ao Mais Alto Nível já fez correr muita tinta! Quando foi apresentada a proposta “Europarque - Filarmonia Ao Mais Alto Nível” para este concerto, a 1ª coisa que disseram foi: “O JÚLIO não vai gostar e vai ser contra!” Sabem qual foi a minha resposta? Eu pelo projecto BANDA FORUM, não digo não a nada!!!

E porquê?
Porque não é todos os dias, semanas, meses, que as nossas bandas, tocam num palco, numa casa, que foi criada e concebida só para músicos !!!!

CANSADO?

CANSEI-ME de ler “EU VOU”… é a única coisa que muitos sabem dizer e desses, muitos deles são outros que o fazem por eles, e fazem mal!

Cansei de ouvir gente a dizer “quando é o próximo?”, e depois dizerem “se é só um dia e não há estágio eu não vou” É esse o espirito BANDA FORUM?

CANSEI-ME de ouvir as pessoas a dizerem “Mas é preciso pagar o polo? Ninguém me disse isso. Eu não tenho dinheiro…” e eu, o Pinheiro, o Vitor, temos de ter?

Cansei-me de ver gente que se desloca de longe com um verdadeiro espirito filarmónico, porque é das poucas vezes que tocam numa banda com mais de 40 musicos, com reportório difícil, porque nas suas bandas não conseguem! E outros que vêm e dizem “eu nem os papeis imprimi!!”

Cansei-me de andar o dia todo, aos berros, para que consigam ouvir uma ordem do maestro, porque em vez de estarmos em GRUPO estamos em grupinhos…

CANSEI-ME de ver gente que diz “eu vou” e dias antes, anulam dizendo “por motivos pessoais não me é possivel estar presente”, sem pensarem no sacrifio, esforço e dedicação que outros dão ao projecto…

CANSEI-ME de ter prejuízo monetário, para dar um dia de satisfação a muita gente, e ter um miúdo, que não me conhece de lado nenhum, que podia ser meu filho, a gozar comigo, quando estou a dar uma informação!

CANSEI-ME de ver gente que não sabe respeitar o local onde nos encontramos, sem sequer se lembrar que, se está ali, é porque alguém trabalhou a troco de nada para eles lá estarem.

CANSEI-ME de ver algum do pessoal mais antigo da BANDA FORUM a irem aos concertos para prestarem um GRANDE FRETE.

CANSEI-ME de ver gente que diz "só vou se fulano não for..."

SE CALHAR vão dizerem que estou feito com o PINHEIRO! Mas nada disso! São 7 anos a levar o projecto ao colo, sem interesse nenhum e se não formos nós o projecto pára…pois não há convites para levarem a BANDA FORUM às suas terras como alguns já o fizeram.

Só me resta agradecer:
- a todos,os que ficaram arrumar a sala no final do concerto, porque nós administradores e colaboradores não podemos ficar.
- aos Pés de Chumbo. Eles não dizem EU VOU mas têm uma atitude e uma postura superior a muitos que dizem EU VOU
- ao Pinheiro, Vitor, Salomão, Albino, Maria João e Afonso... por, apesar de tudo, continuarem a acreditar e a levar para a frente esta "loucura" chamada BAND FÓRUM.

P.S. A quem não goste de mim, comece a gostar…a quem já gosta, que passe a gostar cada vez mais! Porque eu mudar, não mudo….EU SOU ORGULHOSAMENTE FILARMÓNICO!
Júlio Ferreira

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Fernando Marques
Mensagens: 531
Registado: 01 fev 2005, 09:59
Localização: Aveiro

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Fernando Marques » 28 nov 2012, 11:09

Caros colegas

Aqui ficam algumas palavras, sobre este nosso ultimo encontro ou reencontro, no qual comemorámos o 7º
aniversário da BF.

Para mim (e outros veteranos) foi (como sempre) verdadeiramente especial. Ainda relembro com saudade, o
concerto do 1º aniversário realizado na sala da loja Cardoso & Conceição, onde conheci os administradores
e colaboradores da BF e o nosso extraordinário maestro Afonso Alves. Se antes de conhecer o maestro
pessoalmente, eu já o admirava pelos concertos que tinha assistido dele à frente da banda Alvarense e também
pelas obras que já conhecia dele. Naquele dia ao conhecê-lo pessoalmente, foi para mim uma grande honra,
privar de perto com este grande SENHOR da filarmonia portuguesa.

Tal como disse no domingo o meu amigo Salomão (este grande orador, do qual as palavras fluem naturalmente,
como se isso fosse muito fácil), os homens com H maiúsculo (os valorosos), normalmente são sempre os mais
humildes.E foi isso que constatei logo nesse primeiro dia de conhecimento com o nosso maestro. Como é que
um homem que eu admirava tanto, era assim de uma humildade tão gigante.
Desde aí (talvez tarde demais), comecei a perceber que quando há falta de humildade é porque o valor não é
assim tão grande. O meu amigo Afonso, contrasta completamente com esse tipo de pessoas. A humildade está-lhe
sempre presente.

Pinheiro, gostei muito de ler o teu post e subscrevo tudo o que lá escreveste no que respeita ao espírito BF
e à responsabilização que cada um deve ter no momento da inscrição. Tal como muito bem escreveste, a BF não
pode nem deve ser apenas diversão e "comesainas". É necessário também ter o mínimo de responsabilidade.

Nunca é demais deixar aqui um agradecimento especial a todos os que contribuem para que a BF seja uma
realidade, os nossos administradores e colaboradores. Não preciso dizer nomes, todos sabemos quem são.

A parte dos "comes e bebes", claro que é sempre muito especial. É aí que conhecemos os novos amigos, os
quais têem todos a veia musical em comum connosco. O convívio é salutar e vale sempre a pena. Fazemos novos
amigos e voltamos a confraternizar de novo, com os que já o eram.

Para mim, confesso, foi uma grande surpresa saber que a BF estava a ser avaliada por comentadores. Ainda bem
que só o soube já durante o decorrer do concerto.

Adorei (como sempre) o solo de ferrinhos daquele famoso musico (já consagrado a nível mundial). Fabuloso.

Adorei quando o nosso maestro nos fez sentir a musica, nos 3 oceanos, apenas com o silêncio dos seus gestos.

Fiquei impressionadíssimo, como a BF desta vez conseguiu fazer o ensaio da forma que o fez. Nunca pensei que
se passassem as obras uma única vez e as coisas saíssem tão bem, logo à primeira. Fiquei completamente surpreendido.

Adorei Os solistas, que se portaram todos muito bem. Foi bonito de se ouvir.

Para mim foi muito cansativo (mas sempre entusiasmante) este fim de semana. Com a minha banda, tive na sexta
ensaio à noite, ensaio no sábado a tarde inteira e concerto à noite. E depois no domingo foi o que foi. O meu
lábio já doia. Mas isso pouco importa. Quem corre por gosto, não cansa.

Para terminar, uma palavra de apreço a todos os meus colegas de naipe (em especial aos caloiros) que estiveram
ao seu melhor nível, tanto no que respeita à afinação como à interpretação. Gostei muito mesmo.

Venha o próximo. Participarei até que já não tenha dentes !...

Um grande abraço a todos.

PS: Julio, nunca mudes. Eu gosto de ti.

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Re: Reacções EUROPARQUE

Mensagem por Joana Gaspar » 28 nov 2012, 12:15

Júlio Ferreira Escreveu:Olá Gajada!


P.S. A quem não goste de mim, comece a gostar…a quem já gosta, que passe a gostar cada vez mais! Porque eu mudar, não mudo….EU SOU ORGULHOSAMENTE FILARMÓNICO!
Oh Júliooo.. claro que gostamos.. o forum devia dar para fazer Likes, já teria feito a todos os comentários aqui presentes..O triste é que só a velha guarda vem comentar.. Mas para ti.. UM GRANDE LIKE!
Vocês Administração estão de Parabéns a quadriplicar! :)
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Responder