Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por António Pinheiro » 09 mar 2015, 08:41

Caros,

Abrimos este tópico para que possam partilhar as vossas impressões sobre o dia de ontem.

Quem tiver fotografias ou vídeos, poderá aproveitar este espaço para partilhar esse material.

:)
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Bruno Abrunheiro
Mensagens: 1067
Registado: 01 jun 2006, 09:08
Localização: Arazede • Coimbra
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Bruno Abrunheiro » 09 mar 2015, 15:29

O concerto de ontem, como todos os restantes, trouxe muitas coisas positivas.
Destaco a alegria e boa-disposição de voltarmos a palco, passado tanto tempo sem apresentações públicas!

Destaco ainda o facto de:
Haver muita gente nova a participar o que sobe a expectativa de novos projectos para a BF-FP no futuro;
A hospitalidade das gentes de Salreu, tanto da parte da BVS como da população que, ao longo do dia, se foi cruzando connosco;
O espírito de entreajuda sempre presente da parte do nosso colega Antero Ávila que, na qualidade de compositor, mas principalmente de amigo, um pouco antes da hora do concerto andou a fazer transcrições para que os solos de instrumentos em falta neste concerto pudessem fazer-se ouvir;
A simpatia e fácil intrusão da parte dos novos elementos da BF-FP;
As performances idealizadas pelo Afonso tiveram uma interpretação à altura (nunca me tinha acontecido não conseguir tocar com tanta gargalhada junta);
Entre tantos, tantos outros.

Os agradecimentos necessários, claro está, dirijo-os à enorme visão que, superiormente, o maestro Afonso Alves, utiliza para que os recursos e valores disponíveis sejam rentabilizados ao máximo e que reflectem a veracidade dos sorrisos e aplausos vindos da plateia. Também as suas palavras nos fazem crescer continuamente!
Ao mesmo nível, apesar de em áreas diferentes, está toda a equipa de apoio que, a meu ver, nem sempre tem as merecidas apresentações perante os novatos da BF-FP.

Gostei do reencontro com os “Pés de Chumbo”. Desta vez a interpretação foi ainda melhor.
O que também tenho de confessar que me agradou bastante, foram os jogos de matrecos na Casa do Porto com o Slb em ecrã gigante (que reviravolta deu o Benfica ao jogo). =)

Porque defendo que tudo o que é negativo deve ser identificado e, sempre possível, corrigido (por todos):
Como já referi, o imenso tempo sem concertos não nos ajuda em nada;
As praxes, e outras actividades regulares de concertos/estágios anteriores, fizeram imensa falta, principalmente;
O Vinho do Porto também ele fez imensa falta na pausa matinal. Talvez tivesse efeitos positivos também na pontualidade;
Inevitavelmente, destaco também como negativo, a ausência de reacções ao concerto aqui no fórum, ontem, ou mesmo até agora. Já foi abordado este tema noutros tópicos, mas é extremamente importante mover os filarmónicos para o fórum.

Aos colegas novatos de Arazede, que sei que adoram a experiência, deixo também aqui o meu aplauso e aos restantes novatos esperamos poder continuar a contar com eles. Dinis Rego, e restantes colegas que já não tocavam connosco há algum tempo, queremos mais assiduidade! :p

Que estejamos juntos em breve, com muita música à mistura!
;)

Um forte abraço,
Abrunheiro.
Academia Musical Arazedense
Ens. de Saxofones de Coimbra • Let's Groove Big Band
Sax & Companhia • Quarteto de saxofones e voz de Cátia Montemor
Orquestra de Sopros de Coimbra • Jabardixie Jass Band


http://www.ama-arazede.com

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por António Pinheiro » 09 mar 2015, 17:44

Abrunheiro,

Estavas distraído. O Vinho do Porto esteve lá. Pelo menos eu bebi. E mais gente.
Imagem
Imagem

Daniel Brito
Mensagens: 3
Registado: 25 jan 2015, 19:38
Localização: Arazede - Coimbra

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Daniel Brito » 09 mar 2015, 18:34

Adorei o Concerto! Não irei esquecer esta experiência! O empenho de todos os músicos para este concerto revelou-se enquanto tocavam.
Não poderei deixar de felicitar a forma excelente como foi dirigida a Banda. Tivémos um grande maestro e compositor à nossa frente.
Um obrigado a todos os músicos, maestro e a todo o pessoal da organização, por terem-nos recebido muito bem.
Também adorei o Almoço e o Jantar. Hahahaha :D
Cumprimentos a todos,
Daniel Brito

Avatar do Utilizador
Bruno Abrunheiro
Mensagens: 1067
Registado: 01 jun 2006, 09:08
Localização: Arazede • Coimbra
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Bruno Abrunheiro » 09 mar 2015, 21:04

[b]António Pinheiro[/b] Escreveu:Abrunheiro,
Estavas distraído. O Vinho do Porto esteve lá. Pelo menos eu bebi. E mais gente.
Continuo a dizer que o Vinho do Porto fez muita falta (para alguns). Tenho umas contas a ajustar com a M.ª João:
Como ela nos tem vindo a habituar ao tradicional e emblemático licor nortenho, não perguntei a mais ninguém. Erro a não repetir! :wink:
[b]Daniel Brito[/b] Escreveu:Também adorei o Almoço e o Jantar. Hahahaha :D
Foi mesmo só o Almoço e Jantar? Ou também a companhia da mesa do lado? :lol:
Academia Musical Arazedense
Ens. de Saxofones de Coimbra • Let's Groove Big Band
Sax & Companhia • Quarteto de saxofones e voz de Cátia Montemor
Orquestra de Sopros de Coimbra • Jabardixie Jass Band


http://www.ama-arazede.com

Avatar do Utilizador
Daniel A. Mendes
Mensagens: 4
Registado: 24 jan 2015, 14:00
Localização: Montemor-o-Velho
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Daniel A. Mendes » 09 mar 2015, 21:11

É por estas e por outras que há gente que leva a música como vida profissional!
Desde já agradeço a toda a gente pelo sentido de cooperação, e "desportivismo"...foi uma honra poder estar a tocar e a partilhar experiências tão revigorantes!


Que a música prescinda todos os dias do nosso íntimo e siga de exemplo para as mais variadas escolhas!

Um Muito Obrigado ! ;) -Experiência incrível!

Avatar do Utilizador
José S. Rodrigues
Mensagens: 60
Registado: 11 jan 2009, 16:15
Localização: Arganil
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por José S. Rodrigues » 09 mar 2015, 22:14

O concerto de ontem foi, como sempre, um excelente concerto! Foi bom voltar a tocar algum repertório mais antigo da BF que me fez relembrar o primeiro concerto onde toquei estas obras já lá vão uns bons aninhos! :D
O almoço estava impecável e foi bom rever pessoal que já não via desde o último estágio!
Aos novos elementos dou-vos as boas vindas e se gostaram de vir olhem... apareçam mais vezes! Até porque... têm de ser praxados... eheh ;)

Cumps a todos! :D
Saxofone Tenor - Associação Filarmónica de Arganil - http://afarganil.pt

Avatar do Utilizador
Bruno Abrunheiro
Mensagens: 1067
Registado: 01 jun 2006, 09:08
Localização: Arazede • Coimbra
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Bruno Abrunheiro » 09 mar 2015, 22:21

Ficou um enorme obrigado por entregar a todos quantos, não podendo vir ao concerto, cederam os seus Polos BF!
Um concerto sem a indumentária habitual nunca seria a mesma coisa... :?

Muito obrigado a todos! :wink:
Academia Musical Arazedense
Ens. de Saxofones de Coimbra • Let's Groove Big Band
Sax & Companhia • Quarteto de saxofones e voz de Cátia Montemor
Orquestra de Sopros de Coimbra • Jabardixie Jass Band


http://www.ama-arazede.com

Dinis Rego
Mensagens: 11
Registado: 06 set 2009, 18:13
Localização: Luso

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Dinis Rego » 09 mar 2015, 22:54

Olá a todos,

foi bastante bom poder voltar a um concerto da BF-FP. Confesso que já há muito que sentia falta, de fazer música desta forma, de tal forma que no final do Natum a Madalena que há em mim não se aguentou :P mas a coisa passou...

É bom quando por momentos esquecemos todos os problemas e somos só nós e a música e acho que só assim faz sentido.
Parabéns a todos os estreantes, aos meus colegas de naipe, também eles na sua maioria iniciantes, mas que souberem cumprir de forma bastante coesa e responsável o seu papel.

Venha o próximo e deixo aqui o link de quem sabe um próximo desafio:
https://soundcloud.com/dinis-rego/the-d ... honic-band

Confesso que tive pena pelo Cine-Teatro não estar um pouco mais composto, acho que o concerto era merecedor de tal. Já agora parabéns ao técnicos pelo seu trabalho bastante bem conseguido na minha opinião.

Grande abraço, Dinis Rego.

Avatar do Utilizador
Fábio Sousa
Mensagens: 157
Registado: 09 abr 2008, 20:58
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Fábio Sousa » 10 mar 2015, 09:41

Boas Malta,
Como disse no facebook, foi muito bom voltar a sentir o espírito da Banda Fórum, há já alguns anos que não ia a estágio mas soube muito bem voltar e ser novamente tão bem recebido como se nunca tivesse faltado, voltar a ver tanto pessoal e claro receber aqueles que foram pela primeira vez!
Uma coisa é certa, se no próximo estágio as obrigações profissionais o permitirem com certeza que lá estarei!
Nuno, não te esqueças que ficou marcado que na próxima vez vamos um dia antes!
Um grande aplauso para todos que de qualquer forma contribuíram para engrandecer mais um dia filarmónico!


Abrejios para todos!
Fábio Sousa
Trompa
Banda da Póvoa de Varzim
Let's Groove Big Band
Grupo de Sopros de Amorim

Avatar do Utilizador
Maria João Lopes
Mensagens: 202
Registado: 20 mar 2006, 10:59

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Maria João Lopes » 10 mar 2015, 12:24

Caros Amigos:

Deixo estas poucas palavras para expressar o meu enorme orgulho de pertencer a este grupo.
Agradeço a todos os colegas que trabalharam para que este reencontro fosse possível. É com agrado e com muita satisfação que nos encontramos para preparar toda a logística. É um orgulho trabalhar com o Vitor Dias, com o Salomão e o Júlio (ainda que à distância), com o Pinheiro, e com o nosso Maestro Afonso Alves (pedra fundamental neste projecto). Apesar de todos os contratempos, por vezes de algum desânimo, há sempre alguém que levanta o astral, e a vida acontece. A música continua, de facto, a fazer parte das nossas vidas.

Para mim, cada concerto e cada reencontro com todos vocês, é sempre um misto de emoções. A cada concerto é impossível não me emocionar.

O reencontro entre amigos, o convívio, a alegria, a partilha são os ingredientes suficientes para que, espectáculos como o de Domingo, sejam sempre marcantes, tanto para quem os faz, como para quem assiste.

É sempre compensador ver tanta gente nova. Ao fim de 10 anos, confirma-se que os pressupostos iniciais da Banda Forum, ainda se mantêm.

É bom sentir que a malta que por cá já anda continua com a mesma satisfação e alegria a participar, mesmo que para isso tenha que despender algum do seu tempo e dinheiro, para vir dar umas “gaitadas”.

É muito gratificante ver a evolução e o crescimento de alguns músicos, tanto como músicos como seres humanos.

No domingo tudo correu bem. Apesar de termos tipo pouco tempo para ensaio, conseguimos fazer um bom espectáculo. Um agradecimento especial ao grupo Pés de Chumbo deram um colorido especial ao espectáculo. Estiveram muito bem. Apesar de ter apenas assistido pelo canto do olho à dança, gostei muito da coreografia. Continuem a fazer parte também deste nosso espírito filarmónico.
Tive a sensação que o tempo voou. Passou muito rápido.

Apenas um reparo. Podia ter estado mais gente a assistir ao espectáculo, porque devia ter sido mais divulgado, pena foi que na porta do Cineteatro não estivesse um cartaz a anuncia-lo, mesmo com a alteração do horário. Consegui convencer um casal com 2 filhos a ficarem para o concerto, que pensavam ser às 16.00. No fim do espectáculo fui falar com eles e até agradeceram os momentos que lhes proporcionaram.

Mais concertos virão, mais oportunidades teremos de nos encontrarmos.

Um recado para o Abrunheiro: cumpri a minha “obrigação”, o xarope foi, e entreguei-o nas mãos do responsável, o Maestro Afonso Alves.

Estou feliz porque a “música faz parte das nossas vidas” e também porque vocês fazem já parte da minha vida!

Obrigada a todos por mais um dia marcante e que fica na minha história pessoal.

Avatar do Utilizador
Joana Lopes
Mensagens: 131
Registado: 21 abr 2009, 21:08
Localização: Torres Novas

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Joana Lopes » 10 mar 2015, 18:50

Só agora tive tempo para vir aqui deixar o meu comentário mas ainda venho a tempo! :wink:
A Banda Forúm para mim tem um significado muito especial e marcou a minha vida muito positivamente, como alguns já sabem.
Não pude ir ao último concerto porque a minha Filarmónica teve concerto no mesmo dia e então confesso que já tinha saudades!
Sabe sempre bem voltar e vale sempre a pena fazer tantos quilómetros para voltar a tocar com este grupo magnífico.
Sobre o concerto, eu adorei como sempre, só tive pena de não existir muito público.
Gostei muito de reencontrar alguns amigos e de conhecer pessoas novas. E no próximo concerto, lá estarei de novo :)
Clarinete
Sociedade Filarmónica Lealdade e União Ribeirense
Sociedade Filarmónica União Pedroguense

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por António Pinheiro » 10 mar 2015, 22:34

Caros Amigos,

Quando no passado Domingo ouvi dizer "a Banda Fórum vai completar 10 anos", tremi de alto a baixo.

10 anos.

Em 10 anos muita coisa mudou. Mudaram as bandas, os músicos, os maestros.
Mudou a tecnologia e o Fórum, onde a Banda das Bandas nasceu, deixou de ser aquele espaço de animação 24h/dia.
No entanto, há algo que subsiste.

Confesso que antes de cada concerto me questiono: "Isto ainda vale a pena?"
Mas depois há as reuniões de trabalho, a preparação e o dia do encontro. Onde tudo é como a primeira vez.

Ainda este Domingo, diz-me o Afonso entre soluços: "Isto é sempre a primeira vez..."

Com pólos ou sem pólos, com público ou sem público, nós partimos a loiça toda. E o nosso "partir a loiça" significa viver a Música, a Arte, sem preconceitos, desfrutando-a a 200%, com cada nota entranhada na Pele, no Coração.

É por isso que a Banda das Bandas é a Banda das Bandas. Talvez por isso muitos vêm apenas uma vez. Com certeza por isso, muitos outros vêm repetidamente.

"Falta aqui o Júlio".

Sim, ele não esteve fisicamente lá. Mas 10 anos como "capitão de equipa", deixaram uma marca profunda no ADN da Banda Fórum, de tal forma, que até naqueles que estavam na BF pela primeira vez se podia sentir o espírito do Júlio.

Pessoalmente, deu-me jeito, pois não me atrapalhou na gestão do naipe (estou a brincar, ok?).

E por falar em naipe, o que hei-de dizer quando, no fim do dia, o jovenzinho José Marques me diz: "Gostei! É para repetir!"
O que dizer quando vejo o Luís Macedo, músico profissional, que estuda a nível superior, que começou na BF com 14 anos, estar ali, assim, como vocês o viram?
O que dizer do Rolando, que se integrou plenamente, que até parecia que já tocávamos juntos há anos.
E o o Diogo... tão tímido e trapalhão da primeira vez que esteve connosco, agora solto e seguro de si.
Já o Marcus, é o gajo que se acompanha sempre do material que faz falta, seja uma tarola, sejam líquidos espirituosos.

Estou de Alma cheia. Mais ainda fiquei nos Contos da Lua Nova onde, a dada altura, já tinha a visão turva pelas lágrimas. Que grande momento produzimos ali. Que grande momento... Um momento de revelação!

Um último reparo:
- no meio de tantas emoções positivas, tantos momentos deliciosos, fiquei apenas triste por ver colegas, na hora do almoço, afastarem-se, isolarem-se do resto da malta. Num dos poucos momentos que tínhamos disponível para criar e/ou fortalecer laços, estranhamente, alguns preferem ficar de parte, a um canto... Respeito, mas não compreendo. É a antítese daquilo que foi a génese da Banda Fórum. É a negação do seu maior pilar: os Laços que unem Filarmónicos de Norte a Sul do País... e ilhas.

Agora, ficarei à espera. De um próximo Estágio, Concerto, Encontro ou o que lhe quiserem chamar; ficarei à espera de novas obras dos nossos compositores... e de uma nova farda.

E todos aqueles que querem ver a BF nas suas terras: mãos à obra! Perguntem-nos como se faz, nós explicamos. Ajudamos no que podermos, mas a iniciativa tem que partir de vocês.

"Que a Música faça sempre parte das vossas vidas." (Afonso Alves)


NOTA FINAL
Para quem não sabe, a equipa de trabalho da BF-FP é constituída pelas seguintes personagens:
Afonso Alves - Maestro e Líder Espiritual
Vitor Dias e Salomão Abreu: Administradores Disto Tudo (o Vitor é o gajo que põe tudo a mexer e o Dr. Salomão é o Filósofo das Metáforas)
Júlio Ferreira: o Representante dos Músicos, Solista de Triângulo, Fornecedor de Jerupiga e Gajo que Faz Falta Para Dar Na Cabeça do Pessoal Que Não Cumpre Horários Nem Sabe o Que São Calças Pretas
Maria João Lopes, Albino Magalhães e António Pinheiro: Gestão de Guarda-Roupa, Tesouraria, Marketing, Logística, Assessoria Jurídica e Afins.
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Daniel Vieira
Mensagens: 382
Registado: 20 dez 2008, 20:19
Localização: Pampilhosa
Contacto:

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Daniel Vieira » 11 mar 2015, 00:19

Ora pois, realmente eu já tinha saudades de um concerto com a BF.
De tal modo era importante que, mesmo com uma lesão num joelho obtida na véspera, que me doeu o dia todo, nem senti a mesma enquanto decorreu o concerto (só nas partes do levanta-e-agradece). Por isso só hoje passei por aqui, que ontem foi dia de esperar duas horas por uma consulta... Mas pronto, adiante!
O reencontro da malta "velhinha", o encontro de novos "forunianos", tudo isto é sempre de salutar. É importante. Digo mesmo imprescindível.
O meu sub-naipe dos "maritims" teve dois estreantes, não deu para termos muita conversa, mas deu para bater um papo mais alargado com o meu amigo João, que já não tocávamos juntos há uns 4 anos! Espero que nos encontremos novamente na BF!
O almoço e o jantar estavam deliciosos, pena que no primeiro a travessa não tenha dado mais uma voltinha, pois ia ser uma longa tarde. Mas compensou-se com mais um copo do bom vinho tinto que foi servido!
Parabéns à equipa da BF, à equipa da Banda de Salreu, do cineteatro e todos os músicos!
Maestro Afonso Alves, não há palavras. Traz-me sempre algo de novo à alma quando se entrega a cem por cento, tanto no seu discurso, informal mas sábio, como também, e sobretudo, na sua arte de nos dirigir. Bem haja!
Para os que ainda têm dúvidas num "mini" estágio (de um só dia) eu já tive a BF na minha banda nestes termos e, embora com algum trabalho de campo, é perfeitamente possível ter a BF nas vossas bandas, haja espaço para o concerto e para a "bucha"!
Sobre o vinho do Porto, realmente só vi uma garrafa, vazia, no fim do concerto!!! É sempre assim, ando distraído, pronto!
Ah, e 10 minutos, são 10 minutos! :wink:
Até breve!
Daniel Vieira
Saxofone/Direção Artística da Filarmónica Pampilhosense (Pampilhosa-Mealhada)
http://facebook.com/dvieirasaxman

Avatar do Utilizador
Joana Gaspar
Mensagens: 716
Registado: 13 mai 2006, 18:11
Localização: PORTO

Re: Concerto em Estarreja - REACÇÕES

Mensagem por Joana Gaspar » 11 mar 2015, 10:23

Bem, mais um concerto daqueles!

Parece que ainda agora participei no 1º e já lá vão 9 aninhos.. Participei em mais de 10 concertos e estágios, conheci imensa gente e fundamentalmente grandes AMIGOS!!!

No concerto de Domingo confesso que também me emocionei. Talvez por ver que há pessoas como o Vitor, o Salomão, o Albino, o Pinheiro, a Maria, o Pinheiro e o Júlio e claro o grande compositor e maestro Afonso Alves que não deixem este projeto cair e pessoas como os “cotas” da banda fórum sempre presentes. E cada concerto, cada estágio é especial à sua maneira porque de facto há pessoas que marcam!

Apesar de não ter estado presente fisicamente, o seu espírito e a mensagem que sempre passou esteve lá! Mas apesar disso tudo fez falta aquela voz, aquela presença do grande Júlio, aquele “OH GAIJADA” “FAZ-ME UM LIKE” “POPOTA QUE PARIU” e o “PLIM” doas ferrinhos mais conhecido de toda a filarmonia portuguesa :p! Esperemos que no próximo ele consiga estar presente!

Como o Vitor referiu, há sempre pessoas que fazem um grande esforço para estar presentes! Muitos de nós já o fizemos, mas queria dar os meus parabéns ao André Ferreira por ter vindo prepositadamente de Paris para Estarreja para fazer música connosco! Só mostra o espírito BF.. Quem não gosta vai embora! Quem gosta fica!

Acho que só quem vem e fica é que percebe o real sabor da banda fórum! É muito mais do que fazer música, é o convívio, é a amizade, em suma é a FILARMONIA!

Obrigada à grande Administração por nos terem permitido mais um grande concerto.. Não foi de longe dos melhores como é natural, mas penso que quem vem à Banda Forum também não é pela excelente qualidade musical mas pela excelente qualidade humana que lá pode encontrar aliada à música que se faz e bem com amor e alma!

Quanto ao reportório? Que bomvoltar aquelas peças!!!! Especialmente os Contos de Lua Nova e o Arquipélago.. Nessas principalmente tremi completamente.. Obrigada aos compositores como o Antero, o Pedro, o Afonso, o Dinis.. Continuem a escrever obras onde se destaquem a presença de alguns instrumentos como o clarinete baixo, fagote, saxofone barítono, saxofone soprano, oboé, etc... eheheh 
Joana Gaspar
Filarmónica Ressurreição de Mira
Clarinete baixo

Responder