Press Release

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Responder
Avatar do Utilizador
Vitor Dias
Site Admin
Mensagens: 1409
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Localização: Porto
Contacto:

Press Release

Mensagem por Vitor Dias » 03 nov 2005, 21:48

Caros:

Já providenciamos a divulgação do evento do próximo dia 12 por diversos orgãos de comunicação social.

No entanto colocamos o press release aqui no fórum, para quem o quiser usar e divulgar por rádios regionais, jornais locais, sites, enfim por onde entendam que isso irá beneficiar o site e a banda e dar a oportunidade a quem quiser ir assistir.

Contamos com a vossa colaboração.

Cumprimentos




Press Release

O dia 01 de Junho de 2002 marcou o arranque de um projecto cuja premência e importância já justificavam há muito tempo: Um espaço na Internet para as Bandas Filarmónicas Portuguesas.

Três jovens cuja amizade, como sucede com tantos outros, floresceu no seio das bandas filarmónicas, decidiram unir esforços no sentido de promoverem um dos pilares fundamentais da nossa cultura, património de inestimável valor nem sempre devidamente reconhecido.

O homem sonha e a obra nasce! Assim surgiu o www.bandasfilarmonicas.com

Informação detalhada acerca de várias centenas de bandas filarmónicas, entrevistas (destacando-se figuras como Victorino D’Almeida, António Saiote, Jacinto Montezo, entre outros), agenda de concertos permanentemente actualizada, notícias relevantes para o universo filarmónico, entre outros, foram rubricas que marcaram o início do projecto.

Dia a dia, passo a passo, agregando um cada vez maior número de pessoas espalhadas pelo país disponíveis para ajudar, o bandasfilarmonicas.com foi crescendo, enriquecendo os seus conteúdos e tornando-se naquela que era a razão da sua existência: Um ponto de encontro da comunidade filarmónica.

Aos poucos foram surgindo novas rubricas e conteúdos, como por exemplo a rubrica “Notas Soltas” onde é dado espaço à opinião mais fundamentada dos nossos visitantes, ou ainda espaços como o “FORUM” ou o “CHAT”, verdadeiros aglutinadores da opinião plural sobre as questões ligadas à música em geral e às bandas filarmónicas em particular.

Mas o crescimento, acima das expectativas iniciais, traz custos por vezes insustentáveis. Dois anos após o seu nascimento tornava-se impraticável manter um portal com base apenas no esforço dos seus autores, dado que nunca houve qualquer tipo de apoio económico, institucional ou outro.

Foi então que surgiu a oportunidade de parceria com a Empresa “Cardoso & Conceição”, mais tarde alargada à “Russomusica”.

Esta parceria, estabelecida em Junho de 2004, não só garantiu a sobrevivência do portal bandasfilarmonicas.com como marcou uma nova fase da sua vida, e os números não deixam margem para dúvidas: Em apenas um ano quadriplicou o número de visitas, alargou-se a oferta de conteúdos e operou-se uma verdadeira revolução no domínio das bandas filarmónicas, só possível pela relação de grande proximidade entre aquela empresa e o meio filarmónico, que ultrapassa largamente a relação comercial e é expressa nas inúmeras iniciativas que a mesma promove, desde encontros de bandas a Master Classes, passando por cursos de direcção, eventos culturais diversos, Nacionais e Internacionais, entre outros.

Hoje em dia não há em Portugal (e mesmo no estrangeiro, onde também existem Bandas Portuguesas) quem, estando ligado à música filarmónica, não tenha visitado ou ouvido falar do portal www.bandasfilarmonicas.com. Nos últimos 12 meses registamos mais de 240.000 acessos!

O portal foi já mesmo citado por representante do Ministério da Cultura como fonte fidedigna de recolha de informação, o que é sintomático da sua importância.

Recentemente, no contexto do FORUM de discussão, surgiu a ideia de, no âmbito da celebração do 3º aniversário do portal, criar uma Banda composta apenas por utilizadores daquele espaço.

É assim que, no próximo dia 12 de Novembro, em Santa Maria da Feira, nas novas instalações da Empresa “Cardoso & Conceição”, o maestro Afonso Alves dirigirá uma Banda composta por 57 elementos, provenientes de todos os pontos do país!

São filarmónicos de todas as idades (média de idades 25 anos) que percorrerão, alguns, várias centenas de quilómetros apenas para poderem partilhar “ao vivo” as experiências que muitas vezes já partilham “online” juntando-lhe o sempre salutar convívio e o prazer sublime de fazer música em conjunto, apenas a troco do gozo que o momento proporcionará!

Esse evento, uma extraordinária festa de convívio e hino ao verdadeiro espírito filarmónico, integrará ainda uma conferência com a presença de figuras de insuspeita autoridade e mérito e que abordarão temas de suma importância para a música filarmónica.

A “BANDA FORUM” encerrará o evento com um concerto que terá ainda a particularidade de ser constituído por obras escritas exclusivamente por participantes do FORUM, duas delas inéditas!

O passado do portal www.bandasfilarmonicas.com é heróico! O seu presente é vivido com grande satisfação por todos quantos o rodeiam e o seu futuro é feito de grande expectativa! Com efeito, desde há alguns meses que os mentores do projecto trabalham no sentido de dotar este espaço de novas e melhores funcionalidades…

Já não falta muito, apenas alguns dias, para que o futuro seja uma realidade sorridente!


A Administração





REPERTÓRIO A SER EXECUTADO NO DIA 12 DE NOVEMBRO

- Tio El - Salomão Abreu
- Fantasia Ligeira - Antero Ávila *
- Forum Magnum - Afonso Alves *
- Xutos Medley - Luis Cardoso
- Bandasfilarmonicas.com - Valdemar Sequeira

* Inéditas


PROGRAMA PARA DIA 12

09h30 - Recepção aos participantes
10h00 - Ensaio na sala Polivalente
12h00 - Conferência (oportunamente indicaremos os conferencistas)
13h30 - Almoço
16h00 - Ensaio de colocação
17h00 - Momento Lírico - André Luis (piano) e Inês Moreira (soprano)
17h30 - Concerto
18h30 - Porto de Honra com Fogaça (bolo típico de Sta. Maria da Feira)

Pedro Dinis
Mensagens: 300
Registado: 13 out 2005, 21:43
Localização: Póvoa de Varzim

Mensagem por Pedro Dinis » 05 nov 2005, 13:29

a fogaça e que me mata....lol...
Pedro Dinis

Responder