Trás-os-Montes tão perto e tão longe

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Responder
Avatar do Utilizador
Maurício Costa
Mensagens: 14
Registado: 21 jun 2005, 20:56
Localização: Póvoa de Varzim/Fafe
Contacto:

Trás-os-Montes tão perto e tão longe

Mensagem por Maurício Costa » 14 nov 2005, 23:50

Permitam-me apenas referir dois pontos relativamente ao 3º aniversário do Bandasfilarmónicas.com
Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns a todos aqueles que participaram neste grande evento e que levaram mais além a partilha de diferentes culturas, desenvolvendo desta forma uma atitude pedagógica da área que todos nós estimamos. Convívio, amizade e aprendizagem foram as palavras que de facto legendaram o quadro que todos nós idealizamos e edificamos.
Posteriormente gostaria de ressalvar o facto de não ter encontrado filarmónicos das bandas transmontanas. De facto, como responsável de uma banda desta região fiz o meu papel tentando sensibilizar alguns dos meus executantes a participarem, mas que acabaram por não estar presentes devido a motivos profissionais. Por fim gostaria de fazer um apelo a todos os maestros de bandas filarmónicas transmontanas para incentivarem os seus executantes e também eles participarem em eventos deste género, uma vez que isto constitui uma mais valia para o desenvolvimento das bandas duma região cada vez mais despovoada. Apelo também à Federação Transmontano Duriense de Bandas Filarmónicas para que, junto dos poderes locais, diligenciarem todo o apoio logístico aquando à realização de novos eventos desta natureza.
Afinal de contas, se estiveram presentes músicos alentejanos por que não transmontanos?!
“Que a Música continue a fazer parte das nossas vidas” (Afonso Alves)

Maurício Costa – Maestro da Banda Musical de Carrazedo de Montenegro

Avatar do Utilizador
Mario Cardoso
Site Admin
Mensagens: 136
Registado: 30 jan 2005, 16:43
Localização: Sta. Maria da Feira
Contacto:

Mensagem por Mario Cardoso » 15 nov 2005, 00:24

Subscrevo inteiramente

M.Cardoso

Avatar do Utilizador
Filipe Oliveira
Mensagens: 163
Registado: 30 jan 2005, 17:18
Localização: Arrifana, Santa Maria da Feira

O apelo dos "nossos Maestros"

Mensagem por Filipe Oliveira » 16 nov 2005, 11:17

Antes de mais os meus cumprimentos ao Maurício, já fui tocar com a Banda onde ele está a exercer funções de maestro e tenho que referir que é de louvar o empenho e dedicação que ele tem.
É certo que as Bandas de outras regiões que não a nossa são muito diferentes, as pessoas encaram ainda mais como hobbie e outros factores não parecem estar tão implicativos na sua permanência...

O que é mais triste é que as Bandas da nossa região estiveram pouco representadas!
Do Concelho de Santa Maria da Feira quem esteve?
Do Concelho de Oliveira de Azeméis quem esteve?
etc....

Só posso deixar um abraço a todos os que vieram porque mostram estar mais interessados do que propriamente os vizinhos de Santa Maria da Feira....mas os poucos que estiveram adoraram e na próxima arrastarão mais com eles como se tentou neste 1º encontro....

Quantos maestros estiveram presentes? ??????????? Não dá que pensar???????? é certo que cada um tem a sua ocupação mas ......

Abraço

Carlos Alberto
Mensagens: 107
Registado: 03 fev 2005, 00:13
Localização: Portugal

Mensagem por Carlos Alberto » 16 nov 2005, 13:04

Filipe Oliveira disse :

O que é mais triste é que as Bandas da nossa região estiveram pouco representadas!
Do Concelho de Santa Maria da Feira quem esteve?
Do Concelho de Oliveira de Azeméis quem esteve?
etc....


21 presenças em 52 dá uma média de 40,38%, é uma boa representação da região de Aveiro, com especial destaque para a Banda de Carregosa,
aqui se resumem os presentes:

RicardHumberto Moreira - Castanheira / Águeda
Ricardo Pinho - Vale de Cambra
Fernando Marques - Aveiro
Renata Oliveira - Estarreja / Aveiro
Bruno Melo - Carregosa
João Paulo Ferreira (clarinete baixo) - Pinheiro da Bemposta
Mickael Ferreira - Vale de Cambra
Mário Leite - Vale de Cambra
Lidia Antunes - Castanheira / Águeda
Filipe OLiveira – Arrifana
Marlene Dias - Vale de Cambra
Carlos Cunha - Sta. Maria da Feira
Marcos Dias - Vale de Cambra
Diogo Aguiar – Carregosa
Rui Santos – Carregosa
Liliana Pinho - Carregosa
José Santos - Carregosa
Acácio Rico - S.João de Loure
Nuno Costa - S. Tiago de Riba Ul
Firmino Almeida – Carregosa
Júlio Ferreira - Arrifana / Sta. Maria da Feira

Carregosa, Santiago de Riba-Ul e Pinheiro da Bemposta são do concelho de Oliveira de Azemeis.....

Parabéns a todos, especialmente aos que vieram de mais longe, nomeadamente do Alentejo e Ribatejo, é muito amor à música.
Saudações filarmónicas

Carlos Alberto

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 16 nov 2005, 16:57

Não se esqueçam da Estremadura..... Eu sou de Lisboa e o Jorge é de Loures......
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Mensagem por Renato de Almeida » 16 nov 2005, 17:07

Perdoem a minha ignorância mas... tenho estado a puxar pela cabeça e ainda não consegui descobrir quem é que vinha do alentejo :oops:

Sorry!!!

Piccolo

Avatar do Utilizador
Angela Gonçalves
Moderador
Mensagens: 1717
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Localização: Olivais-Lisboa
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 16 nov 2005, 17:24

O Manuel Cavaco... Ele apesar de estar na Covilhã, é alentejano de Moura....
sax_contra
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Mensagem por Renato de Almeida » 16 nov 2005, 17:31

:oops:

Obrigado Ângela

Avatar do Utilizador
Albino Magalhães
Moderador
Mensagens: 536
Registado: 07 abr 2005, 20:57
Localização: Póvoa de Varzim
Contacto:

Mensagem por Albino Magalhães » 21 nov 2005, 09:23

Estou de acordo com o Maurício, e muito me admira que pessoas daquela zona que têm vindo cá pelas mais variadas razões, não apareçam hoje explicando as questões levantadas.

Esperemos que em próximas iniciativas os músicos Transmontanos se façam representar, pois contamos com eles.


um abraço
Albino Magalhães

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
José Alves
Mensagens: 348
Registado: 31 jan 2005, 11:58
Localização: Parafita - Montalegre
Contacto:

Mensagem por José Alves » 21 nov 2005, 09:51

Olá.
Como Músico de uma banda transmontana, lamento nao ter podido estar presente. Estava inscrito mas como o Salomão Abreu sabe por motivos profissinais fortes não pude ir.

Conheço o sr. Maurício, já toquei várias vezes com a banda dele.

Como participante transmontano neste fórum subscrevo também as palavras dele...

Prometo que na próxima iniciativa estarei presente (a não ser que tenha um motivo tão forte como o que me aconteceu desta vez) e vou tentar levar alguém comigo.

Saudações
-------------------------------------------------------
José Alves
Sax Tenor
B.M. Parafita - Montalegre
http://www.bandaparafita.net
-------------------------------------------------------

Avatar do Utilizador
Pedro Sousa
Mensagens: 366
Registado: 13 mai 2005, 08:25
Localização: Lisboa

Mensagem por Pedro Sousa » 21 nov 2005, 21:46

Oi! Por acaso a banda onde eu começei era "quase" Trás-os-Montes... FREIXO DE NUMÃO (Vila Nova de Foz-Côa)- a terra onde vivi 22 anos... mas, tive que deixar a banda o ano passado, depois de ter lá dado aulas (FOI DIFÍCIL, mas teve que ser) neste momento não tenho nenhuma banda fixa mas a minha vida é 100% trombone e música e faço reforço por várias bandas e orquestras... e tenho uma escola de música que eu abri na Guarda (PUBLICIDADE :wink: )só para dizer que tb já toquei em bandas transmontanas (serviços)... apesar de ultimamente ter estado mais ligado a Leiria (GRANDE TERRA) e à Guarda... e, por acaso, conheci o José Cavaco graças à banda fórum e até estou lá a tocar na Banda da Covilhã... onde até arranjei um Tubista pró meu Quinteto de Metais... Ah! Já agora, dia 1 de Dezembro vamos tocar no Cine-teatro da Covinhã da parte da tarde (ainda não sei bem a hora)! :D quem quizer....
Bem, no fundo, era só pra dizer que não tenho uma banda fixa (com muita pena) e que, DE CERTA MANEIRA, tanto eu como os meus irmãos Luís Sousa e Ricardo Sousa, representámos filarmónicos Transmontanos (até por já termos convivido com muitos, por ex. de Carviçais, Felgar...)

Bem! Abraços e Beijos... depende do sexo 8) !

Pedro Sousa
Trombonista e Professor de Música

Avatar do Utilizador
David Silva
Mensagens: 33
Registado: 02 fev 2005, 09:18
Localização: Loivos

transmontanos ao poder

Mensagem por David Silva » 15 fev 2006, 11:56

pois bem, em representação de trás-os-montes (concelho de chaves)chego-m eu à frente :)

pois, penso q o pessoal n tem participado pelas mesmas razões que outros n o têm feito... distância. penso ser esse o principal factor... torna-se difícil a 1 jovem de 15/16 anos conseguir deslocar-se até aos sítios onde têm sido os concertos... atenção q estou a falar da realidade filarmónica que eu conheço (bem), que são as bandas do concelho de chaves

no meu caso pessoal vou agora ao concerto a montelavar pq estou a estudar em lisboa e tenho facilidade em m deslocar para lá....

Responder