Bem, em relação aqui à notícia do sr. Antero, devo dizer a todos que como AMIGO e aluno que fiquei imensamente satisfeito, porque ele é realmente um grande compositor, a todos os géneros!!!! Apesar de muitos de vós só conhecerem as composições para banda, devo dizer que também tem exelentes composições para coro e orquestra, obras mais eruditas e algumas bem vanguardistas.
Em relação à música para coro, devo salientar um Te Deum, em que exprime uma mistura de sonoridades, estados de espírito, é disso exemplo a 4.ª parte, de uma transparência muito próxima, na minha opinião (e não só) de um Fauré, ou até mesmo de um Debussy (La Mer, por exemplo) ou a 2.ª parte, com um carácter sombrio, escuro. Também da sua autoria o O Crux Ave, explosivo no final, em que as vozes entram, digamos que quase em "rotura" (especialmente os Tenores e Sopranos

); um Kyrie, producto de expe´riências, um Credo e um Agnus Dei, que já nos levavam a ouvir o dito Te Deum.
Na música instrumental, dedica-se muito à composição para metais (porque será?

) devo salientar
Alta Tensão, para guitarra; uma peça a meu ver muito vanguardista. Há também que referir a Banda Sonora que produziu para um filme (de leste) que infelizmente ainda não tive o prazer de ouvir.
Bem, para concluir e porque não quero que me ponham o rótulo de graxista devo dizer que a música de Antero Ávila é um deleite para quem a toca ou canta (e já fiz ambos, por isso sei o que digo), mas não se enganem porque não é nada fácil ( e eu que o diga!!!!)
até à vista