Quanto aos trombones apesar de serem mesmo só 3 estvam a ouvir-se mesmo muito bem!
Ensaio - Dia 14 de Outubro de 2006
Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro
- Marlene Dias
- Mensagens: 1112
- Registado: 30 ago 2005, 10:41
- Localização: Vale de Cambra
- Afonso Alves
- Mensagens: 94
- Registado: 31 jan 2005, 21:12
- Localização: Matosinhos
Cumprimentos colegas
Antes de mais, quero dizer-vos que este ensaio, na minha perspectiva, ficou marcado pela solidez do conjunto.
Em nenhum ensaio anterior senti tanta facilidade em comunicar convosco enquanto instrumentistas. É de facto compensador e extremamente produtivo o maestro sentir que é compreendido e que as suas orientações são assimiladas com naturalidade. É através desta empatia recíproca que tudo faz sentido e tudo funciona, emergindo por fim a música.
É também verdade que nos conhecemos cada vez melhor e francamente gosto do que tenho vindo a conhecer. Porque isso aproxima-nos nas ideias e nas finalidades e leva-nos a tocar bem.
E porque o conhecimento leva à evolução, estejam atentos ao post sobre orientações, pois até final desta semana estou a estudar pormenores das partituras de forma a conseguir melhor desempenho do todo e de cada um.
Irei referir a pouco e pouco momentos específicos das obras e o seu relacionamento com os instrumentistas, visando facilitar o estudo.
Parabéns a todos os colegas da BF por este ensaio-convívio, incluindo naturalmente os nossos incansáveis administradores e membros do staff.
Que a Música continue a fazer parte das vossas vidas
Afonso Alves
Antes de mais, quero dizer-vos que este ensaio, na minha perspectiva, ficou marcado pela solidez do conjunto.
Em nenhum ensaio anterior senti tanta facilidade em comunicar convosco enquanto instrumentistas. É de facto compensador e extremamente produtivo o maestro sentir que é compreendido e que as suas orientações são assimiladas com naturalidade. É através desta empatia recíproca que tudo faz sentido e tudo funciona, emergindo por fim a música.
É também verdade que nos conhecemos cada vez melhor e francamente gosto do que tenho vindo a conhecer. Porque isso aproxima-nos nas ideias e nas finalidades e leva-nos a tocar bem.
E porque o conhecimento leva à evolução, estejam atentos ao post sobre orientações, pois até final desta semana estou a estudar pormenores das partituras de forma a conseguir melhor desempenho do todo e de cada um.
Irei referir a pouco e pouco momentos específicos das obras e o seu relacionamento com os instrumentistas, visando facilitar o estudo.
Parabéns a todos os colegas da BF por este ensaio-convívio, incluindo naturalmente os nossos incansáveis administradores e membros do staff.
Que a Música continue a fazer parte das vossas vidas
Afonso Alves
- Andreia Lemos
- Mensagens: 974
- Registado: 30 jan 2005, 17:08
- Localização: Mões
- Contacto:
grupo coeso
Á medida que nos vamos encontrando, fazendo ensaios e concertos, começamos a entender a maneira de trabalhar com os colegas e com o maestro, e o maestro connosco.
Acho que isso ajuda muito.
Acho que isso ajuda muito.
- Renata Oliveira
- Mensagens: 1447
- Registado: 16 out 2005, 14:17
- Localização: Estarreja/Porto
Re: grupo coeso
Exacto, embora o grupo varie em alguns elementos, começa a formar-se um 'núcleo' que está sempre (ou quase sempre) presente e que vai passando o 'espirito' tanto de convivio como de trabalho. E assim formamos um grupo coesoAndreia Lemos Escreveu:Á medida que nos vamos encontrando, fazendo ensaios e concertos, começamos a entender a maneira de trabalhar com os colegas e com o maestro, e o maestro connosco.
Acho que isso ajuda muito.
- Dário Nascimento
- Mensagens: 2824
- Registado: 12 ago 2005, 08:41
- Localização: Encarnação - Mafra
Re: grupo coeso
Ainda é complicadoRenata Oliveira Escreveu:Exacto, embora o grupo varie em alguns elementos, começa a formar-se um 'núcleo' que está sempre (ou quase sempre) presente e que vai passando o 'espirito' tanto de convivio como de trabalho. E assim formamos um grupo coesoAndreia Lemos Escreveu:Á medida que nos vamos encontrando, fazendo ensaios e concertos, começamos a entender a maneira de trabalhar com os colegas e com o maestro, e o maestro connosco.
Acho que isso ajuda muito.


- Renata Oliveira
- Mensagens: 1447
- Registado: 16 out 2005, 14:17
- Localização: Estarreja/Porto
Re: grupo coeso
Não de todas...Dário Nascimento Escreveu: Somos das poucas bandas com o maestro a ser o compositor da musicas que tocamos![]()
Mas facilita muito o trabalho o facto de ser o maestro o próprio compositor porque saberemos que á partida estamos a interpretar como ele queria...
- Lidia Antunes
- Mensagens: 126
- Registado: 10 out 2005, 20:20
- Localização: Matosinhos / Castanheira do Vouga - Águeda
~Acácio Rico Escreveu: Filipe, com mais meia dúzia no teu naipe, devem conseguir equilibrar o som com os trombones... a julgar pela opinião do Dário com o reforço do teu naipe ainda ñ conseguiram chegar lá desta vez.
Sim senhor estão de parabéns trombones ... mas a musica não é nenhuma competição para ver quem toca mais forte ou melhor.... é sim a união do grupo... o que se verifica na BF!
Já agora, o forte do instrumento é o maximo de som q se consegue extrair do mesmo com qualidade sem desvirtuar
... Tenho a sorte de calhar sempre a frente deste grandioso naipe.... é uma honra
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda


- Pedro Sousa
- Mensagens: 366
- Registado: 13 mai 2005, 08:25
- Localização: Lisboa
E ainda falto eu!!!!Acácio Rico Escreveu:Filipe, com mais meia dúzia no teu naipe, devem conseguir equilibrar o som com os trombones... a julgar pela opinião do Dário com o reforço do teu naipe ainda ñ conseguiram chegar lá desta vez...Filipe Oliveira Escreveu:Sabem que mais?
e o resto é treta........ O NAIPE DE TROMPETES MOSTROU GRANDE NÍVEL, 14 ELEMENTOS E O MAESTRO NEM NOS CHATEOU MUITO....PARABÉNS A TODOS OS TROMPETISTAS, OS NOVOS ELEMENTOS ESTÃO DE PARABÉNS....AGORA APERFEIÇOEM AS VOSSAS PARTES...ABRAÇO
Finalmente alguém se lembra de dar o devido valor aos trombones...Dário Nascimento Escreveu:Naipe do Ensaio: TROMBONES!!! 3 Trombones a tocar, epá até do outro lado da banda (bombardinos) se ouvia melhor que a trompete, é malucos!![]()
Boa Dário.
