Mensagem
por José Rodrigues » 18 nov 2007, 19:55
Bom dia Caros músicos, administradores do fórum e maestro da Banda Fórum, é com grande pena minha que não vou poder assistir ao concerto da banda hoje no Centro Cultural de Congressos de Aveiro, devido a uma gripe "chata", tudo farei para estar no dia 9 no Montijo. Mas não poderia deixar de me associar a este momento tão especial para o país e para a comunidade filarmónica portguesa que é a comemoração do 2º aniversário da Banda Fórum. Participei enquanto público no 1º aniversário e agora participo como compositor, é muito especial para mim este momento, pois, sinto que estou a contribuir para o desenvolvimento da música de banda em Portugal! À que divulgar ao máximo o trabalho de todos os compositores portugueses, através destes eventos e de outros semelhantes, perante isto, desde já quero agradecer aos responsáveis pela banda a divulgação e o respeito que têm manifestado pelo meu trabalho e também a todos os outros colegas compositores, cujos os seus trabalhos também incluem o programa de concerto desta tarde.
Sobre a obra gostaria de deixar aqui um pequeno comentário, o qual será um breve resumo à nota de partitura, sendo assim: a obra "Spiritus of SATA", poema sinfónico opus1- é uma obra de carácter descritivo de texturas algo densas e com alguns efeitos tímbricos adicionais que pretendem retratar o dia terrível para o arquipélago dos Açores, devido à queda de um avião da companhia aérea SATA no dia 11 de Dezembro de 1999, na ilha de S.Jorge. No fundo esta descrição corresponde ao primeiro grande momento da obra, o qual decorre debaixo de um ambiente musical triste, melancólico, tempestuoso e fúnebre. O segundo grande momento da obra, apresenta um ambiente musical contrastante ao primeiro, com um espírito mais alegre, mas vivo, com um ar mais feliz, pois trata-se de uma Homenagem a todas as vítimas do acidente, pelas boas recordações e pelo bom que deixaram aos seus amigos e respectivas famílias, este ambiente é retratado na obra com base no Ostinato rítmico da melodia "Jingle Bels", efectuado pela secção grave da banda, sustentada pelo naipe da Percussão. A ideia de utilizar o Ostinato rítmico do "Jingle Bells", fica a dever-se ao facto de a ocorrência do referido acidente ser próxima à quadra natalícia.
A obra Spiritus of SATA, apela à sensibilidade artística dos seus intérpretes e ao preciosismo musical através do qual será possível envolver o público ouvinte numa audição cuidada.
Posto isto, desejo a todos um excelente concerto e que seja um momento inesquecível para toda a comunidade filarmónica portuguesa, em prol da sua dignificação.
Os meus cumprimentos.
José Miguel Vitória Rodrigues