Está quase... Já foi...

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Dário Nascimento » 29 nov 2010, 20:08

Seria possivel colocar as fotos e videos num fileHoster (rapidshare,easy-share,ou algo do género) ou num servidor FTP ou numa dropbox para facilitarmos a partilha?
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Renato de Almeida
Mensagens: 561
Registado: 06 jul 2005, 18:33
Localização: Vila Nova Barquinha

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Renato de Almeida » 29 nov 2010, 20:31

Boas!

Não tendo estado fisicamente, fico verdadeiramente contente por saber que correu tudo bem.
Quero ver se não me marcam serviços para dias da BF, pois este ano não pude participar em nada, e que falta me fez!

Já vi que houve muito repertótio novo, e agora estou a morrer de curiosidade!!!

Dário, continuas a baralhar-me com essa linguagem xpto!!!
Abraços
Piccolo

Avatar do Utilizador
Fabiana Palumbo
Mensagens: 10
Registado: 04 out 2010, 09:09
Localização: Pampilhosa

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Fabiana Palumbo » 29 nov 2010, 20:55

Como caloira que fui tenho a dizer algumas coisitas.

1ª - Adorei !! E vou voltar a repetir sempre que conseguir.
2ª - Foi uma experiência única, que não estava à espera que fosse tão boa, tão marcante, tão única.
3ª - Como foi referido já anteriormente, sim, nós caloiros estivemos um pouco à parte, eu, pessoalmente, estive mais com os meus amigos (um erro por um lado sim) mas tive vontade de conhecer novas pessoas, mas como via todos nos ditos "grupinhos" não saí do meu (erro).Mas na minha situação também foi devido a ir dormir a casa, pois encontrava-me perto que não fui, nem sou, de deixar o conforto da minha casa para "dormir no chão" (directa, agarrada ao bem estar, sim, manias, vícios... pensem o que quiserem).
4ª - Apesar de à parte um pouco, até convivi um pouco com algumas pessoas que não conhecia, vá já não é assim tão mau..
5ª - O reportório foi interessante, pois não conhecia nenhuma das peças (como quase todos) exceptuando "Mornas e Coladeras" que já tinha ouvido no concerto que tinham feito na Pampilhosa, minha terra..
6ª - Foi uma mais valia ter conhecido 4 (pois não conhecia o nosso Maestro Afonso Alves ao vivo) dos compositores das obras que os próprios nos ofereceram e que executámos.
7ª - Espero que haja mais estágios e concertos em breve, para poder conhecer mais pessoas ainda, para poder viver tudo outra vez, para poder sentir a música de uma forma diferente. A todos os parabéns. músicos, maestro, organizadores, ajudas directas e indirectas. A todos mesmo um muito obrigado e parabéns !

:D
" Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. " A.H.

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Dário Nascimento » 29 nov 2010, 21:17

Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Cristina Perfeito
Mensagens: 10
Registado: 30 ago 2008, 13:16
Localização: Porto

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Cristina Perfeito » 29 nov 2010, 21:20

Dário Nascimento Escreveu:Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Sim, mas para a próxima já não somos caloiros :P
Cristina Perfeito
Banda Marcial da Foz do Douro

Avatar do Utilizador
Fabiana Palumbo
Mensagens: 10
Registado: 04 out 2010, 09:09
Localização: Pampilhosa

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Fabiana Palumbo » 29 nov 2010, 21:21

Pois não Cristina , eheh ! ;b
" Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música. " A.H.

Artur Marquez
Mensagens: 43
Registado: 30 nov 2009, 23:39
Localização: Celorico da Beira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Artur Marquez » 29 nov 2010, 21:41

Boa noite a Todos!
Visto ter sido caloiro neste 5º aniversário da BF-FP não posso fazer referência a nenhum dos anteriores...Mas ao que decorreu este fim-de -semana, a esse sim posso comentar... :D
E começo por dizer que foi completamente diferente daquilo que eu estava a espera...Fiquei totalmente surpreendido, como não podia deixar de ser, pela positiva!
Foi uma experiência óptima, que espero sinceramente voltar a repetir. Conhecer e "estagiar" com pessoas como o maestro Afonso Alves e todos os outros compositores foi muito bom! Mas não só! :D Foi igualmente óptimo trabalhar com mais de 100 pessoas que ali se uniram pelo mesmo motivo: a MÚSICA!!!! Sem dúvida que aprendi bastante com todos e agradeço por isso.
A todos os que trabalharam arduamente para que este estágio/concerto corresse bem, desde já Muito Obrigado(Maestro,direcção da BF, direcção da banda de Castanheira, todos os que trabalharam para este concerto...).
Quanto ao facto da fraca integração dos caloiros, sim é verdade que não fomos muito sociáveis, e contra mim falo :) , mas com as próximas vezes que nos encontrarmos será melhor com toda a certeza. Estar no meio de mais de 100 pessoas, onde só conhecia apenas quatro, causa alguma timidez(falo por mim). E digo conhecia, já que só conhecia os companheiros da minha banda xD. No final saí a conhecer muito mais gente e espero vir a conhecer ainda mais! :mrgreen:
Só houve uma coisa que me deixou algo desapontado... Depois de ter observado alguns posts mais antigos, percebi que existia uma Comissão de Praxe na BF, e eu estava convencido que iria ser praxado... Afinal não fui... :cry: Não houveram praxes este estágio...
Mas pronto! Este estágio já está, passou extremamente depressa, e agora anseio pelo próximo...Que venha rápido... :D
Viva a Banda Fórum!!! Viva a Música!!! E vivam os Filarmónicos!!!xD

Saudações musicais
Clarinetista :)
--Banda Filarmónica de Vale de Azares- Celorico da Beira--

Artur Marquez
Mensagens: 43
Registado: 30 nov 2009, 23:39
Localização: Celorico da Beira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Artur Marquez » 29 nov 2010, 21:44

Cristina Perfeito Escreveu:
Dário Nascimento Escreveu:Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Sim, mas para a próxima já não somos caloiros :P
De facto é verdade!! :D :D Para a próxima já não somos caloiros... Mas assim não devemos praxar os que vierem, já que não fomos praxados... :roll: Acho que seria injusto... Mas a Nobilíssima comissão de praxes desta Banda que se encarregue de decidir...
Saudações :)
Clarinetista :)
--Banda Filarmónica de Vale de Azares- Celorico da Beira--

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por António Pinheiro » 29 nov 2010, 22:03

Dário Nascimento Escreveu:Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Não te ponhas com ideias...
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Ricardo Sampaio
Mensagens: 537
Registado: 28 nov 2008, 18:25
Localização: Porto

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Ricardo Sampaio » 29 nov 2010, 22:14

Artur Marquez Escreveu:
Cristina Perfeito Escreveu:
Dário Nascimento Escreveu:Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Sim, mas para a próxima já não somos caloiros :P
De facto é verdade!! :D :D Para a próxima já não somos caloiros... Mas assim não devemos praxar os que vierem, já que não fomos praxados... :roll: Acho que seria injusto... Mas a Nobilíssima comissão de praxes desta Banda que se encarregue de decidir...
Saudações :)
São praxados na próxima...Livrarem-se da praxe é que não...Não são mais do que eu :lol:
Ricardo Sampaio-Trombonista
Let´s Groove Big Band
Orquestra Ritmos Ligeiros[/b]

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Dário Nascimento » 29 nov 2010, 22:24

António Pinheiro Escreveu:
Dário Nascimento Escreveu:Caloiros, para a próxima irá haver praxes. Fica aqui prometido. Já deu para concluir que de outra forma não se separam das pessoas que conhecem... Desta vez não houve porque muitos foram dormir a casa e o tempo está apertado para todos, mas para a próxima está prometido.
Não te ponhas com ideias...
Já à muito que defendo que as praxes deviam voltar. Digam-me o que disserem, a rotatividade da banda (pessoas que se limitavam a experimentar) aumentou depois de termos acabado com as praxes.
Não digo praxes de caris universitário, digo apenas que arranjem um padrinho e madrinha e que se faça meia duzia de jogos em que os caloiros são separados em grupos e são obrigados a conhecerem-se. Só isso...

E não, não estou com vontade de ser praxado novamente. A verdade é que já são muitos os que eu venho entrar, sentar, tocar, ir embora...
Mas não vou entrar em discussão no meio deste tópico.
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Luís C. Silva
Mensagens: 18
Registado: 02 set 2009, 20:27
Localização: Celorico da Beira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Luís C. Silva » 29 nov 2010, 22:29

apesar de ter so ido duas vezes concordo plenamente com o dário.. deveria de haver isso, iria fomentar ainda mais o espiritio e criar alem de amizade outro plano de respeito e aplicação e assim seria um teste à humildade de cada um e à maneira de ser. nao ser praxe assim pesada, mas algo que crie interação, comunicação e uma maneira de se louvar ainda mais a Banda Forum.. e ser praxado só aumenta a vontade de qerer voltar uma segunda vez, até porque se nao sao integrados, a vontade de voltar nao é nenhuma, agora se passam a ser conhecidos , a ser integrados (para isso serve a praxe), por exemplo o dário é o eterno caloiro, o joao andrade o clave de sol, e por aí alem, cria.se um laço bastante bonito e nasce a vontade de continuar a vingar pela banda forum, e assim deixa de ser visto como uma experiencia unica...é so chegar ensaiar tocar e ir embora.. assim graça nao há..
Luis Carlos Saraiva da Silva
Tubista
Trio Foxtrot
Banda Filarmonica Os Bazófias
:D

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por António Pinheiro » 29 nov 2010, 22:46

Olá a todos!

24h depois, já com as emoções estabilizadas, o sono normalizado e sem a dor na perna que me ia matando no ensaio ontem de manhã, aqui fica o meu comentário a estes três dias, assim como algumas observações sobre os comentários já feitos:

1 - Neste concerto/estágio não houve 40 caloiros, mas sim, 110 caloiros. Isto porque (exceptuando as mornas), para toda a banda o reportório era novo.

2 - Ou seja, estávamos todos em pé de igualdade. Ou seja, não houve (nem poderia haver) a descontracção suficiente para o "núcleo duro" segurar as obras, permitindo a que os "caloiros" fizessem uma integração tranquila e descontraída.

3 - A questão dos grupinhos não é nova. Lembro-me que, no almoço imediatamente antes do nosso concerto no Europarque (ou seja, no nosso 1º Aniversário), o Júlio andava aos berros no restaurante a dizer: "Deixem-se de grupinhos! Misturem-se!"

4 - Acaba por ser uma situação normal em sociedade: perante um grande grupo de pessoas desconhecidas, aproximamos-nos dos menos desconhecidos.

5 - Contudo, a Banda Fórum - Filarmónica Portuguesa é caracterizada, entre outras peculiaridades, por atenuar o gelo que se instala entre estranhos. Acredito que aqueles que vieram pela primeira vez e que terão a vontade de voltar no futuro, terão, em próximas ocasiões um comportamento mais expansivo.

6 - Este estágio/concerto foi aquele que despertou em mim mais expectativa, mais ansiedade e até mais nervosismo, nomeadamente pelo desafio que o reportório representava. Tocamos obras em estreia absoluta. Tocamos obras que (infelizmente) muito pouca gente toca por aí...

7 - E as expectativas foram de longe superadas! No nosso modo muito peculiar de trabalhar (sim, porque na BF-FP trabalha-se), conseguimos apresentar um espectáculo de nível e que levantou o público das cadeiras. Um espectáculo que fez o público sorrir, que fez o público emocionar-se. E porquê? Porque a música é muito mais que uma ciência e "a verdadeira música é aquilo que está nas costas do papel". E isso, meus amigos, nós sabemos fazer muito bem!

8 - Tenho estranhado, no extenso rol de comentários já publicados, a ausência de referências à brilhante prestação cénica que o naipe de Percussão proporcionou na Abertura do espectáculo.

9 - E por falar em percussão, uma mensagem para os meus colegas: "Dá uma pica do carago tocar com vocês!"

10 - E por falar em percussão: Tânia, sê bem-vinda a esta família! Apesar de termos pegado contigo o fim de semana todo (não vou dizer publicamente porquê), quero que saibas que adoramos ter-te connosco e que aquela tua entrada em palco na Abertura foi fenomenal! Eu ia-me engasgando com a jerupiga! Sinceramente, espero ver-te nos próximos concertos.

11 - Se não houve praxes, é porque havia coisas muito mais importantes a tratar. As praxes são uma ideia engraçada, mas não são essenciais nem fundamentais na BF-FP. A integração, o convívio, a boa disposição, têm muito mais sentido quando surgem de forma espontânea, como sempre aconteceu na nossa instituição.

(isto não quer dizer que os Veteranos estejam esquecidos da Praxe. Perguntei ao André se o Júlio não o praxou bem? Quando vocês menos esperarem elas vão-vos cair em cima, a caloiros e a não-caloiros)

11 - Para terminar (e muito seriamente), quero dizer que me enche de orgulho o facto de, ao fim de 5 anos, ao fim de 17 concertos, um projecto que foi declarado como efémero, um projecto que chegou a ser (e talvez ainda seja) ridicularizado, um projecto que foi dado como morto, continuar a ser um projecto vivo, um projecto surpreendente, um projecto inovador e que, acima de tudo, é por si só um hino aos músicos (todos) portugueses, aos compositores (todos) portugueses, à filarmonia (toda) portuguesa!

Viva a Banda Fórum!
Viva Portugal!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Luís C. Silva
Mensagens: 18
Registado: 02 set 2009, 20:27
Localização: Celorico da Beira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Luís C. Silva » 29 nov 2010, 22:56

Muito bem espetacular António :D
Luis Carlos Saraiva da Silva
Tubista
Trio Foxtrot
Banda Filarmonica Os Bazófias
:D

Avatar do Utilizador
Bárbara Carvalho
Mensagens: 22
Registado: 19 out 2010, 13:58
Localização: Arganil

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Bárbara Carvalho » 29 nov 2010, 23:01

Boa noitee !!
Como caloira que fui neste 5º aniversário da BF-FP posso dizer que foi uma experiencia unica mesmo . :D
Penso que haja alguns aspectos a frisar quando a este fim-de-semana, negativos e positivos. Mas claro que são mais os positivos que os negativos, eheh .
Quanto aos aspectos positivos,
. queria agradecer á organização pelo que fez para que o estágio corre-se da melhor maneira
. a simpatia das pessoas, sempre disponiveis a ajudar quando era precisso
. ao chefe de naipe e ao naipe em geral, fizemos um bom trabalho :D
. as duas noites de convivio que deu para conhecer pessoas novas e ouvir muitas coisas úteis ( ou não xD )
Quanto a aspectos negativos,
. só mesmo o facto das noites se ter ouvido uma bonita sinfonia :wink:
. e os banhos serem de água muito fria, mas já era de esperar, pois tanta gente a tomar banho era impossivel haver àgua qente.

- Ah ! Queria pedir desculpa ao senhor chefe de naipe Tomé, por não ter uma afiadeira para fazer o bico ao lápiz. Para a próxima não me posso esqecer disso xD
- Ao Dário por se ter disponibilizado a ajudar os caloiros a conviverem :D

Resumindo, como caloira asseguro desde já a minha participação em futuros concertos e estágios !

Bloqueado