Está quase... Já foi...

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Avatar do Utilizador
Rodolfo Maia
Mensagens: 903
Registado: 03 nov 2005, 09:12
Localização: Maia

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Rodolfo Maia » 30 nov 2010, 22:22

Mafalda Rocha Escreveu:Como tenho de fazer uma apresentação na Faculdade sobre um tema à minha escolha, decidi fazer sobre a Banda Fórum - Filarmónica Portuguesa.

Vou por os meus colegas todos a aderir aqui ao fórum : )
Ora aí esta um bom tema para um trabalho... :)
Rodolfo Maia
Filarmónica Ressurreição de Mira
Banda de Música de Moreira da Maia
Let´s Groove Big Band

Avatar do Utilizador
Júlio Ferreira
Mensagens: 497
Registado: 14 out 2005, 11:08
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Júlio Ferreira » 30 nov 2010, 22:31

Olá Gajada!

Como sempre: Orgulhosamente FILARMÓNICOS!

E porquê? Porque conseguimos em meia-dúzia de horas, nas condições que nós sabemos, montar um concerto quer faria corar de inveja muitas bandas que ensaiam e tocam todas as semanas!!!!

Como é costume, aguardei que o meu coração acalmasse para postar aquilo que sinto.

Como vos disse no Sábado, este concerto, para mim, era mais importante que o da Casa da Música, pelo motivo exposto acima.

Antes de tudo, queria pedir desculpas pelas minhas atitudes menos próprias, principalmente por ter chateado o Eduardo e o André!!! Mas eles são putos rijos e, quando olho para aqueles dois, sei que ali dentro estão a crescer dois grandes filarmónicos!

Já se falou aqui que a sala poderia ter estado mais cheia... quero lá saber com isso! Quem lá esteve emocionou-se e isso foi visível. Nós emocionamo-nos a tocar. O Maestro emocionou-se a dirigir... depois disto, haverá algo mais importante?

Brincalhão? Sobra sempre para mim, mas desta vez arrastei todos os percussionistas comigo! O Ruca e o Pinheiro, como já são "velhos" nisto (ai o Europarque...) saltaram logo e começaram a disparar ideias. O "Harry Potter" e o Rúben, como putos muito fixes que são, portaram-se muito bem, assim como o Nuno e o Marcus que, para a borga, estão sempre disponíveis!

E aqui, quero deixar uma palavra especial para a Tânia, a nossa caloira. Depois de um fim de semana inteiro a levar comigo, ainda é capaz de uma entrada em palco com aquela energia, verdadeiramente filarmónica! À semelhança do Pinheiro, também eu me ia engasgando com a jerupiga!

Repito o que disse na Casa da Música: Só um filarmónico faz aquilo porque os músicos não o fazem!!!

Consta-se por aí que já há convites/propostas para novos desafios... Cá estaremos sempre com o mesmo espírito!

Encontrar adjectivos para os momentos vividos com a BF-FP é difícil... muito difícil! Apenas posso dizer que como musico filarmónico, a BF-FP proporciona-me, desde há 5 anos, os momentos mais felizes da minha vida!

P.S.1 - Quanto às praxes, elas para mim valem zero e pelos motivos que o Pinheiro já explicou neste tópico

P.S.2 - Quanto ao facto do pessoal ir dormir a casa. Acho muito bem que quem tem possibilidade o faça. Eu já o fiz e continuarei a fazer sempre que possível. A minha família já "sofre" muito por causa da minha dedicação à BF. Por isso, sinto-me no dever de aproveitar todos os momentos para estar com ela. E acho que outras pessoas pensam da mesma maneira, nomeadamente os restantes elementos da equipa de trabalho, para quem esse trabalho se extende para antes e para depois dos concertos.

Aquilo que para a maior parte de vocês são 2-3 dias, para nós, são semanas de preocupações e de "luta" para que no fim não falhe nada.

Aliás, não percebo porque é que algumas pessoas estão a fazer disso cavalo de batalha. Quando foi o nosso segundo aniversário, ficaram meia-dúzia de pessoas a dormir em Salreu e, pelo que se consta, ninguém reclamou.
Júlio Ferreira

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
António Pinheiro
Moderador
Mensagens: 4134
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Localização: Crestuma - O Centro do Mundo
Contacto:

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por António Pinheiro » 30 nov 2010, 22:35

Já agora...

Pensei muito antes de escrever isto, mas se não o fizesse não ficaria bem comigo próprio:

- aqui há dias, eu e algumas pessoas ligadas à BF ouvimos alguém criticar, de forma assaz sarcástica, as nossas tubas.

Pois bem, eu tenho a dizer que as tubas da BF estiveram fantásticas no concerto, sendo um dos naipes que mais me surpreendeu, juntamente com o dos bombardinos!

Parabéns tubistas!
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
José Luis Carvalho
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2009, 21:56
Localização: Santa Cristina City (uma aldeola algures entre a Serra do Bussaco e a Pampilhosa)

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por José Luis Carvalho » 30 nov 2010, 22:44

Boa noite pessoal!!!!


Já muita coisa foi dita até aqui, tanta que eu nem sei que mais acrescentar. :)
Desta vez fui dormir a minha casa. No sábado ainda levei a "tralha" para lá dormir, mas quando perguntei "então e como é pra lavar o courato?" e me responderam "é complicado pah...tens de acordar cedo ou não há agua quente" eu resolvi não ficar... :? tenho tido umas semanas muito atarefadas e estava mesmo muito muito muito MUUUIIIITOOOO cansado...não ia conseguir acordar cedinho, e pra mim, um duxezinho matinal é sagrado!!! :D


Adorei rever muitos amigos e conhecer alguns novos. Tudo correu Às mil-maravilhas!!!


Desde já, os meus parabéns a toda a organização, quer da parte de Castanheira, quer da parte da BF... Foi tudo IMPACÁBÉL!!!
Penso que foi também interessante e bom os maestros que criaram as obras que executámos terem vindo ensaiar e explicar as mesmas. Desta maneira é mais fácil nós sabermos como transmitir o que eles sentiam enquanto construíam a obra.

- E já agora, os meus sinceros e humildes parabéns ao Antero Ávila que, mais uma vez mostrou que uma obra para ser "PERFEITA" e ter uma sonoridade bastante calma e aprazível não precisa de ser difícil, e por isso ele que continue o óptimo trabalho a que nos tem habituado até agora. Grande obra os "Três Oceanos"!!!...não dá para ficar indiferente a uma obra com tanto sentimento!!! :D .
- E já que estou a falar das obras que mais gostei, "tiro o chapéu" ao maestro Afonso Alves, que mais uma vez nos proporcionou uma obra fantástica!!!! Adorei tocar a obra "Alchemy of Feelings"...venham mais do mesmo género!!! :D
- Quanto à obra "Space Medley" do maestro Tony Alves, pelo que ouvi nos ensaios que correram melhorzinhos, é também uma grande obra. Nos temas do Star Wars parece mesmo que estamos em guerra...pena algumas vezes ter sido em guerra uns com os outros :lol: para a próxima temos de disparar todos na mesma direcção!!!...houve muito "friendly-fire" neste estágio na interpretação desta obra :D ...

Assim que houver o audio do concerto EU QUERO-O!!!! :D

Os meus parabéns a todos os solistas, principalmente ao Júlio, que mais uma vez nos brindou com um fantástico solo de triângulo ( na 1ª vez que ele tocou, cum catano!!!...passou de Paso-Double a Rock / Heavy-Metal!!! isso é que ele arreava no triângulo forte e feio!!! :lol: ). E também claro à Maria João, com o seu clarinete baixo, sempre afinadinho (muito mais afinado depois de ter bebido aquela água que eu lá tinha...se não é o zé a pensar nas coisas, que seria desta gente :lol: eheheheh). Mas sinceramente adorei o solo do clarinete baixo!!!...ficou um luxo!! :D


Os meus parabéns também aos meus colegas de naipe: as trompinhas!... :lol: Os veteranos como sempre estiveram à altura, e os caloiros portaram-se bastante bem também. Falo por mim, mas penso que todos os trompistas da BF querem o mesmo: esperamos que voltem!!! :D

E como não podia deixar de ser referido aqui, quando eu ganhar o euromilhões vou pagar uma consulta no Otorrino a todos os clarinetistas e outros músicos que se encontravam à direita das trompas... Aquelas "Mornas e Coladeras" dão cabo de vocês!!! :lol: desculpem lá qualquer coisinha :wink:


Ah e já agora. "ÁHHHH NUUUUUNOOOO!", ao que parece fazes anos hoje não é?!...muitos parabéns rapaz e continua o teu belo trabalho como trompetista por muitos mais e divertidos anos que de certeza se avizinham...grande abraço!!!

E pronto, sem mais nada a acrescentar por agora, foi um estágio e tanto, e que venham mais uns tantos e o mais depressa possível!!!...as saudades dos amigos, do calor humano, das piadas do pessoal e claro, da boa música, já apertam bastante!!!!

Abreijos a todos e até breve!!! 8)
José Carvalho
-> Trompista

Filarmónica Pampilhosense
UCBand (Universitários de Coimbra Band)

Avatar do Utilizador
Tânia Mateus
Mensagens: 7
Registado: 09 fev 2009, 15:15
Localização: Vagos

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Tânia Mateus » 01 dez 2010, 01:16

Não havia problema nenhum, mas eu tive uma baquetas daquelas(fibra de vidro) e há 8º aula de Glockenspiel deixou de existir uma...Tinha receio que acontecesse o mesmo ...Só isso..!!

Ainda bem que gostaram da minha entrada... :D
"Não consigo ignorar a música quando a sinto"..=P

Avatar do Utilizador
Teresa Sala
Mensagens: 126
Registado: 08 nov 2008, 18:22
Localização: Porto

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Teresa Sala » 01 dez 2010, 01:22

Já muita coisa foi dita,mas não podia deixar de dar a minha opinião.

Confesso que o estágio não começou da melhor forma.."Chegou ao seu destino",destino esse que era cheio de mato...e mato!(maldita senhora do gps :evil: )
Mas o que veio a seguir compensou,e de que maneira..
Foi um fim de semana fenomenal,rodeada de pessoas excelentes,com as quais me diverti imenso e fiz aquilo de que mais gosto:música!
Deixo uma palavra ao meu naipe,que se portou na perfeição!Apesar de ter ouvido vezes sem conta:"Se uma flauta incomoda muita gente,sete incomodam muito mais",o nosso trabalho demonstrou o contrário.Parabéns :)


Oh Ricardo,não é noddy..é Nonny!xD
É verdade...uma dúvida que me ficou da noite de sábado..o que é uma bola azul? :lol:
Flautista/Flautinista e Sax Tenor
Banda Musical de Souto
http://www.invictabigband.com/

Avatar do Utilizador
Dário Nascimento
Mensagens: 2824
Registado: 12 ago 2005, 08:41
Localização: Encarnação - Mafra

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Dário Nascimento » 01 dez 2010, 10:09

Teresa Sala Escreveu: Confesso que o estágio não começou da melhor forma.."Chegou ao seu destino",destino esse que era cheio de mato...e mato!(maldita senhora do gps :evil: )
Vinham 3 carros: o Fernando Marques, outro carro no meio e eu.... Via o GPS no carro do Fernando e vinha com o meu ligado, quando o meu GPS diz: chegou ao seu destino. PUF! Os 3 carros parados no mesmo sitio :lol: :lol: :lol: No meio de uma aldeia, completamente perdidos... O mais engraçado foi a reacção ter sido em simultaneo :lol:

Teresa, a grande pergunta é: qual a diferença entre uma bezerra e uma vaca pequenina
Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
Humberto Moreira
Mensagens: 549
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Localização: Águeda/Porto
Contacto:

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Humberto Moreira » 01 dez 2010, 11:30

Teresa Sala Escreveu:Já muita coisa foi dita,mas não podia deixar de dar a minha opinião.

Confesso que o estágio não começou da melhor forma.."Chegou ao seu destino",destino esse que era cheio de mato...e mato!(maldita senhora do gps :evil: )
Destino cheio de mato ......... naaa, andaste por sítios onde não devias .... as coordenadas não mandavam ninguém para o meio do pinhal lol....

VocÊs são uns safados e pronto... lá se meteram por algum caminho ... e coiso e tal... e pronto ... é mato.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Avatar do Utilizador
Luís C. Silva
Mensagens: 18
Registado: 02 set 2009, 20:27
Localização: Celorico da Beira

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Luís C. Silva » 01 dez 2010, 13:56

António Pinheiro Escreveu:Já agora...

Pensei muito antes de escrever isto, mas se não o fizesse não ficaria bem comigo próprio:

- aqui há dias, eu e algumas pessoas ligadas à BF ouvimos alguém criticar, de forma assaz sarcástica, as nossas tubas.

Pois bem, eu tenho a dizer que as tubas da BF estiveram fantásticas no concerto, sendo um dos naipes que mais me surpreendeu, juntamente com o dos bombardinos!

Parabéns tubistas!

Muito Obrigado antónio, sim nós fomos fortemente criticados..
da minha parte a única musica que nao me correu bem foi quando entrámos todos por espaço a dentro , ficando quase todos inconscientes :D
Mas de facto , falo por mim e pelo resto do naipe, nos esforçámo nos ao maximo, e era isso que devia ser tido em conta, e nao se alguma coisa correu menos bem..
mas sao essas criticas que me fazem voltar quantas vezes forem precisas.!
:D
Orgulhosamente filarmonico ;)
Luis Carlos Saraiva da Silva
Tubista
Trio Foxtrot
Banda Filarmonica Os Bazófias
:D

Avatar do Utilizador
Joana Lopes
Mensagens: 131
Registado: 21 abr 2009, 21:08
Localização: Torres Novas

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Joana Lopes » 01 dez 2010, 14:43

José Luis Carvalho Escreveu: E como não podia deixar de ser referido aqui, quando eu ganhar o euromilhões vou pagar uma consulta no Otorrino a todos os clarinetistas e outros músicos que se encontravam à direita das trompas... Aquelas "Mornas e Coladeras" dão cabo de vocês!!! :lol: desculpem lá qualquer coisinha :wink:
E eu que o diga... Tinha as trompas mesmo ao meu lado, os 1º trompetes atrás de mim do lado esquerdo e do outro lado ainda vinha o som dos trombones baixos :? :?
Confesso que na parte final do Mornas parei de tocar porque não conseguia parar de rir com a situação :lol:
Clarinete
Sociedade Filarmónica Lealdade e União Ribeirense
Sociedade Filarmónica União Pedroguense

Avatar do Utilizador
Joana Lopes
Mensagens: 131
Registado: 21 abr 2009, 21:08
Localização: Torres Novas

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Joana Lopes » 01 dez 2010, 14:47

José Luis Carvalho Escreveu: E como não podia deixar de ser referido aqui, quando eu ganhar o euromilhões vou pagar uma consulta no Otorrino a todos os clarinetistas e outros músicos que se encontravam à direita das trompas... Aquelas "Mornas e Coladeras" dão cabo de vocês!!! :lol: desculpem lá qualquer coisinha :wink:
Mas ficou giro :P
Clarinete
Sociedade Filarmónica Lealdade e União Ribeirense
Sociedade Filarmónica União Pedroguense

Avatar do Utilizador
Nuno Santos Silva
Mensagens: 205
Registado: 18 set 2006, 13:15
Localização: Porto
Contacto:

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Nuno Santos Silva » 01 dez 2010, 15:14

Quando podemos ter acesso ao video ou audio do fantastico concerto da BF?

Avatar do Utilizador
José Luis Carvalho
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2009, 21:56
Localização: Santa Cristina City (uma aldeola algures entre a Serra do Bussaco e a Pampilhosa)

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por José Luis Carvalho » 01 dez 2010, 15:50

Joana Lopes Escreveu:
José Luis Carvalho Escreveu: E como não podia deixar de ser referido aqui, quando eu ganhar o euromilhões vou pagar uma consulta no Otorrino a todos os clarinetistas e outros músicos que se encontravam à direita das trompas... Aquelas "Mornas e Coladeras" dão cabo de vocês!!! :lol: desculpem lá qualquer coisinha :wink:
Mas ficou giro :P

Claro que ficou giro...afinal, são trompas a tocar...é sempre giro, bonito, lindo, maravilhoso, magnifico, angelical........... :lol:
José Carvalho
-> Trompista

Filarmónica Pampilhosense
UCBand (Universitários de Coimbra Band)

Avatar do Utilizador
José Luis Carvalho
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2009, 21:56
Localização: Santa Cristina City (uma aldeola algures entre a Serra do Bussaco e a Pampilhosa)

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por José Luis Carvalho » 01 dez 2010, 15:52

Joana Lopes Escreveu:
José Luis Carvalho Escreveu: E como não podia deixar de ser referido aqui, quando eu ganhar o euromilhões vou pagar uma consulta no Otorrino a todos os clarinetistas e outros músicos que se encontravam à direita das trompas... Aquelas "Mornas e Coladeras" dão cabo de vocês!!! :lol: desculpem lá qualquer coisinha :wink:
Mas ficou giro :P

Claro que ficou giro...afinal, são trompas a tocar...é sempre giro, bonito, lindo, maravilhoso, magnifico, angelical........... :lol:
José Carvalho
-> Trompista

Filarmónica Pampilhosense
UCBand (Universitários de Coimbra Band)

Ivan Branco
Mensagens: 86
Registado: 19 mai 2008, 09:35
Localização: Pedrógão - Torres Novas

Re: Está quase... Já foi...

Mensagem por Ivan Branco » 01 dez 2010, 18:49

E eu que o diga... Tinha as trompas mesmo ao meu lado, os 1º trompetes atrás de mim do lado esquerdo e do outro lado ainda vinha o som dos trombones baixos :? :?
Confesso que na parte final do Mornas parei de tocar porque não conseguia parar de rir com a situação :lol:[/quote]

Os TROMBONES BAIXOS...ahahah :lol: :lol:
BassT-bone =D

Bloqueado