Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto
Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro
-
Miguel Pedruco
- Registado: 23 mai 2005, 10:22
Mensagem
por Miguel Pedruco » 15 nov 2005, 20:08
Boas!!
Eu sei que o sábado passado foi um dia em cheio, mas gostaria de saber qual foi para voces o momento do dia.
Aquele momento que vos marcou porque foi divertido, emotivo, etc...
Para mim o momento do dia foi quando todos tocamos os PARABENS A VOCE ao FÒRUM do site

ISEP || CMP
-
Angela Gonçalves
- Moderador
- Registado: 30 jan 2005, 16:56
-
Contacto:
Mensagem
por Angela Gonçalves » 15 nov 2005, 20:14
É complicado de dizer, pois como dizes foi um dia em cheio. Para mim todos os momentos foram excelentes e deixam saudade... Não conisgo mesmo isolar o momento mais importante.
sax_contra

-
José Abreu
- Registado: 01 fev 2005, 23:38
Mensagem
por José Abreu » 15 nov 2005, 20:16
A Fogaç......... cof cof cof
Penso que o concerto encerrou em si , "quase" todo o objectivo do encontro.
-
Rui Pereira
- Registado: 30 jan 2005, 17:20
-
Contacto:
Mensagem
por Rui Pereira » 15 nov 2005, 20:58
Olá pessoal!!!
Não deve ter sido o momento do dia, mas a parte que me surpreendeu muito, foi no ensaio, quando o Maestro Afonso Alves, na "Fantasia Ligeira", após a banda ter tocado aquela parte mais expresiva da obra, dirigiu sem a banda tocar! Acho que foi espectacular! Nessa altura consegui sentir a música perfeitamente... foi arrepiante!
Foi um momento insequecível, pelo menos para mim...
Também gostei muito do pessoal cantar, apesar de não saber a letra...
Fiquem bem!
-
Miguel Pedruco
- Registado: 23 mai 2005, 10:22
Mensagem
por Miguel Pedruco » 15 nov 2005, 21:33
Pois eras tu e era eu também que não sabia a letra LOL
ISEP || CMP
-
Andreia Lemos
- Registado: 30 jan 2005, 17:08
-
Contacto:
Mensagem
por Andreia Lemos » 15 nov 2005, 22:08
Eu também gostei da parte de dirigir sem tocarmos, foi novo para mim!
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

-
José Abreu
- Registado: 01 fev 2005, 23:38
Mensagem
por José Abreu » 15 nov 2005, 23:06
mais a mais, quando no concerto se lembrou exactamente nessa parte de deixar o pessoa a tocar sem dirigir, curioso no minimo.
-
Angela Gonçalves
- Moderador
- Registado: 30 jan 2005, 16:56
-
Contacto:
Mensagem
por Angela Gonçalves » 15 nov 2005, 23:11
É verdade José, no concerto essa parte não foi dirigida....
Lembrei-me de um grande momento:
O prazer de estrearmos duas obras de grandes compositores portugueses. Fomos mesmo sortudos....
sax_contra

-
Adolfo Castro
- Registado: 30 jan 2005, 17:05
Mensagem
por Adolfo Castro » 15 nov 2005, 23:33
É curioso! Também fiquei surpreso, e até já comentei esse assunto com outros colegas.
Acho que foi uma forma muito bem conseguida (e rápida) de criar empatia e aumentar a concentração do grupo.
Gostei também da forma (deliberadamente?) menos clara com que, por vezes, eram dadas indicações sobre quais os trechos a repetir. Mais uma vez, tratou-se de um 'apelo' ao nosso esforço de concentração.
Tinhamos pouco tempo para trabalhar... não se sabia qual era o nível do grupo...não nos conheciamos, musicalmente falando.
Aqui está um conjunto de pequenas 'ameaças' que se transformaram em vantagens.
Adolfo
-
Marlene Dias
- Registado: 30 ago 2005, 10:41
Mensagem
por Marlene Dias » 16 nov 2005, 09:10
De facto o momento que me marcou mais foi quando o maestro Afonso Alves expressou o que pretendia sem a Banda tocar...
Aquele silêncio foi arrepiante!!!
Já toquei com alguns maestros e nunca nenhum expressou o que pretendia daquela forma!!! Parabéns Maestro.
Para além deste momento todos os momentos em palco a tocar o repertório me marcaram porque para além de estar a tocar e estar a ouvir estava a pensar como foi possivel chegar aquele resultado!
Realmente só mesmo com grandes músicos, um grande maestro e com grandes pessoas que têm um carinho especial pelo meio filarmónico e pela música, e refiro-me tanto a acompanhantes, como adminsitradores do site, como compositores e patrocinadores.
O meu muito obrigada a todos (mais uma vez)!
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense

-
Renato de Almeida
- Registado: 06 jul 2005, 18:33
Mensagem
por Renato de Almeida » 16 nov 2005, 11:35
Boas!
Sim sim, dirigir sem ninguém estar a tocar é mesmo de marcar alguém... demonstra bem o que se pretende pois todo o sentimento que ele implicou aos movimentos... é impossível ficar indiferente!
Mesmo assim não sou capaz de seleccionar um único momento. Cada um à sua maneira marca e é especial
Abraços
Piccolo
-
Renata Oliveira
- Registado: 16 out 2005, 14:17
Mensagem
por Renata Oliveira » 16 nov 2005, 14:47
oi. eu tmb nao consigo escolher um momento melhor daquele dia maravilhoso.
mas n posso deixar de dizer que ler os vossos comentarios sobre o maestro Afonso Alves me deixa cheia de orgulho! É k eu tenho a sorte de o ter como meu maestro na Banda Visconde de Salreu. Ele tmb fez isso de dirigir sem a banda tocar num dos primeiros ensaios e sortiu o mesmo efeito sobre nós!
E não dirigir aquela parte da "Fantasia Ligeira" deixou transmitir, na minha opiniao, a enorme sensibilidade dele para a musica e para o sentimento da mesma

é meu maestro à apenas 3 semanas e j nos fez evoluir
cumprimentos musicais

-
Renato de Almeida
- Registado: 06 jul 2005, 18:33
Mensagem
por Renato de Almeida » 16 nov 2005, 15:30
Boas!
Pois é Renata, sangue novo na Banda dá sempre resultado!
Tenho um novo maestro há um mês e também já sentimos o efeito positivo que a sua vinda causou. Já cheguei mesmo a comentar com ele que nunca tinha ouvido os trompetes a tocar como num certro ensaio!
Há que continuar!
Abraços
Piccolo
-
Marlene Dias
- Registado: 30 ago 2005, 10:41
Mensagem
por Marlene Dias » 16 nov 2005, 15:40
Sangue novo é de facto uma mais valia para a Banda. Tanto a nivel de maestro como a nivel de músicos.
Considero que no máximo um maestro deveria estar numa Banda 4/5 anos e não mais que isso.
Na Banda onde toco o maestro está lá há 7/8 anos e eu que só lá ando há 5 já estou a ficar um pouco saturada. Não quero desprestigiar o seu trabalho mas de facto a Banda precisa de "sangue novo", 5 anos a tocar o mesmo repertório, a intepretar as peças sempre da mesma forma acaba por se tornar desmotivante e a aprendizagem estagna. Dá a sensação de que já não temos mais nada para aprender com aquela pessoa.
No caso da Banda de Salréu acredito muito sinceramente que vai evoluir bastante e num curto espaço de tempo.
Quanto à Banda do Renato não sei se poderei dizer o mesmo porque não conheço o maestro, mas concerteza, e pelo que ele já me contou, também vai evoluir de forma positiva.
Desde já as maiores felicidades para os músicos e para os maestros. Trabalhem em conjunto para o mesmo fim!
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense