Olá Gajada!
Como sempre: Orgulhosamente FILARMÓNICOS
Como é costume, aguardei que as minhas emoções acalmassem para postar aquilo que sinto.
As minhas primeiras palavras vão para a minha malta, Maria João, Vítor Dias, Afonso Alves, António Pinheiro, Salomão Abreu, e Albino Magalhães (que não esteve presente fisicamente mas, com certeza, esteve em casa a “torcer” para que este estágio fosse mais um sucesso).
E porquê? Porque conseguimos tudo o que nos propusemos. Pode não ter sido perceptível para a maioria de vocês mas, desta vez, arriscamos em muitos aspectos, mas valeu a pena.
Um agradecimento muito especial ao José Miguel e a toda a malta de ARGANIL, que com toda a sua humildade e hospitalidade, proporcionaram-nos um “serviço” de luxo, desde o 1º ao último minuto.
Queria, mais uma vez, pedir desculpas pelas minhas atitudes menos próprias, principalmente por ter chateado a Mariana e todo o resto da caloirada! Mas eles são chavalada rija! Quando olho para eles sei que ali dentro estão a crescer grandes filarmónicos!
Seria também importante que todos os que estiveram no estágio reflectissem sobre as suas atitudes menos próprias, porque as há sempre.
O leque de idades da BF, como de qualquer filarmónica, é muito alargado e alguns dos elementos mais velhos, por vezes, esquecem-se que têm filhos da idade dos colegas do lado. E, por vezes, certas palavras, ou a forma como são proferidas, podem levar a que um músico, ou música, nunca mais volte… E isso é triste…
“Não faças aos filhos dos outros, o que não gostavas que fizessem aos teus”.
"Pode parecer a muita gente

que eu não estou ali

mas estou sempre muito atento a tudo o que se passa

"
Mas, falando de coisas bem melhores!
Como é possível, em meia-duzia de horas, montar um concerto que faria corar de inveja muitas bandas que ensaiam e tocam todas as semanas?!?
Só com um grande coração!
Exemplo disso é o nosso colega Marcelo! Faço questão de deixar uma palavra especial para ele (para quem não sabe, o gajo que caiu do palco abaixo num ensaio!!) o nosso clarinetista. Fiquei muito contente por não teres desistido e, poucas horas depois do acidente, já estavas de instrumento na mão. É por momentos assim que a BF vale a pena! És grande!
Desta vez também tivemos mais um compositor caloiro: Dinis Rego. Em nome da percussão, peço desculpa pela "nova roupagem" que demos à obra mas, sabes... eu também não sou músico, por isso... Agora, a sério: parabéns pela obra, está muito bem conseguida e espero ouvi-la, brevemente, por esses arraiais fora, interpretada pelas nossas bandas!
Quanto ao meu naipe, apesar de ter muita pena do “velho” Ruca não ter estado presente, fiquei muito contente por, um ano depois, voltar a tocar ao lado do Pinheiro, fiquei contente por ter o Marcus cada vez mais integrado, mais à vontade e mais maluco da cabeça; o Harry Potter continua o mesmo puto frenético; e dou as boas-vindas ao Duarte, que muito rapidamente, se integrou no “condomínio da percussão da BF”, fico à espera de o ver mais vezes.
E agora, vou repetir-me:
Encontrar adjectivos para os momentos vividos com a BF-FP é difícil... muito difícil! Apenas posso dizer que como musico filarmónico, a BF-FP proporciona-me, desde há 8 anos, os momentos mais felizes da minha vida.
P.S.1 – Parabéns à mini banda de rua Excelentes músicos excelentes vozes! Com uma postura humilde, mas transmitindo uma alegria contagiante, a quem os via e ouvia.. Não precisaram dizer que são bons, para mostrarem o seu valor!
P.S.2 – Para quem, por vezes, questiona algumas decisões á postura da "direcção" da BF, relembro: aquilo que para a maior parte de vocês são 2-3 dias de festa, para nós, são semanas de preocupações e de "luta" para que no fim não falhe nada.
Agradeço que me façam um like!
Júlio Ferreira