BANDAFÓRUM - que futuro

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Humberto Moreira
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Contacto:

BANDAFÓRUM - que futuro

Mensagem por Humberto Moreira » 31 mai 2006, 15:35

Tenho lido muito ultimamente acerca deste tema...escrevo abaixo algumas coisas que penso mas deixo muitas outras guardadas para ir explanando...

Muito se fala da bandafórum, que tem um principio, que tem dois, que tem um objectivo, que tem muitos...mas há que não pode passar ao lado de nenhum de nós, o objectivo musical.
Tenho uma maneira muito peculiar de viver as coisas em que me envolvo, não sou eufórico nem tenho ataques de surrealismo, tento viver as coisas na maior das realidades, talvez um defeito meu, mas vejo-o apenas com oa minha maneira de viver.
Quando se olha para o panorama musical em Portugal, falo do panorama profissional, projectos audazes, carreira musical dos nossos profissionais....não se pode ficar muito contente nem sequer sonhar com um futuro azul ... mas sim negro, é a realidade das coisas. No meio de muitos falhanços, muitos conseguem vingar, os persistentes, os mais empreendedores, os apostadores e os audazes, mas no meio destes sortudos há uma caracteristica quase comum a todos, são bons naquilo que fazem, ou tocam bem, ou compõem bem ou simplesmente são bons instrumentistas de grupo. Ser boa pessoa não chega, aliás, por aquil o que vejo, nem sequer é condição indispensavel para ser alguém, infelizmente.
Onde se enquadra a bandafórum no mei odisto tudo ? É um projecto que está no início, o impacto inicial está a passar, já nos conhecemos, já não há muito a explorar do tema "banda da net" é algo que esta a ficar gasto, a surpresa de sermos um grupo de musicos que só com um ensaio toca umas coisas já não conta e as pessoas esperam mais de nós, não querem saber se somos amadores, profissionais, feios ou lindos, querem é ouvir-nos. A primeira aparição "Publica" digna desse registo será em Zamora. O tempo p experiencias já passou, e é hora de decidirmos se isto dá alguma coisa ou se acaba, vejo as coisas deste modo, podem achar-me radical mas é mesmo assim. Quem nos patrocina, deve ter coisas bem mais interessantes para gastar o dinheiro do que num grupo de malta que apenas se reune para beber uns copos e pra rizada...esse não pode ser apenas o nosso desafio...temos de querer mais, subir, escalar os degraus que nos faltam e mostrar aos nossos colegas que não acreditaram no projecto, que está algo ambicioso a nascer. Até podemos ser apenas os criadores de um projecto que um dia não contará connosco, nunca se sabe o que irá surgir, pois com o crescer das responsabilidades, certas coisas não se compadecem com um maior profissionalismo(Actitude), é o que penso ser o caminho a seguir.
Não sugiro que nos desviemos do objectivo social e de cariz associativo da nossa banda, mas sim que acrescentemos outro ainda maior, o da responsabilidade e do brio musical, pois assi mteremos mais chances de num país de "M****DA" , conseguirmos ser alguém e mostrar a aqueles engravatados, que não nos reconhecem ou que apenas nos viram uma ou duas vezes e nunca mais quizeram saber de nós que estavam enganados...esta é a minha utopia, que como mais um elemento da bandaforum espero poder ajudar a construir.

Resumo isto apenas a um pensamento pessoal, espero que os administradores percebam o fundamento do que escrevi, espero também que façam deste tópico um tópico de interesse e discussão, não um tópico de perguntas e respostas....
Última edição por Humberto Moreira em 31 mai 2006, 16:08, editado 1 vez no total.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

António Pinheiro
Moderador
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 31 mai 2006, 16:06

A minha opinião sobre o futuro da Banda Fórum está no tópico sobre o Europarque.

No entanto, depois de ler a intervenção do Humberto quero acrescentar algumas coisas.

1 - Como já disse uma vez, acredito muito no nosso país e nos portugueses. É certo que a situação não é a melhor mas, se entrarmos na espiral do pessimismo as coisas não melhoram, antes pelo contrário.

2 - Porque é que em todas as discussões sobre música, cultura, temos que envolver o Estado? Talvez o problema seja estarmos sempre à espera que alguém faça as coisas por nós. Porque é mais fácil darem-nos o peixe... Pois eu prefiro pescar! Se quero ser alguém se quero crescer é a minha força pessoal que o vai conseguir

3 - A essência da BF é puramente lúdica e isso não pode ser negado. A profissionalização que o Humberto fala deve ser a nível da atitude com que encaramos a mesma: como uma coisa séria e não um simples passatempo.

4 - O tema "banda net" pode e deve ser explorado - porque foi assim que a BF nasceu e é isso que, em parte a diferencia de muita salgalhada musical que anda por aí.

5 - Tenho a certeza que vamos "subir, escalar os degraus que nos faltam e mostrar aos nossos colegas que não acreditaram no projecto, que está algo ambicioso a nascer." E porquê? Porque há algo de comum que nos une e, é visível em cada encontro da BF, a união entre todos quando começamos a tocar, esquecendo eventuais divergências de caris pessoal, coisa que não acontece noutros sítios

6 - No dia em que nos desviarmos "objectivo social e de cariz associativo da nossa banda" e do "beber uns copos e pra rizada" a BF tal como a sonhamos irá desaparecer. Mas tenho a certeza que isso não irá acontecer.

Zamora e o Europarque vão ser um marco histórico.

Eu acredito!

Porque acredito no Vitor e no Salomão; acredito no Maestro Afonso Alves; e, acima de tudo, acredito em cada um dos músicos da Banda Fórum - aqueles que fizeram parte, aqueles que fazem parte e aqueles que farão parte!!!
Imagem
Imagem

Dário Nascimento
Registado: 12 ago 2005, 08:41

Mensagem por Dário Nascimento » 31 mai 2006, 16:10

Não sei se há muito mais a acrescentar entre a minha opinião e a do Humberto. Tudo se irá resumir nos concertos de Zamora e do Europarque. Temos duas saidas:
- Pela porta da frente: Os concertos fazem sucesso e as pessoas gostaram muito e apoiam o projecto para seguir em diante, e temos mais concertos.
- Pela porta de trás: Os concertos correm muito mal, as pessoas ficam desiludidas com a nossa prestação, e a banda afunda-se...

Qual das portas a sair está nas mãos de cada musico. Não sei se dá tempo, mas defendia a realização de um ensaio em data anterior a dia 3 de Agosto, para aperfeissoarmos.
Entre muitos objectivos que este TÓPICO (agora não me estou a referir directamente á banda forum) é que os membros que ainda pensam que isto será um mero passatempo, que se enganem, e que comecem a pensar em dar o seu melhor (como já o disse, posso não ser grande musico, mas dou o melhor que consigo).

Como o António referiu, não vamos atirar as culpas aos outros, vamos sim marcar a diferença. E vamos mostrar ao pessoal que escreve "Banda Forum, deixem-me rir" que o nosso projecto vai para a frente e vai aumentar.

António Pinheiro, na assinatura Escreveu: Dá-me tudo!
É isso mesmo! Se dermos "tudo" a banda procegue e o espirito de convivencia vai aumentar, e o numero de concertos tambem. Se pensarmos que em espanha o convivio vai ser maior, porque que não damos mais ainda para que haja mais saidas como as de Zamora?

Faço um pedido: Administradores e Patrocinadores, esclareçam este assunto.

Não se esqueçam de uma coisa, este forum tem 400 utilizadores, e entre os quais encontram-se os impulsionadores dos nossos maiores concertos (até á data) e que tem acesso a estas conversas... É complicado...
Imagem

Imagem

Nuno Santos
Registado: 15 nov 2005, 09:20

Mensagem por Nuno Santos » 31 mai 2006, 16:43

Dário Nascimento Escreveu::
- Pela porta da frente: Os concertos fazem sucesso e as pessoas gostaram muito e apoiam o projecto para seguir em diante, e temos mais concertos.
- Pela porta de trás: Os concertos correm muito mal, as pessoas ficam desiludidas com a nossa prestação, e a banda afunda-se...

...
Não concordo minimamente com estas afirmações.Gosto de tocar na BANDA FORUM mas desculpem-me...gosto ainda mais de conviver com os seus membros.Embora faça o melhor que posso e sei,como certamente todos os outros,nunca porei em causa a continuação da BANDA FORUM se o nivel atingido não corresponder ás expectativas do público que nos ouvir até porque certamente esse não será o lema de quem a constitui.
Por isto tudo pessoal, não stressem e pensem na BANDA FORUM tal como ela é,uma oportunidade de conhecermos pessoas novas aproveitando sempre para evoluirmos mais em termos musicais com o nosso excelente maestro.
Tudo o que for além disto penso estar a descaracterizar o espirito da BANDA FORUM. Desculpem mas é a minha opinião.

António Pinheiro
Moderador
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 31 mai 2006, 16:51

Só quero dizer que estou a achar óptimo a discussão sobre este tema.

Porquê?

Porque de tempos a tempos convém pôr tudo em causa!

Reflectir, pensar...

Estou convicto de que o cenário negro levantado pelo Dário nem de longe nem de perto se irá afigurar.

Contudo, é bom pensar sobre isto... dá-nos mais força!
Imagem
Imagem

Dário Nascimento

Mensagem por Dário Nascimento » 31 mai 2006, 17:01

António Pinheiro Escreveu:Só quero dizer que estou a achar óptimo a discussão sobre este tema.

Porquê?

Porque de tempos a tempos convém pôr tudo em causa!

Reflectir, pensar...

Estou convicto de que o cenário negro levantado pelo Dário nem de longe nem de perto se irá afigurar.

Contudo, é bom pensar sobre isto... dá-nos mais força!
Ora vez como percebes-te o objectivo? Eu, á semelhança do humberto, penso em tudo o que pode acontecer quando dou um passo. Por vezes á coisas que nos esquecemos, e podemos cair por coisas simples...

Mas ainda ontem estive a ouvir as mornas e coladeras tocadas por outra banda, depois fui ouvir a gravação de Montelavar (que ainda se encontra algumas falhas), e não tem nada a aver... A nossa é bem melhor, a outra banda tinha mais 1 minuto de musica (tocavam lento), e a nossa estava mais bem animada.
Imagem

Imagem

Humberto Moreira
Registado: 11 fev 2005, 00:43
Contacto:

...

Mensagem por Humberto Moreira » 31 mai 2006, 17:04

Foi o meu verdadeiro objectivo, alertar apenas para o facto de que é possivel juntar tudo, boa musica, bom convívo, bons colegas, as tardadas de emoção, são sempre pequenas, e é o medo de perder tudo isto que me leva a expor esta situação, pois digo-vos, se tivesse a certeza que o projecto poderia continuar assim, não pensava muito, mas tenho a certeza que é insustentável desta forma.
Concordo com o Nuno...a música não é o mais importante e ele por acaso é um bom exemplo a todos os niveis, um excelente músico e um bom companheiro que tocou ao meu lado tinha eu uns 10 anos, não esqueço essas coisas e quero recordar daqui ha 10 anos estas conversas...mas ainda tocar na bandaforum e para que tal aconteça temos de ser audazes.

A Questão nada tem a ver com o Europarque ou Zamora, nem com a a questão do tocar bem ou mal que refere o Dário, nada disso, isso são apenas enfeites quanto a mim, é algo mais profundo, um renovar de mentalidades e um incutir de responsabilidades que tem de ser gradual e que alguns já sentem por dentro, falo de mim e todos os que conscientemente sabem disso .

É a minha maneira de pensar, espero que não me julguem mal , pois não sou muito de expressar as minhas emoções publicamente, outros assim são, vivo por dentro e so partilho isso com os meus próximos, mas a bandafórum fascina-me é tudo o que poder fazer para a melhorar farei...nem que não seja do meu agrado.
Cumprimentos (Banda Castanheirense)
www.bandacastanheirense.com NOVO SITE

Imagem

Dário Nascimento

Re: ...

Mensagem por Dário Nascimento » 31 mai 2006, 17:14

[quote="Humberto Moreira"]Foi o meu verdadeiro objectivo, alertar apenas para o facto de que é possivel juntar tudo, boa musica, bom convívo, bons colegas, as tardadas de emoção, são sempre pequenas, e é o medo de perder tudo isto que me leva a expor esta situação, pois digo-vos, se tivesse a certeza que o projecto poderia continuar assim, não pensava muito, mas tenho a certeza que é insustentável desta forma. [quote]

Foi exactamente a mesma razão que me levou a postar, porque se eu gosto muito dos convivos que realizamos, e já disse que vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que não acabem...
Imagem

Imagem

Lidia Antunes
Registado: 10 out 2005, 20:20

...

Mensagem por Lidia Antunes » 31 mai 2006, 17:52

Concordo plenamente com o Humberto.

Não andamos aqui a encher pneus, temos que mostrar "obras" caso contrário não vale a pena.

O facto de termos objectivos e de crescer a nivel musical so nos une ainda mais... o espirito de "cães de loiça" e a galhofa, não impede de sermos melhores, pelo contrário, só favorece os encontros entre os musicos e entre todos!!

O que tem de haver e, esta é a minha mensagem tanto para mim como para todos, é mais trabalho e esforço para fazer mais ensaios, pois não fiquei satisfeita com o ultimo (musicalmente senti faltar mais qq coisa), n só por mim mas a nivel geral.

Na minha opinião existiriam mais ensaios antes de Zamora... treta há muita mas é necessário trabalho!!

Desculpem-me mas penso que é por aqui que se deve começar e batalhar...
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

Dário Nascimento

Mensagem por Dário Nascimento » 31 mai 2006, 17:54

Lidia Antunes Escreveu: Não andamos aqui a encher pneus, temos que mostrar "obras" caso contrário não vale a pena.

O facto de termos objectivos e de crescer a nivel musical so nos une ainda mais... o espirito de "cães de loiça" e a galhofa, não impede de sermos melhores, pelo contrário, só favorece os encontros entre os musicos e entre todos!!
Se nós convivermos, isso ainda ajuda mais a irmos aos concertos e ensaios.
Lidia Antunes Escreveu: O que tem de haver e, esta é a minha mensagem tanto para mim como para todos, é mais trabalho e esforço para fazer mais ensaios, pois não fiquei satisfeita com o ultimo (musicalmente senti falar mais qq coisa), n só por mim mas a nivel geral.

Na minha opinião existiriam mais ensaios antes de Zamora... treta há muita mas é necessário trabalho!!
/quote]
Faltou um bombardino a tocar como deve ser :lol: :lol: :lol: Quando vai ser o ensaio antes de Espanha? É que nem seija debaixo de uma pedra, mas deveriamos fazer um antes... Dá para melhorarmos a qualidade e para convivermos... :lol:
Imagem

Imagem

Miguel Pedruco
Registado: 23 mai 2005, 10:22

Mensagem por Miguel Pedruco » 31 mai 2006, 17:56

Lidia Antunes Escreveu:Não andamos aqui a encher pneus, temos que mostrar "obras" caso contrário não vale a pena.
Eu concordo com esta parte..
ISEP || CMP

Renato de Almeida
Registado: 06 jul 2005, 18:33

Mensagem por Renato de Almeida » 31 mai 2006, 20:47

Boas!

Além do ensaio que teremos antes da ida para Zamora, também sou da opinião que no mínimo dos mínimos mais um ensaio deveria haver, sem dúvida!

Tenho noção de que há trabalho por fazer e que neste ensaio nos esforçámos para que as coisas corressem bem, mas acho que podíamos ter feito melhor, e por mim falo.

Abraços

Piccolo

Andreia Lemos
Registado: 30 jan 2005, 17:08
Contacto:

BF - a responsabilidade

Mensagem por Andreia Lemos » 31 mai 2006, 23:17

Acho que devemos manter o espírito da Banda Fórum, que foi o que nos levou a juntarmo-nos. Mas não nos devemos esquecer das responsabilidades.

Temos um concerto em Zamora e outro no Europarque e se nos comprometemos, vamos cumprir e fazer o nosso melhor.

Acho que o facto de gostarmos de nos encontrar para conversar e brincar não deve inviabilizar a outra parte musical. Há espaço para tudo, logo que tudo bem organizado e cada um com a sua parte estudada, como é óbvio.
Andreia do Flautim
Filarmónica de Mões

Imagem
Imagem

Angela Gonçalves
Moderador
Registado: 30 jan 2005, 16:56
Contacto:

Mensagem por Angela Gonçalves » 31 mai 2006, 23:22

Nem mais... Podemos ter tempo para tudo....

Aprendermos, tocarmos, brincarmos....

É este conjunto de ingredientes que faz de nós diferentes... e de certo modo tão especiais....

Vamos dar o nosso melhor tanto em Zamora com no Europarque e muito mais vamos conseguir, temos é que nos manter unidos e acreditar em nós mesmo.... e NUNCA DESISTIR....
sax_contra
Imagem
Imagem

Lidia Antunes
Registado: 10 out 2005, 20:20

..

Mensagem por Lidia Antunes » 31 mai 2006, 23:40

Angela Gonçalves Escreveu:Nem mais... Podemos ter tempo para tudo....

Aprendermos, tocarmos, brincarmos....

É este conjunto de ingredientes que faz de nós diferentes... e de certo modo tão especiais....

Vamos dar o nosso melhor tanto em Zamora com no Europarque e muito mais vamos conseguir, temos é que nos manter unidos e acreditar em nós mesmo.... e NUNCA DESISTIR....
Exactamente Angela, é esse o lema o qual eu assino por baixo :lol:

BANDA FORUM - EU VOU
mi_trumpeta / Banda Castanheirense - Águeda

Imagem

Responder