Concerto Casa da Música - Reacções

Encontro entre utilizadores do fórum e criação de uma banda para concerto

Moderadores: Albino Magalhães, Andreia Lemos, António Pinheiro

Carlos Cunha
Registado: 28 jun 2005, 12:29

Re: Concerto Casa da Música - Reacções

Mensagem por Carlos Cunha » 02 dez 2009, 01:03

Olá a todos.

Algumas frases célebres sobre música:

"Sem a música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche)

"Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música." (Aldous Huxley)

"Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior." (Louis Armstrong)

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven)

"A música é o remédio da alma triste." (Walter Haddon)

"Se poderia existir música sem a Banda Forum?!...Podia....Mas não era a mesma coisa!...." (Carlos Cunha)

O concerto a meu ver não excedeu as expectativas, porque já estava à espera deste resultado. Por qualquer lado por onde passe a BF, deixa toda a gente perplexa com a sua alegria contagiante e com o espírito filarmónico que transmite.
Uma palavra de apreço a todos os que estiveram presentess neste concerto como músicos, mas também a toda a organização, porque tudo correu às mil maravilhas.
No final do concerto já se sentiam as saudades e a tristeza de termos de partir cada um para a sua terra de origem.

Fico à espera do próximo concerto.

Saudações Filarmónicas para todos.
Carlos Cunha
Banda de Música de Anadia
Banda de Música de Ponte de Lima

Fernando Moreira
Registado: 04 ago 2009, 09:58

Mensagem por Fernando Moreira » 02 dez 2009, 01:19

Olá, muito boa noite a todo o Fórum!
Deixei passar dois dias para poder deixar aqui uma mensagem menos carregada de emoção mas simultaneamente que podesse também constactar aquilo que senti durante os três dias em que acompanhei o estágio e o espactáculo que a BANDA FÓRUM nos apresentou na magnífica Sala Sugi da CASA DA MÚSICA na "INVICTA". Já não era sem tempo que a cidade do PORTO tivesse oportunidade de assistir a um magnifico espectáculo em que a filarmonia se conjugou com o canto e com a dança, ofereçendo a todos que "esgotaram" a sala um espectáculo verdadeiramente sensacional, dirigido pelo Maestro AFONSO ALVES!
Também foi na dupla vertente que acompanhei tudo isto, não só na qualidade de espectador, atendendo que a M/ filha também actuou como executante, mas fundamentalmente como o representante do Programa radiofónico "RAÍZES" que é transmitido em 91,0 na R.C. de MATOSINHOS ou em http://www.rcmatosinhos.com, duas vezes por semana às 6ªs. Feiras das 22 Horas às 24 Horas e ao Domingo das 18,30 Horas às 21 Horas e como já tive a oportunidade de informar o Fórum que este programa é o único na RÁDIO PORTUGUESA que ainda tem a coragem de apostar na música tradicional Portuguesa com uma página de cerca de 20 minutos dedicada à filarmonia, em cada abertura.
Valeu a pena que durante um mês e nos os programas emitidos o Concerto da Banda Fórum fosse amplamente e detalhadamente divulgado. Foi merecido, já que o trabalho efectuado pela equipa organizadora do site e os seus mais directos colaboradores estiveram à altura e sempre presentes para desbloquear eventuais dúvidas ou emendar pequenos detalhes para que nada podesse faltar. Por isso nunca é demais dar os parabéns ao Vitor Dias, ao Albino Magalhães, ao Salomão Abreu e a todos os seus colaboradores sem esquecer um em partucular que desde a primeira hora tem sempre colaborado imenso com a BANDA FÓRUM. Estou-me a referir como é obvio ao Sr. MÁRIO CARDOSO.
Valeu a pena este enorme esforço e que irá ser devidamente divulgado e sublinhado nos programas que se irão seguir a partir já do próximo dia 4/12, 6/12.....Mas caros amigos, apostar na filarmonia a troco de uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma não será para todos e se muitas vezes aqui no fórum lemos relatos em que as Nossa Bandas Filarmónicas são muito mal tratadas em várias vertentes por esse país fora, basta a atitude da gerência da Casa da Música em não inclir no seu programa esta iniciativa para constatamos a realidade. Mas, também chegou a hora em que a FILARMONIA deverá colaborar com aqueles que têm sempre a "Porta Aberta" para que a sua causa e o seu trabalho possa ser divulgado para a mensagem chegar a todos aqueles que gostam sem dúvida da FILARMONIA!
Neste contexto teremos também que agradecer a um grande senhor da rádio nacional - JOSÉ ALVES PEREIRA que na qualidade de Produtor, Realizador e Apresentador, juntamente com ajuda dos colaboradores(na filarmonia está a M/ cargo)teima em levar por diante um programa que se está a aproximar da edição 1.000. Por enquanto vamos para a edição 905.
Aproveitamos este espaço também para deixar um apelo a todo o mundo filarmónico no sentido de nos facultarem C.D.- originais ou cópias em bom estado para que possamos divulgar os seus trabalhos e promover publicamente as Bandas Filarmónicas não só em território nacional mas também para todo o mundo, já que o programa é transmitido via internet e é escutado em muitos Países em que a colónia dos Nossos Compatriotas é deveras elevada. Estou certo da Vossa colaboração e já agora deixaria o endereço para que nos possam enviar os trabalhos discográficos:
Para: JOSÉ ALVES PEREIRA
Estúdio de Gravação do Programa "RAÍZES"
Rua 1º de Maio, nº 859 r/c Esq.
4445-242 ALFENA
Para finalizar, aproveito para em nome do Realizador ALVES PEREIRA, agradeçer a forma acolhedora como foi recebido na visita que fez ao estágio da BANDA FÓRUM na passada 6ª.Feira 27/11, deixando nas pessoas do VITOR DIAS e do ALBINO MAGALHÃES com quem contactou, um grande abraço, muitos parabéns pelo sucesso e dizer-lhes que a PORTA ESTÁ SEMPRE ABERTA PARA AQUILO QUE NECESSITAREM. CONTEM COM O "RAÍZES"!!!
Um abraço para todos os colegas do Fórum!
FERNANDO MOREIRA

Ruben Vides
Registado: 14 jul 2009, 21:20

Mensagem por Ruben Vides » 02 dez 2009, 04:08

Sou caloiro, e talvez o musico mais novo que estava naquela grandiosa sala, ádorei a experiência, e quero voltar a repeti-la! Parabéns há banda fórum que me deu a oportunidade de fazer o que mais gosto e logo na Casa da Musica. (Não é para qualquer um!É só para quem pode!)Rsrsrsrsrss.
Parabéns a todos foram exelentes!

Rúben Vides

Marlene Dias
Registado: 30 ago 2005, 10:41

Mensagem por Marlene Dias » 02 dez 2009, 08:50

11 páginas de posts!!!! Que coisa "esquisita"!!!!

Mas no domingo foi a coisa mais "esquisita" da história da música!!! E passou tão rápido!!!!
Mais um... a BF-FP conseguiu encher a Casa da Música!!!
Comentários?! Quem lá esteve adorou! Quem não esteve nunca mais na vida terá oportunidade de assistir a tal espetáculo!!!

Correu tudo muito bem!!! Mas continua a saber sempre a pouco!!!! O próximo tem que ter a duração de uma semana! :D
Marlene Soares - Trompete e Fliscorne
Banda de Música de Carregosa
Filarmónica Severense
Imagem

António Pinheiro
Moderador
Registado: 31 jan 2005, 14:37
Contacto:

Mensagem por António Pinheiro » 02 dez 2009, 09:05

Marlene Dias Escreveu:Quem não esteve nunca mais na vida terá oportunidade de assistir a tal espetáculo!!!
A BF-FP é sempre capaz de surpreender...
Imagem
Imagem

José Alves
Registado: 31 jan 2005, 11:58
Contacto:

Mensagem por José Alves » 02 dez 2009, 09:29

Joana Quitério Escreveu:
José Alves Escreveu:Disponibilizo uma conta no servidor da minha empresa:

Host: ftp.jomega.net
User: bandaforum@jomega.net
Pass: 100pass1entra

Não abusem!

PS: Quando todos descarregarem e já não fizer falta volto a apagar a conta
Priminho, depois gravas-me isso tudo num cd e dás à prima, sim? (:

Claro! Bjs!
PS: Espero que já tenhas recuperado o sono...

PS2: Valeu a pena os mais de 600km na carrinha da junta de freguesia, sem rádio e em que a sofagem não desembaciava o vidro, ah e para não falar da verdadeira "arte" que tivemos que desenvolver para conseguir fechar a porta lateral correctamente de modo a não entrar frio nem chuva...

Algum dos meus passageiros quer contar as nossas peripécias de viagem e os jogos que inventamos para enganar o sono? É que senão conto eu :shock:
-------------------------------------------------------
José Alves
Sax Tenor
B.M. Parafita - Montalegre
http://www.bandaparafita.net
-------------------------------------------------------

Nuno Antão
Registado: 31 mar 2009, 14:07
Contacto:

Mensagem por Nuno Antão » 02 dez 2009, 11:17

Bruno Abrunheiro Escreveu:Foi um fim de semana exaustivamente bem passado!!!

Apesar de ter chegado ao Conservatório de Música do Porto com uma directa em cima e, com isso, andar de rastos todo o fim de semana, não deixei de me divertir imenso com todos os acontecimentos. O facto de nas duas noites do estágio ter dormido quase 9 horas (no total) também não ajudou muito. E, para maior ajuda, saí da Casa da Música preparado (ou não) para mais uma directa: mais uma noite MUITO MAL PASSADA de trabalho... :?
Ah, então foi por isso. Não te reconheci, porque sempre tive a ideia de seres dinâmico. E tu estiveste bastante em baixo. Só quando vieste ter comigo (já no domingo, acho eu) é que tirei as dúvidas. Eu também tive uma semana agreste, mas cheguei ao estágio com o sono em dia q.b.. :)
Nuno Antão - Trompete
Sociedade Filarmónica Lousanense

Gonçalo Sousa
Registado: 21 jan 2009, 21:44
Contacto:

Mensagem por Gonçalo Sousa » 02 dez 2009, 12:09

Daniel Vieira Escreveu:O maravilhoso clarinete Consolat cor-de-laranja, que me calhou, que me entregaram no domingo de manhã, que mo retiraram outra vez, que desapareceu misteriosamente na Casa da Música, que reapareceu um minuto antes do início da segunda parte do concerto, que me foi entregue solenemente, mas não tive vontade de o abrir para mostrá-lo ao público! :wink:
Acho que agora que estamos num ambiente mais privado que é o nosso forum, já poderias levantar u pouco a ponta do véu, e finalmente mostrar-nos o clarinete :twisted:

Apenas uma fotozita do material :wink:
Imagem
Gonçalo Martins de Sousa (http://www.gsousa.net)
Desempregado
Mestrado Ens.Matemática 3ºCEB/Sec.
Prof.AEC-Ens.Música/Matemática
Ex-Maestro BFCPPenacova
Tuba Sib (OSC-Coimbra,BF/FP e outras)

Vitor Dias
Site Admin
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 02 dez 2009, 12:11

Caros amigos:

Chegou a minha vez de dizer algo.

Tal como vos disse no início do estágio, o concerto seria um pormenor no meio de muitos.
O importante seria estarmos juntos a fazer o que mais gostamos.
Como disse o nosso maestro, a máquina é pesada, mas conseguimos leva-la a bom porto.
A equipa de trabalho (Afonso, Júlio, Maria João, Pinheiro, Albino, Jorge e Salomão) formada para a organização deste concerto está a ser absolutamente excepcional. Digo está por o trabalho ainda não acabou. Irá ainda prolongar-se por algumas semanas até que tudo esteja concluído.
Para além desta equipa, muitos outros trabalharam e será impossível lembrar-me de todos.

Quanto ao concerto em si, nunca me senti tão calmo a assistir ao mesmo. Não tinha dúvida nenhuma quanto ao sucesso que o mesmo seria. Tive por momentos a sensação de já ter assistido a este espectáculo.

Para mim, o mais importante não foi o concerto, o estágio ou qualquer outro pormenor. Foi o de pela primeira vez na minha vida, juntar na mesma sala um número recorde de amigos, que ainda por cima nos felicitaram pelo que conseguimos fazer.

Não fossem os dias dos nascimentos dos meus filhos e o domingo passado teria sido o dia mais marcante da minha vida.

Obrigado a todos.

Cumprimentos

Gonçalo Sousa
Registado: 21 jan 2009, 21:44
Contacto:

Mensagem por Gonçalo Sousa » 02 dez 2009, 12:13

Ah... E quando sair o famigerado DVD, não se esqueçam de agradecer novamente, na altura, a todos os que permitiram a sua concretização... :P
Imagem
Gonçalo Martins de Sousa (http://www.gsousa.net)
Desempregado
Mestrado Ens.Matemática 3ºCEB/Sec.
Prof.AEC-Ens.Música/Matemática
Ex-Maestro BFCPPenacova
Tuba Sib (OSC-Coimbra,BF/FP e outras)

Vitor Dias
Site Admin
Registado: 28 ago 2003, 21:25
Contacto:

Mensagem por Vitor Dias » 02 dez 2009, 12:25

Viva

Cá estão as fotos do nosso fotógrafo de serviço (José Mimoso):

http://picasaweb.google.pt/jose.carlos. ... saDaMusica#

Cumprimentos

Luís Almeida
Registado: 29 mai 2007, 15:49

Mensagem por Luís Almeida » 02 dez 2009, 13:41

Vitor Dias Escreveu:Viva

Cumprimentos
Muito boas as fotos

Parabéns José :D
Luís Almeida - Trombone Tenor
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra
UM - Universidade do Minho

MY FACEBOOK
Imagem

Daniel Vieira
Registado: 20 dez 2008, 20:19
Contacto:

Mensagem por Daniel Vieira » 02 dez 2009, 14:01

Gonçalo Sousa Escreveu:
Daniel Vieira Escreveu:O maravilhoso clarinete Consolat cor-de-laranja, que me calhou, que me entregaram no domingo de manhã, que mo retiraram outra vez, que desapareceu misteriosamente na Casa da Música, que reapareceu um minuto antes do início da segunda parte do concerto, que me foi entregue solenemente, mas não tive vontade de o abrir para mostrá-lo ao público! :wink:
Acho que agora que estamos num ambiente mais privado que é o nosso fórum, já poderias levantar um pouco a ponta do véu, e finalmente mostrar-nos o clarinete :twisted:

Apenas uma fotozita do material :wink:
Pronto. Para amenizar as almas dos mais empolgados, eis uma imagem do famigerado clarinete! Mas se têm ainda mais curiosidade, visitem http://www.consolatdemar.com/maderas.htm :wink:
Anexos
CIMG0835 (Copy) [800x600].jpg
Clarinete cor-de-laranja
CIMG0835 (Copy) [800x600].jpg (104.05 KiB) Visto 14536 vezes
Daniel Vieira
Saxofone/Direção Artística da Filarmónica Pampilhosense (Pampilhosa-Mealhada)
http://facebook.com/dvieirasaxman

Dário Nascimento
Registado: 12 ago 2005, 08:41

Mensagem por Dário Nascimento » 02 dez 2009, 14:23

Cumprimentos
É possivel disponibilizar uma cópia dos ficheiros das fotografias? É que vê-las agora online é uma coisa mas um dia mais tarde sentar-me no sofá de casa com os meus filhos e vermos as fotos impressas ou no computador é outra completamente diferente... Sei que é sempre chato porque há o trabalho de quem as tirou mas acredite que se não é valorizado monetariamente é-lo bastante em consideração e agradecimento de todos nós porque dispensou o seu tempo a registar os nossos momentos (que deste modo são seus também) :wink:
Imagem

Imagem

Luís Almeida
Registado: 29 mai 2007, 15:49

Mensagem por Luís Almeida » 02 dez 2009, 14:33

Dário Nascimento Escreveu:

Cumprimentos
É possivel disponibilizar uma cópia dos ficheiros das fotografias? É que vê-las agora online é uma coisa mas um dia mais tarde sentar-me no sofá de casa com os meus filhos e vermos as fotos impressas ou no computador é outra completamente diferente... Sei que é sempre chato porque há o trabalho de quem as tirou mas acredite que se não é valorizado monetariamente é-lo bastante em consideração e agradecimento de todos nós porque dispensou o seu tempo a registar os nossos momentos (que deste modo são seus também) :wink:
Este portugues todo tam bem faladrado :lol: é só para perguntar se podes fazer "guardar imagem" certo?
Luís Almeida - Trombone Tenor
Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra
OLCA - Orquestra Ligeira de Cambra
UM - Universidade do Minho

MY FACEBOOK
Imagem

Responder