Associação Recreativa Musical Covilhanense (Banda da Covilhã)

A história da Banda da Covilhã perde-se no tempo, havendo registo da sua atividade em 1870, mais propriamente no dia 20 de Outubro, dia em que a Covilhã foi elevada a cidade pelo rei D. Luís I. Com altos e baixos, ora tendo atividade ou não, sabemos que no dia 1 de Dezembro de 1944 a banda saiu à rua ao som do hino da restauração e que até aos dias de hoje nunca mais parou a sua atividade. O movimento musical de então tinha tal espírito que, anualmente na passagem de cada aniversário, em seu redor, envolvia um número significativo de associados, que com ela percorriam as ruas da cidade. Não é difícil perceber que enraizada num espaço fundamentalmente fabril, acompanhada no afeto pelo movimento operário, a Banda da Covilhã viveu até 74 convulsões sociais próprias para o seu engrandecimento.

Em 5 de Maio de 1992 esta Associação foi vítima de um violento incêndio que destruiu a sua sede (Travessa do Senhor da Paciência), deixando apenas as cinzas de todo o seu instrumental e de todo o património valoroso existente nesta

Associação. Com o aparecimento do dia, um amigo desta Associação dizia: “ A Banda ardeu, mas não morreu”. Então a atual direção em conjunto com os músicos e amigos da Associação e com as entidades oficiais, nomeadamente a Turiestrela, que de imediato dispensou duas salas do seu edifício para recomeço dos trabalhos, o Governo Civil de Castelo Branco, a Câmara Municipal da Covilhã, Juntas de Freguesia, o Inatel, Secretaria de Estado da Cultura, duas Empresas Fabris, população em geral e ainda muitas associações de Portugal Continental e Ilhas, tornou possível que em 20 de Outubro de 1992 a Banda da Covilhã saísse para a rua entoando o seu novo repertório e agradecendo a toda a comunidade.

A vida atual da Banda da Covilhã é hoje um marco na grande cidade da Covilhã. A formação, principal aposta passa pela Academia de Música da Banda da Covilhã, com dezenas de alunos e um corpo docente qualificado. Ao mesmo tempo a Banda conta com 50 músicos fruto desta formação, um trabalho iniciado em 2005 por José Eduardo Cavaco, hoje presidente da direção, na altura maestro da Banda e responsável pela formação. Hoje dirige a banda o maestro Carlos Almeida.

Morada: Avenida Frei Heitor Pinto, 3
CP: 6200-113 Covilhã