De momento não existem eventos registados
Horizonte Vilacovense (Vila Nova de Paiva - Castro Daire)
Publicação da reportagem da Viagem da Banda Filarmónica de Mões à Suiça
28 Maio, 2007
Jornal de Albergaria
Publicação da reportagem da Viagem da Banda União Pinheirense aos EUA
20 Outubro, 2006
Instituto das Artes
"Bandas Filarmónicas na rede"
24 Novembro, 2005
Rádio Onda Viva - Póvoa de Varzim
Entrevista com os autores do site
09 Novembro, 2005
Direcção Regional de Cultura Centro
"bandasfilarmonicas.com é um site que, desde 2002, divulga a existência das bandas filarmónicas portuguesas bem como as suas actividades..."
08 Agosto, 2005
Rádio Voz do Caima
Entrevista com os autores do site
17 Maio, 2003
Jornal Maia Hoje
"Bandas na internet"
08 Maio, 2003
Jornal Vila Nova - Famalicão
"Conheça as Bandas Filarmónicas"
09 Janeiro, 2003
O Amarelo - Moura / Alentejo
Entrevista com o Maestro António Victorino d'Almeida
01 Novembro, 2002
Portal www.aeiou.pt
"Conheça o Portal de Bandas Filarmónicas"
22 Junho, 2002
Jornal de Notícias
"Internet tem site para filarmónicas"
03 Junho, 2002
Bandas Filarmónicas Portuguesas têm Página na Internet
O dia 01 de Junho de 2002 marcou o arranque de um projecto cuja premência e importância já justificavam há muito tempo: Um espaço na Internet para as Bandas Filarmónicas Portuguesas.
Três jovens cuja amizade, como sucede com tantos outros, floresceu no seio das bandas filarmónicas, decidiram unir esforços no sentido de promoverem um dos pilares fundamentais da nossa cultura, património de inestimável valor nem sempre devidamente reconhecido.
O homem sonha e a obra nasce! Assim surgiu o www.bandasfilarmonicas.com
Informação detalhada acerca de várias centenas de bandas filarmónicas, entrevistas (destacando-se figuras como Victorino D’Almeida, António Saiote, Jacinto Montezo, entre outros), agenda de concertos permanentemente actualizada, notícias relevantes para o universo filarmónico, entre outros, foram rubricas que marcaram o início do projecto.
Dia a dia, passo a passo, agregando um cada vez maior número de pessoas espalhadas pelo país disponíveis para ajudar, o bandasfilarmonicas.com foi crescendo, enriquecendo os seus conteúdos e tornando-se naquela que era a razão da sua existência: Um ponto de encontro da comunidade filarmónica.
Aos poucos foram surgindo novas rubricas e conteúdos, como por exemplo a rubrica “Notas Soltas” onde é dado espaço à opinião mais fundamentada dos nossos visitantes, ou ainda espaços como o “FORUM” ou o “CHAT”, verdadeiros aglutinadores da opinião plural sobre as questões ligadas à música em geral e às bandas filarmónicas em particular.
Mas o crescimento, acima das expectativas iniciais, traz custos por vezes insustentáveis. Dois anos após o seu nascimento tornava-se impraticável manter um portal com base apenas no esforço dos seus autores, dado que nunca houve qualquer tipo de apoio económico, institucional ou outro.
Foi então que surgiu a oportunidade de parceria com a Empresa “Cardoso & Conceição”, mais tarde alargada à “Russomusica”.
Esta parceria, estabelecida em Junho de 2004, não só garantiu a sobrevivência do portal bandasfilarmonicas.com como marcou uma nova fase da sua vida, e os números não deixam margem para dúvidas: Em apenas um ano quadriplicou o número de visitas, alargou-se a oferta de conteúdos e operou-se uma verdadeira revolução no domínio das bandas filarmónicas, só possível pela relação de grande proximidade entre aquela empresa e o meio filarmónico, que ultrapassa largamente a relação comercial e é expressa nas inúmeras iniciativas que a mesma promove, desde encontros de bandas a Master Classes, passando por cursos de direcção, eventos culturais diversos, Nacionais e Internacionais, entre outros.
Hoje em dia não há em Portugal (e mesmo no estrangeiro, onde também existem Bandas Portuguesas) quem, estando ligado à música filarmónica, não tenha visitado ou ouvido falar do portal www.bandasfilarmonicas.com. Nos últimos 12 meses registamos mais de 240.000 acessos!
O portal foi já mesmo citado por representante do Ministério da Cultura como fonte fidedigna de recolha de informação, o que é sintomático da sua importância.
A Administração
Mário Cardoso
Vitor Dias
Salomão Abreu
01 Junho, 2002
© 2002-2024 . Bandasfilarmonicas.com