Banda de Música da Trofa

Fundada em 1951, a Banda de musica da Trofa, na sua já longa vivência musical, tem sabido e conseguido impor-se pela carolice de alguns, e pelo seu amor, dedicação e carinho dos demais. Começou com alguns instrumentos, nessa longínqua data, de tipos diversos: cordas, metais, palhetas, couros, ferrinhos e pratos. Foi assim que arrancaram com agrupamento musical, que mais se podia equiparar a uma "charanga". Mas também foi assim que a ideia começou a ganhar corpo e angariar os primeiros fundos para a concretização do sonho. Fez a sua apresentação pública em Março de 1951, por ocasião da feira grande da Trofa. O primeiro Regente foi o professor Aguiar do Asilo do Terço, do porto. O Presidente da direcção era o senhor José Maria Machado, que tudo fez, mesmo á custa de sacrifícios próprios da época para conseguir que a banda singrasse. Em 1967, houve necessidade de se imprimir á Banda uma nova estrutura, desde a base até á cúpula, dos instrumentos até aos executantes e regência. Novas sinergias, maior dinâmica e outros meios, eram as palavras de ordem. Os protagonistas desta ideia foram os senhores Ademar correia couto, Amândio Silva, António Sá Couto Araújo e J. Serra. A primeira coisa que fizeram foi contratar um "Maestro" de reputada qualidade e de provas sobejamente dadas, e essa foi a escolha foi para o professor António Oliveira Gomes, regente da banda da guarda Nacional Republicana e professor do conservatório de Musica do Porto. Os frutos dessa escolha, depressa apareceram. Em 1971, sagrou-se vencedora em Lisboa, na final do 2º concurso Nacional de Bandas Civis, uma organização da FNAT. Em 29 de Julho de 1973, deslocou-se á paróquia de Caritel, em Espanha, para a inauguração da Igreja a Nossa Senhora da Conceição. Em 1976, festejou os seus 25 anos de existência com Bodas de Prata, num programa a que se associou a banda da Força aérea e foi cunhada uma medalha com numeração numismática, assinalando o evento. Em 1982, deslocou-se a França, mais precisamente á cidade de " Le Puy", onde arrebatou o primeiro lugar no Concurso de Bandas Internacionais, vindas de Itália, Bélgica e França, num total de 12. Em 15 de Setembro de 2001, comemorou com a maior pompa as suas Bodas de Ouro, tendo sido agraciada pela Digníssima Câmara Municipal da Trofa com medalha de ouro do Município. Associaram-se ao evento todas as autoridades Civis, Religiosas, Militares, Associações do Concelho e grande número de Trofenses e amantes da Divina arte dos sons que não deixaram de presenciar um espectáculo único com a presença e o desfile de 16 Bandas de música, que se associaram à efeméride e que terminou com uma mega jantar de confraternização e que ficou assinalado com emissão de uma medalha comemorativa. A Banda de Música da Trofa, onde quer que se apresente é uma referência marcante no seu meio musical e um cartaz vivo e sempre convidativo. Por onde passa deixa ficar como que um " Perfume" a notas musicais, e quem a convida não deixará de poder contratá-la numa outra oportunidade. No historial da banda, dois nomes ficaram de referência, o do Professor António Oliveira Gomes Jr, 25 anos na regência da Banda e o do Comendador José Costa Pereira Serra ( J. Serra ) que muito contribuiu de forma generosa no apoio financeiro à Banda. A Partir de Dezembro de 2006, foi convidado a reger a Banda de Música da Trofa o ex- comissário e Regente da P.S.P de Lisboa, o maestro Alberto de Freitas.

Morada: Rua Dr. António Cruz - 17 Apartado 60
CP: 4786 TROFA