Banda de Música de Loureiro

A Banda de Música de Loureiro foi baptizada, aquando do seu aparecimento em 1899, com o nome de Harmonia Loureirense, nome confirmado pelos 22 elementos fundadores por escritura pública de 13 de Junho de 1901. Mais tarde passou a chamar-se Banda de S. João de Loureiro, Banda Barão de S. João de Loureiro, Banda Musical de Loureiro e, finalmente, BANDA DE MÚSICA DE LOUREIRO. Teve como primeiro maestro José Maria Valente de Almeida (Pedro) de Pardilhó e como primeiro Presidente o Sr. Joaquim Pereira Rainho.

Os últimos 20 anos marcam definitivamente a história da Banda de Música de Loureiro. Durante este período teve como responsáveis artísticos os maestros Prof. António Moreira Jorge e Prof. José Pedro Figueiredo, tendo este a particularidade de ser natural de Loureiro, de ter iniciado os seus estudos musicais na Banda de Música de Loureiro e de ser um dos responsáveis pela criação e existência da escola da banda tal como  conhecemos hoje. A criação da Escola Banda de Música de Loureiro (que hoje tem cerca de uma centena de alunos), permitiu aumentar a qualidade e a quantidade dos executantes e, como consequência, o nível artístico da banda. Foi também durante este período que se abriram as portas da internacionalização, com deslocações a Espanha, Venezuela e Estados Unidos da América.

A partir de 2004 e por decisão consensual entre a Direcção, o Maestro José Pedro Figueiredo e os músicos, a Banda de Musica de Loureiro deixou de ter ao seu serviço qualquer executante contratado, decisão que se mantém até aos dias de hoje.

No seu curriculum, a Banda de Musica de Loureiro orgulha-se de ter diversos prémios obtidos em concursos regionais e nacionais de Bandas Filarmónicas e variadíssimos diplomas de participação em encontros de Bandas nacionais, ibéricos e internacionais.

O reconhecimento pelas entidades oficiais do papel de agente cultural e educativo, está patente na atribuição, por unanimidade, da medalha de ouro de Honra e Mérito pela Assembleia de Freguesia de Loureiro; na classificação de “projecto de interesse cultural” e, por isso, ao abrigo da lei do Mecenato (por parte do Ministério da Cultura) e, desde Abril de 2012, por despacho da Secretaria de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, da DECLARAÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PUBLICA.

Actualmente
A Banda de Música de Loureiro conta com cerca de 70 executantes, alguns deles músicos profissionais que iniciaram os seus estudos na Escola da Banda, mas é fundamentalmente constituída por músicos amadores, com profissões, formação e idades muito diferentes. É uma instituição que tem como objectivo o ensino, a preservação e a divulgação da música filarmónica, tem consciência do seu papel de agente cultural e também da sua responsabilidade social. Forma músicos e, ao mesmo tempo, ajuda a formar melhores homens e mulheres.

A par da sua vertente filarmónica, a Banda de Música de Loureiro sempre levou a cabo diversas iniciativas, consideradas inovadoras, e que ajudam a cativar outros públicos, tais como: concertos com a escola de dança Meia Ponta, onde a “banda sonora” de todo o espetáculo é tocada ao vivo; concertos com a participação de grupos corais e orfeões; concertos didáticos e interativos para crianças (BEMOL, A História de uma Tuba) e adultos (Dentro da Banda – concerto onde os espectadores estavam no palco, sentados ao lado dos músicos), concertos temáticos, etc. Realiza diversos intercâmbios e estágios de músicos e maestros e, na sua história, conta com a gravação de três CD’s.

É deste passado de 115 anos de existência, sem interrupções, que se alimenta e se constrói o presente da Banda de Música de Loureiro. Com a dinâmica imposta pelas últimas direcções, com o empenho dos seus executantes e com a ajuda dos Loureirenses e amigos, augura-se para a Banda de Musica de Loureiro um futuro promissor.

Morada: Rua do Barão, Apartado 17
CP: 3720-069 Loureiro – Oliveira de Azeméis