Banda de Música de Pinheiro da Bemposta

Foi no longínquo e bem-aventurado dia 13 de Novembro de 1881 que um triunvirato de músicos e amigos - José Caetano dos Santos Ribeiro, Caetano Dias Ferreira e Manuel José Alves - deu forma primeiro e vida depois, ao que viria a ser a jóia da coroa desta terra prenhe de história. Embalada por um sonho que já vinha de trás, assim nascia a "Sociedade Phylarmónica Harmonia Pinheirense"- primeira denominação oficial - alterada uma vintena de anos mais tarde (1901) para "Sociedade Harmonia Pinheirense" adoptando, posteriormente, a designação de "Sociedade Musical Harmonia Pinheirense" que conserva, ainda hoje, a popularmente conhecida BANDA DE MÚSICA DE PINHEIRO DA BEMPOSTA. Em Janeiro de 1882 (dois meses após a sua fundação) a Banda adquiriu no Porto o primeiro instrumental e, pouco tempo volvido (Março), aconteceu o baptismo formal, tocando então em público pela vez primeira e sob a batuta de um dos fundadores - Caetano Dias Ferreira - seu primeiro Regente. Após um período em que, pelos escassos testemunhos remanescentes desses primeiros tempos fica, ainda assim, a sensação de que a Banda vivia, fundamentalmente, dos valores locais, adveio uma nova fase de grande impulso e inegável projecção desta Filarmónica Pinheirense. Assim, não foi por acaso que em 1913 pôde orgulhar-se de ter sido a primeira Banda civil em Portugal a utilizar um instrumental em diapasão normal, totalmente niquelado, expressamente fabricado em Paris, oferecido por Sebastião Lopes da Cruz e inaugurado com a pompa que a circunstância exigia, nas tradicionais festas em honra de Nossa Senhora de La Salette desse ano. Em Novembro de 1981, a comemoração do centenário da Banda mereceu honras de acontecimento pouco visto na terra ao congregar num programa variado actividades diversas ao longo de três semanas, desde os desfiles e concertos de Bandas (aniversariante e convidadas) até ao descerramento de uma placa na sede, passando pela romagem ao cemitério (onde também foi descerrada uma placa), a emissão de uma medalha comemorativa e a condecoração dos músicos mais antigos. Em 1987 a aquisição de um novo e completo instrumental possibilitou, não só, a distribuição dos instrumentos existentes pelas classes mais adiantadas de aprendizagem, como representou um notável e importante incremento para a Escola de Música. E o embarque para uma digressão ao Rio de Janeiro revelou-se um acontecimento marcante na vida desta centenária colectividade, graças ao empenho da Direcção de então, presidida por Ápio Assunção e ao esforço desenvolvido, tanto pela Revista "Portugal" como pelo Jornal "A VOZ DE AZEMÉIS". Foi a Casa de Viseu que abrindo as portas, recebeu e instalou durante oito dias a comitiva da Banda. Por altura do 114° aniversário (1995), a Banda inaugurou as suas restauradas instalações, solenidade que contou com a presença oficial, não só, do recémempossado Governador Civil de Aveiro, Dr. Antero Gaspar, como do anterior titular, Dr. Gilberto Madail. No ano 2000 teve mais uma deslocação repleta de sucesso a França, mais propriamente á Vila de Sourzac, que está germinada com a vizinha Vila de S. Roque, por convite do Comité de Geminação S.Roque/Sourzac, onde encontrou uma onda de emigrantes a marcar a sua digressão. Em 2001 gravou o seu primeiro CD que substituiu a antiga cassete, gravada uma dezena de anos antes, CD esse que tem sido marcado pelo sucesso em todas as deslocações da Banda. Já em 2004 foi gravado o seu segundo CD que já encontra perspectivas de novo êxito. Em Abril de 2010 actuou brilhantemente no Europarque, uma das maiores e melhores salas de espectáculos do pais, inserido no programa “Bandas em Concerto – Filarmonia ao mais alto nível”, facto de que resultou em orgulho e mais valia por todos quanto tiveram oportunidade de participar neste magnifico evento. O saber, de competência feito, desde Caetano Dias Ferreira, um dos fundadores e primeiro regente da Banda até ao Professor Jonathan Costa, actual director artístico, passando por todos os restantes, semeou ao longo de 130 anos pelos quatro cantos do país a fama de que hoje colhe admiração e respeito. O mesmo, de resto, poderá afirmar-se dos Dirigentes e Beneméritos - filhos ilustres da terra - que, por obras valorosas, vão deixando o seu nome indelevelmente ligado à imagem de marca desta Banda (re)conhecida como um dos mais altos expoentes na difícil arte de bem executar música. O corpo de músicos é uma mescla da juventude de uns com a experiência de outros para brio da Instituição- Banda de Música - da terra que a viu nascer- Pinheiro da Bemposta - e como tributo aos que, no passado, tudo fizeram para que, no presente, a Banda se orgulhe de mostrar aos que, no futuro, a hão-de continuar!

Maestro: Jonathan Costa

Morada: Rua da Banda de Musica, nº. 13