Banda Filarmónica de Odemira

A Banda Filarmónica de Odemira, bem como a sua Escola de Música, foram fundadas em 15 de Dezembro de 1989, nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Maria.

Os primeiros passos para a realização de um sonho de há muito desejado foram dados pelo então Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, Manuel Maria dos Reis e também por José Inocêncio Silvestre e António Cansado.

Um ano se passou e em Dezembro de 1990, Odemira viu sair à rua a sua “Banda Filarmónica”, um conjunto de meninos e meninas que mostraram a arte de bem tocar música.

Devido à grande afluência de jovens interessados na música, a banda foi instalada na sede da antiga Sociedade Recreativa, existente em Odemira. Cerca de quatro anos mais tarde e devido a um certo grau de degradação destas instalações e também a necessidade de um espaço maior, o então Presidente da Câmara Municipal conseguiu estabelecer um acordo com a Direcção Geral de Saúde de Beja do qual resultou a autorização para efectuar obras na velha Casa do Povo para a Banda se instalar, onde ainda hoje é a sua sede.

A Banda tem dignificado o Concelho de Odemira, em todo o país bem como no estrangeiro. Nos dois últimos anos a Banda efectuou um elevado número de actuações, sendo que no ano de 1999 contou com cerca de 20, nas quais se destaca a participação no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas da Sociedade Filarmónica União Arrentelense (Arrentela – Seixal). No ano de 2000 contou com cerca de 25 actuações das quais se destacou a participação no Festival de Bandas do Litoral Alentejano, festival que decorreu no Litoral Alentejano e que contou com a participação de todas as bandas da região, foi também uma experiência única a participação da Banda no Jubileu dos Músicos que se realizou no dia 14 de Outubro no Santuário de Fátima.

No ano de 2001 a Banda efectuou diversas actuações em Festas e Romarias no Concelho de Odemira, bem como para além do mesmo.

A nível instrumental as Banda Filarmónica de Odemira, conseguiram renovar o seu, contando com o apoio do Ministério da Cultura, nomeadamente no Programa de Apoio a Filarmónicas Alentejanas.

A Banda Filarmónica de Odemira organiza todos os anos um encontro de Bandas, no ano de 2001 decorreu a sua 4ª. Edição, integrada nas comemorações do 12º. Aniversário, evento este que contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Odemira.

É de salientar o entusiasmo dos jovens que integram esta Banda.

Actualmente a Escola de Música funciona aos sábados à tarde, entre as 15 e as 19 horas, na sede da Banda Filarmónica, sita do Edifício da Casa do Povo, em Odemira, e conta nas aulas de Música com cerca de 12 miúdos e jovens com idades variadas e os ensaios às 21.30 horas.

É maestro da Banda Filarmónica desde Abril de 2013 Daniel Batista.

Presidente: Luísa Guerreiro

Morada: Rua Sousa Prado - Edificio Casa do Povo 1º Andar